Dicas para evitar o desperdício dos alimentos

Dicas para evitar o desperdício dos alimentos

Conceição Trucom*

Quando se trata de saúde e alimentação, a desinformação e a prática de maus hábitos alimentares chegam a pesar mais do que o baixo poder aquisitivo. 

O Brasil joga no lixo bilhões de dólares. Só na agricultura, cerca de 30% de tudo que é produzido não chega à mesa do consumidor. Seja porque existem erros de trabalho e logística, seja pelas nefastas exigências do atravessador, distribuidor e consumidor.

Água, energia elétrica e gás, além de outros recursos, também são desperdiçados. É preciso que mudemos a nossa mentalidade, desde o produtor até a nossa casa, evitando o desperdício de alimentos que ocorre, na parte que a nós consumidores nos cabe, no armazenamento inadequado e no seu preparo.  

Aprender a comprar, ou seja, fazer uma seleção desses alimentos na hora da compra, já é um primeiro passo para evitar o desperdício.  No caso de frutas, legumes e hortaliças prefira sempre os da época, que são mais frescos, escolhendo os mais firmes, sem partes envelhecidas, manchadas, rachadas ou murchas. 

As pessoas desejam ter uma alimentação mais vegetariana, mas quando vão à feira ou a um mercado orgânico, muitas vezes não sabem o que fazer com produtos menos corriqueiros, nem com as folhas, raízes ou talos das hortaliças em sua forma natural, pois geralmente são aquelas partes removidas nos grandes supermercados. 

Se as pessoas começarem a OBSERVAR o que vira refeição e o que vai para o lixo, terão melhor noção do que há de desperdício e, pior que isso, de perda nutricional neste descarte diário. 

Certamente, é difícil ser criativo quando se chega tarde ou esgotado do trabalho, com pouco ou nenhum tempo para cozinhar, mas vamos a algumas dicas interessantes: 

1) Folhas de cenoura, aipo e erva-doce: pique-as, misture com folhas de salsa, cubos de tomate, raladinho de cenoura e, surge um saladão BEM sarado!

2) Talos de acelga ou couve: coloque para ralar ou picar no seu processador. Derrame num pirex, adicione suco fresco de limão + sal marinho a gosto e cruzinhe com as mãos, revolvendo e integrando tudo por uns 3 minutos. Finalize temperando com um fio de azeite extra virgem. 

3) Casca de frutas cítricas, principalmente as do limão: podem virar uma farinha rica em pectina e carotenos. Confira como aqui

4) Casca de melão: Corte a casca externa e use a parte mais crocante para substituir pepinos em saladas e sopas frias.

5) Restos de tomate: coloque uma peneira sobre uma tigela, salgue bem e recolha o suco vermelho para usar em gazpachos, molhos de salada ou molho de tomate vivo. 

6) Folhas de nabo, couve-flor e rabanete: use no preparo dos sucos verdes. 

7) Sementes de melancia: permita que façam parte do suco vivo como o de melancia com limão e hortelã. Depois é só coar numa panela furada de voil (PF1).

8) Talos de brócolis: corte e descasque a casca mais dura com um descascador de legumes, corte em tiras e tempere, misturando com as mãos com suco fresco de limão e sal marinho. 

9) Não jogue fora talos de agrião, pois eles contêm muitas vitaminas. Limpe-os, pique-os e faça como na dica acima. Depois tempere com cebola e/ou alho. Se quiser acrescente farinha de mandioca crua, resultará numa excelente e saborosa farofa.

10) Quando for usar somente uma parte do abacate, deixe a outra metade com caroço. Isso evita que estrague com rapidez.

11) Todas as folhas verde-escuro são ricas em ferro, por isso não deixe de aproveitá-las nos sucos e saladas... Pense em fermentá-las porque ficam macias e deliciosas! 

12) Folhas de nabo, rabanete e beterraba têm maior concentração de cálcio, fósforo e vitaminas A e C se comparadas à raiz, as quais estamos acostumados a comer.  Pique-as e sirva como salada, refogada ou em conserva. 

13) As folhas de cenoura são riquíssimas em vitamina A e devem ser aproveitadas para o preparo de sucos verdes ou picadinhas em saladas. O mesmo se pode dizer das folhas duras do salsão.

14) Para conservar a metade do limão que ainda não foi usada, coloque-a no pires com água, com a parte cortada para baixo, e leve-a à geladeira. Bem, use em até 8 horas, depois disso oxida mesmo...

15) A uva que sobra na geladeira por mais de 3 dias, poderá ser usada como suco, aproveitando todas as suas partes, que bem coado é um aliado poderoso contra várias enfermidades por ser desintoxicante e diurético. para tanto, use a panela furada 3. Aliás, sempre que possível, evite bater os alimentos frescos no liquidificador: use as panelas furadas ou simplesmente amasse-os com um garfo.

16) Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho em água fria ou gelada por uns 15 minutos e ele ficará mais rijo.

17) Use o leite de linhaça germinada para dar liga nos seus preparos de massas, geléias, bolinhos, hamburguinhos, etc.

18) Use este mesmo leite de linhaça, mantido por até 24 horas na geladeira, para tratar problemas de pele como queimaduras, ressecamento, manchas e falta de viço. Cosmética natural sabe? Vale passar no corpo todo, deixar agir por uns 20 minutos e depois tomar um banho frio ou morninho. Isto vale para todas as idades!

19) Coloque as bananas que estão bem maduras para assar no sol. Elimine as partes muito danificadas e depois corte em rodelas de 1 cm de altura. Arrume num pirex uma ao lado da outra e leve ao sol forte da manhã. Depois de uns 20-30 minutos elas já ficam douradas e assadas de um lado. Vire para assar do outro lado por mais uns 20-30 minutos. Coloque numa tigela com tampa e leve à geladeira. Sirva como sobremesa no almoço ou jantar.

20) Não jogue as carcaças dos limões espremidos fora. Voce pode fazer a farinha como na dica 3, mas pode usá-las para tirar cheiro das mãos, axilas, pés. Ou esfregar no couro cabeludo uns 20 minutos antes de lavar os cabelos. Ele irá tratar problemas de caspa, quedas e oleosidade excessiva.


 

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* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

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