Calorias - informação vazia

Calorias - informação vazia

Andréia Moura *

Emagrecer é um processo complexo, que vai muito além do controle da ingestão de calorias. Ademais, o valor calórico é somente um ponto a ser observado em uma alimentação saudável, que vise o bem estar do indivíduo como um todo.  

A informação calórica em si é vazia de dados 'qualitativos' mesmo quando o valor calórico é semelhante em valores numéricos.

Um exemplo que gosto muito de citar, é a comparação entre os nutrientes da banana e os compostos do refrigerante diet. Não há como equiparar esses dois produtos em termos de benefícios, mesmo que uma banana tenha cerca de 100 calorias e o refrigerante diet, quase zero.

Veja no resumo baixo sobre as ações dos nutrientes da banana e dos compostos do refrigerante diet no organismo:

Sistema nervoso central

Banana: fonte de “triptofano”, aminoácido precursor do hormônio serotonina, relacionado à sensação de felicidade e bem-estar, utilizado no tratamento da depressão. Uma alimentação rica em frutas, além de verduras e legumes está associada a menor risco de Acidente Vascular Encefálico (derrame).

Fonte de vitamina B6, cuja deficiência pode causar depressão. É utilizada no tratamento da TPM (Tensão Pré Menstrual). Importante para o desenvolvimento do sistema nervoso central e função cognitiva.

Refrigerante diet: contém corantes, conservantes e acidulantes que estão associados a alergias, hiperatividade, déficit de atenção, irritabilidade e falta de concentração. Devido à presença de aspartame (tipo de adoçante) pode provocar dor de cabeça.


 Sistema respiratório

Banana: uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras está associada à baixa incidência de doenças, entre elas as doenças pulmonares crônicas e obstrutivas, incluindo a asma e a bronquite.

Refrigerante diet: corantes, conservantes e acidulantes estão relacionados a maior risco de asma e bronquite e alergias respiratórias.


Sistema cardiovascular

Banana: a vitamina B6, juntamente com as vitaminas B9 e B12, previne doenças cardiovasculares. Fonte de potássio e magnésio, que auxiliam no controle da pressão arterial.

Refrigerante diet: contém quantidade excessiva de sódio, o que pode provocar hipertensão e outros problemas cardiovasculares.


Estômago

Banana: rica fonte de fibras, cujo consumo adequado pode prevenir gastrite e úlcera.

Refrigerante diet: corantes, conservantes e acidulantes estão relacionados a problemas gástricos.


Intestinos

Banana: fonte de fibras, prebióticos e substâncias que melhoram o funcionamento intestinal e previnem câncer de cólon e mamas.

Refrigerante diet: contém corantes, conservantes, acidulantes, ácido fosfórico e cafeína (no caso das colas) que são irritantes da mucosa intestinal.


Ossos

Banana: fonte de magnésio, mineral importante para a absorção de cálcio que fortalece os ossos.

Refrigerante diet: cafeína, ácido fosfórico e excesso de sódio aumentam o risco de fraturas ósseas.


Sistema renal

Banana: o magnésio que possui efeito inibidor na formação de cálculos renais.

Refrigerante diet: quantidades excessivas de sódio aumentam o risco de cálculos renais.  O risco é aumentado se possuir o adoçante sorbitol. Se possuir adoçante “sacarina”, pode aumentar o risco de câncer na bexiga.


Risco de câncer

Banana: o consumo adequado de frutas, bem como de verduras e legumes está associado à diminuição do risco de vários tipos de câncer (boca, esôfago, pulmão, estômago, cólon, reto, pâncreas, mama e bexiga).

Refrigerante diet: foi encontrado benzeno em algumas marcas de refrigerantes. É uma substância altamente carcinogênica, constituinte do petróleo, utilizada como matéria prima nas indústrias químicas, encontrada na gasolina e na fumaça do cigarro. Adicionalmente, os aditivos em geral, estão relacionados a aumento do risco de câncer no aparelho digestório. O adoçante ciclamato está relacionado a certos tipos de câncer, e por esse motivo, foi proibido nos EUA.


Saúde é uma questão que vai muito além de teor calórico dos alimentos, do quanto podem ou não engordar. Pense no que eles podem trazer a você em termos nutricionais, de construção de saúde e harmonia metabíloca.

Você emagrecerá com mais facilidade e efetivamente, se o objetivo não for pura e simplesmente a perda de peso, e sim, a vitalidade, prevenção de doenças e manutenção e integridade do seu organismo.

Assim como a banana, todas as frutas são ricas em compostos bioativos capazes de fazer muito pela sua saúde. Uma oferta da natureza, só estão esperando uma oportunidade de fazerem parte da sua alimentação diária.

Alemente-se com o que é realmente nutritivo e a perda de peso será apenas uma das inúmeras conseqüências!

Andréia Moura é nutricionista - CRN: 31221

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Referências: 

ANJO, D. L. C. Alimentos funcionais em angiologia e cirurgia vascular. Jornal Vascular Brasileiro. v. 3, n. 2, p. 145- 154, 2004. 

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: Promovendo a alimentação saudável. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Brasília, 2006.

CARMEN, R. et al. Comportamento do Magnésio Urinário em Pacientes Com Litíase Renal. J Bras Nefrol.,v. XXVII, n. 3, 2005. 

FERREIRA DA COSTA, M. A.; BARROZO DA COSTA, M. F. Benzeno: uma questão de saúde pública. INCI, v.27, n.4, p.201-204, abr. 2002. 

GARCIA-CONTRERAS, F. et al. Cola beverage consumption induces bone mineralization reduction in ovariectomized rats. Arch Med Res, v. 31, n. 4, p. 360-365, 2000. 

GUERREO- ROMERO, F.; RODRIGUEZ-MORAN M.; REYES E. Consumption of soft drinks with phosphoric acid as a risk factor for the development of hypocalcemia in postmenopausal womem. J Clin Epidemiol, v.52, p. 1007-1010, 1999. 

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WYSHAK, G. Teenaged girls, carbonated beverage consumption, and bone fractures. Arch Pediatr Adolesc Med., v. 154, n. 6, p. 610-613, 2000. 

WYSHAK, G. & FRISCH, R.E. Carbonated beverages, dietary calcium, the dietary clacium/phosphorus ratio, and bone fractures in girls and boys. J Adolesc Helath, v. 15, n. 3, p. 426-430, 1994.


 

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