Flor dos Hibiscus

Flor dos Hibiscus

Conceição Trucom*

Nome científico: Hibiscus sabdariffa L. Popularmente chamada de vinagreira, caruru-azedo ou quiabo-roxo, é um arbusto semi-lenhoso, bianual ou perene, ereto ou ramificado conforme a condução. Trata-se de uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) e todas as suas partes podem ser usadas para consumo humano. Com origem controversa, África ou Ásia, pode chegar aos 3 metros de altura.

É cultivada comercialmente, devido às suas propriedades medicinais, mas também tem seus usos ornamental, têxtil e culinário.

Apesar da África ser o maior produtor, o maior exportador é a Alemanha, que agrega valor aos cálices importados da África.

Seus princípios ativos

São o ácido ascóbico (vitamina C), ácido cítrico, ácido málico, ácido hibisco, ácido oxálico e oxalato de potássio, antocianinas, delfinidinas e flavonóides como gossipetina, hibiscina, hibiscetina.

Como usar?

A infusão pode ser feita com qualquer parte da planta, mas o melhor sabor está nos cálices das flores, quando se prepara o famoso chá de hibiscus ou suchás.

Os cálices florais podem ser utilizados também no preparo de picles, geléias e molhos.

E, os grandes chefs, os têm usado também no preparo de saladas cruas ou cozidas, acompanhando pratos exóticos.

Sua produção e uso alimentar-terapêutico

Entre o plantio e a colheita são 6 meses. Um arbusto que alcança até 2 metros de altura. Dá apenas uma floração por planta, que portanto precisa ser replantada anualmente.

Este hibisco, embora da mesma família, não tem nada que ver com os hibiscos decorativos que vemos em jardins e paisagismos.

Propriedades Medicinais

Tem sido confirmadas suas ações como albuminóide, anestésica, aromatizante, antiescorbútica, aperiente, corante, digestiva, desintoxicante (laxante suave), diurética, vasodilatadora periférica, estomática, emoliente.

Principais Indicações

Dieta de emagrecimento, fortalecimento dos cabelos, anti-escorbútica, espasmo gastrintestinal, constipação intestinal, hemorróidas, espasmo e cólica uterina, má digestão, gastrenterite, falta de apetite, hipertensão (diurética), problemas de pele e varizes e calmante.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine