Vantagens dos sucos desintoxicantes

Vantagens dos sucos desintoxicantes

Conceição Trucom *

Vantagens do consumo diário de sucos verdadeiramente desintoxicantes, ou seja, bem formulados:

  • Melhora o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão, porque ajuda na desintoxicação do sangue;
  • Aumenta a capacidade de purificação do sangue;
  • Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos;
  • Ajuda na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez;
  • Aumenta a resistência a gripes e resfriados, por ativar as defesas imunológicas;
  • Aumenta o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação e todas as doenças advindas deste problema;
  • Ajuda na absorção e posterior eliminação das toxinas;
  • Auxilia e promove melhores condições de nutrição e reposição celular;
  • Permite que os alimentos promovam sua rápida ação terapêutica específica;
  • Ajuda nas práticas meditativas;
  • Rejuvenesce.

Posso misturar frutas com hortaliças e legumes?

Não existe base científica comprovada para a teoria da combinação dos alimentos. Existem algumas literaturas que afirmam ser prejudicial à saúde misturar: frutas com hortaliças, amidos com proteínas e frutas com proteínas. Outras contradizem.

O que acredito é que essa teoria da proibição nasceu recentemente porque existem uma pandemia de pessoas com problemas digestivos, alergia múltipla a alimentos ou fadiga crônica, que conseguem alguns benefícios físicos e de cura ao seguirem esta orientação. Mas não seria um excesso de intoxicação por anos de maus hábitos que desencadeou esta série de dificuldades? Seria exatamente esta mistura a causa destas anomalias?

Se você não sofre de sintomas adversos, como gases, dores de estômago ou inchaços, a combinação sensata desses alimentos será perfeitamente viável. Ver link abaixo.

Experimente suas receitas e deixe o seu paladar lhe guiar. Você já ouviu falar ou sentiu a fome instintiva (orgânica)? Ela acontece muito quando o corpo vai desintoxicando-se e voltando a uma condição natural de linguagem lúcida e rápida com o dono do corpo.

No liquidificador ou na centrífuga?

Sempre afirmo: o dia que saúde for direito somente dos que têm poder aquisitivo, desisto!

Qualquer pessoa pode ter um liquidificador, já centrífuga...é proibitiva para muitos né?

Mas, a pergunta pode ser: separo as fibras ou não? Entro em contato com os alimentos sensorialmente ou não?

As fibras são essenciais à saúde. Elas não são nutrientes, mas a sua presença no percurso digestivo e excretor é fundamental. Elas equilibram os tempos digestivos, elas dão saciedade, ajudam na liberação gradual da glicose no sangue, ajudam na absorção/adsorção das toxinas, dão volume e fluidez fecal, e finalmente evitam a constipação e o câncer cólon-reto.

O suco no liquidificador, sem coar ou coado na panela furada 2 é mais indicado para quem:

a) apresenta problema agudo ou crônico de intestino preso;

b) deseja prevenir ou tratar um câncer cólon-retal;

c) deseja acelerar a limpeza do sangue ou

d) pratica uma medicina preventiva.

Porém ao coar o suco preparado no liquidificador na panela furada 1 ou na centrífuga, teremos um suco com baixo teor de fibras. Neste caso, todo o consumo de energia digestiva é evitado ao máximo.

O suco na centrífuga (ou coado na PF1) é mais indicado para quem:

a) está gravemente doente e não tem tempo a perder e

b) deseja fortalecer rapidamente seu sistema imunológico.

E, temos um problema: quando uso sementes germinadas, elas não podem ser colocadas na centrífuga, somente no liquidificador. Daí, pode não ser prático sujar 2 eletrodomésticos.

Uma sugestão para quem não se importa e quer usar sua centrífuga é: na centrífuga vão as raízes, os cítricos e as folhas mais duras. No liquidificador as frutas, as sementes, os brotos e as folhas macias. Desta forma torna-se possível integrar as vantagens destes dois processos de preparo.

Instruções & Recomendações

Prepare os sucos em casa usando frutas, brotos, sementes germinadas, hortaliças, raízes (tubérculos) e legumes frescos, crus e preferentemente orgânicos.

Não compre grandes quantidades destes alimentos para que sejam consumidos frescos.

Nossos instrumentos de preparo serão o liquidificador, as panelas furadas e opcionalmente a centrífuga. Portanto nada de mantê-los guardado no armário. De hoje em diante o lugar deles é na bancada.

Tome o suco imediatamente após o seu preparo e não guarde sobras na geladeira nem congele. Uma vez preparados eles começam a se oxidar e perder seus valores nutricionais mais importantes.

Tome o suco ao natural, ou seja, sem adoçar. Caso extremamente necessário opte pelo uso de frutas secas como a ameixa ou uva passa. Repito: Aproveite para apreciar melhor o sabor dos alimentos "in natura" e começar a reduzir suas necessidades de ingerir açúcar em excesso.

Leia também: Combinação de Alimentos - Parte 1


 

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* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

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