Alimentação Desintoxicante e as Emoções

Alimentação Desintoxicante e as Emoções

Conceição Trucom *

Sabemos que o elemento água está diretamente ligado às emoções.

Assim como não devemos bloquear o curso de um rio, não devemos bloquear nossas emoções, mas sim fazer com que elas fluam harmoniosamente para algum lugar seguro, pacífico. Algum lugar que possa ser transformadas em um sentir verdadeiro: um sentimento.

Portanto, sucos, água, chás e sopas desintoxicantes, em consumo diário poderão interferir na alquimia das emoções e sentimentos. Leia mais em Água – o elo da vida e da Paz Mundial.

Banhos de mar, rio ou cachoeira e até sauna, pelo menos 1 vez/mês, também são importantes para quem está nesta busca ou caminho. Pensando nisso, o que acontece, com águas paradas? O que acontece quando bloqueamos nossas emoções?

Quando não estamos bem, por qualquer motivo, sentimos uma pressão no peito, uma sombra escura e somos arrastados por medos, depressões, desesperanças, ansiedades. Busca-se a felicidade, mas, ela é sempre temporária, fugaz e não permanece.

As crises pessoais ocorrem quando percebemos a inutilidade de um velho padrão, mas continuamos insistentemente apegados a ele, porque nos é mais seguro e familiar: zonas de conforto.

Para poder atravessar as águas das emoções que acompanham as inevitáveis demandas da vida que clamam por transformações, e o crescimento que advém das crises pessoais, precisamos de algo verdadeiro, simples, eficiente.

Precisamos estar conscientes que na medida da expansão da consciência, velhas estruturas tendem a desmoronar. As zonas de conforto, apesar do medo, vão deixar de existir (porque existe amor emanando). E o modo antigo, mesmo sob estresse e ansiedade precisa ser transformado com otimismo e bom astral. É hora de crescer, de renascer, de começar de novo, de enfrentar e degustar o novo.

A raiva é a lembrança da dor passada e re-visitada. A irritação produz uma substância que se espalha vagarosamente pelo nosso sistema nervoso, interrompe canais elétricos, contamina a aura e finalmente emburrece. O medo é o antônimo do amor, a dor da lembrança projetada no futuro.

Vivemos num mundo com um fluxo invisível de emoções e desequilíbrios. Na maioria das vezes não temos a menor consciência ou controle das nossas emoções, dos nossos ralos energéticos, dos nossos pensamentos. E, para complicar, às vezes somos inundados pelas ondas das experiências traumáticas vividas no passado, quem sabe, em outras vidas.

Não há como evitar as emoções ou sentimentos desagradáveis, somos humanos. Mas há como passar por eles e aprender com suas lições. Negar ou evitá-las somente as intensificam. Elas crescem e se tornam maiores, nos engolem. Aceitar, é reafirmar que estamos prontos para acompanhar e transpor, transformá-las em algo mais consciente, lapidado, em sentimento, de tal forma que possamos aprender e crescer na jornada. SENTIR superação, sentir-se maior.

Estava ouvindo hoje uma palestra do Flávio Gikovate, um psiquiatra de renome, e ele dizia que não é correto fazer uso indiscriminado (sem indicação específica por um profissional) de drogas para amortizar a dor e o medo do crescimento.

O medo do novo, do incerto, do mudar e crescer, embora negado, sempre está presente na alma humana. E é legítimo, é humano. Mas ele não pode ser paralisante. Ao contrário, inspira cuidados e preparo sábio para o próximo movimento.

O medo afeta principalmente a partes do corpo descritas abaixo. Portanto, não as deixem rígidas ou sem mobilização energética.

A nuca: neutralizando emoções e impedindo que as informações cheguem com clareza ao cérebro, processador das mensagens conscientes e arquivo do inconsciente. Energias ficam retidas no pescoço e nos ombros, que é a parte mais reptiliana do ser humano. Providências: alongamento, alongamento, alongamento e massagens. Passear e relaxar.

O Plexo Solar: se a natureza emocional está em níveis mais densos, a energia se acumula no plexo solar diminuindo a vitalidade e a imunidade do corpo. Todo o sistema digestor e excretor fica comprometido. Ou seja, os líquidos corporais não fluem. Providências: Alimentação leve e saudável, hidratação, sucos e chás desintoxicantes e atividade física para acelerar o metabolismo da digestão.

As inteligências e a criatividade: o medo é uma emoção que exerce grande controle vital, limitando a ação, a visão e as idéias. Providências: ginástica cerebral, terapia do riso, pintar, dançar, fazer e beber arte.

No “Livro dos milagres”, Jesus afirma: "O que não é amor é medo, e NADA MAIS."

Através de um chamado interior a pessoa vive um confronto existencial que a força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação. Reforçando a coragem e a determinação, o praticante de meditação, observador de sua respiração e desintoxicação diária, expande a sua consciência, podendo realizar transformações de profundas proporções na sua vida.

Só você pode transformar a sua vida. O poder de decisão é pessoal e intransferível. A meditação pode mostrar como abrir canais para que você descubra quais são as transformações necessárias ao seu Ser, para caminhar na beleza do caminho do seu coração e tocar em suas verdades e valores internos conscientemente.

Um dos maiores poderes guardados é o poder do sentimento-pensamento. Nós podemos criar aquilo que sentimos afetivo pensar. Pensando com devoção, cria-se uma forma pensamento que é passada para o Universo. Pensando em agradecer, partículas de forma pensamento rapidamente viajam grandes distâncias e mais e mais presentes serão percebidos.

Infelizmente, vibrações negativas como a inveja e ódio, atraem e materializam-se rápido, porque são emoções muito densas. Por isso, sentimentos (emoções purificadas, sutilizadas) podem ser impregnados de desejos de paz e beleza, acompanhados de sinceridade e amor pelo que se pensa, irradia.

E estes desejos de paz, serenidade e beleza devem começar por você. Devem transbordar de você e contagiar você e todos a sua volta. Esta é a única forma que conheço de transformar o outro. Dizem que orar é falar com Deus. O sentimento-pensamento é uma prece. Libera energias, propósitos, determinações. Devemos ser porteiros de nossos pensamentos e só deixar que fiquem aqueles que nos elevam. Se você é consciente disso, deve ser muito cuidadoso na hora de lapidar, purificar suas emoções.

Amor, fé, honra, paciência, sabedoria, poder etc., são os melhores antídotos para a ansiedade.

Mas para transformar nossas emoções precisamos ajudar nossos corpos, densos de toxinas, memórias (âncoras) e crenças. Tudo deve começar pela desintoxicação de nossos corpos (Alimentação Desintoxicante), pulmões (Respiração) e mente (Meditação). Mas saiba que todos estes recursos se integram e potencializam todo o movimento de se autoconhecer, aprender e crescer.

Uma outra forma efetiva de materializarmos nossos pensamentos é através da imagem, da IMAGEM em AÇÃO - Imaginação. Ao imaginar estaremos vivenciando a situação desejada com maior intensidade.

Vamos a um exercício bem concreto para nos livrar de desordens mentais indesejáveis:

Passo 1 - Compre um caderninho e anote todos os pensamentos negativos que faz de si mesmo no período de 7 dias. TODOS! Por exemplo: Eu sou muito esquecido - Não consigo me concentrar - Tudo dá errado comigo - Nunca dá certo - As pessoas não me entendem - Não consigo fazer.... Estou mal , etc.

Nessa primeira semana você terá uma idéia da crença que fez sobre si mesmo. Aqueles pensamentos que entram uma única vez, não serão tão importantes nesse momento, mas naqueles que se repetem, você deverá prestar atenção.

Passo 2 - Na segunda semana, separe aqueles pensamentos negativos mais constantes, e monte afirmações contrárias e positivas do tipo: Minha memória está cada vez melhor - Consigo me concentrar para realizar esta tarefa - O Universo me inspira para fazer as coisas certas para os meus propósitos - As pessoas me compreendem - Faço tudo aquilo que precisa ser feito - Cada dia que passa vou melhor, etc.

Repita durante a semana várias vezes essas afirmações positivas.

Passo 3 - Na terceira semana, faça novamente a coleta de pensamentos negativos e veja se algo já foi alterado.

E siga fazendo. São necessários um mínimo de 21 dias consecutivos de trabalho intenso para começar a alterar o disco rígido. Padrões mentais precisam de tempo para serem alterados. Afinal foram anos de perpetuação.

Mas não esqueçam o corpo físico - nosso templo, nossa casa - precisa estar sendo alimentado de: água, atividade física, alimentos leves como os da alimentação desintoxicante, ou seja, precisa estar deixando sair o velho, para dar espaço ao novo.

Leia também: Os sentimentos e as emoções


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine