Beber mais água está associado com inúmeros benefícios a saúde

Para aqueles que desejam controlar seu peso ou reduzir sua ingestão de açúcar, sódio e gordura saturada, a água pode ser a recomendação do seu médico. 

Universidade de Illinois em Urbana-Champaign *
Em 1 de março de 2016
Tradução espacial para Doce Limão: Fernando Trucco ** 

Um novo estudo que examinou os hábitos dietéticos de mais de 18.300 adultos dos EUA encontrou que a maioria das pessoas que aumentaram seu consumo da água em 1%, reduziram sua ingesta calórica diária total, bem como o consumo de gordura saturada, açúcar e sódio.

De acordo com um estudo do Professor Ruopeng An da Universidade de Illinois, as pessoas que aumentaram seu consumo de água em 1, 2 ou 3 xícaras/dia diminuíram sua ingestão energética total entre 68 e 205 calorias/dia, e de sódio entre 78 e 235 mg/dia. Também diminuíram entre 5 e 18 g/dia o consumo de açúcar e entre 7 e 21 mg/dia o consumo de colesterol.

"O impacto da ingestão de água potável na dieta foi igualmente importante, mesmo com os resultados corrigidos por raça/etnia, educação, níveis de renda e peso corporal", disse o Professor An.

"Este achado indica que pode ser suficiente projetar e promover campanhas de educação nutricionais universais para o consumo de água potável comum em substituição das bebidas com calorias em diversos subgrupos da população, sem ter uma preocupação especial sobre a mensagem e personalização da estratégia.

A partir de um estudo estatístico realizado pelo National Center for Health Statistics, o professor Ruopen An calculou a quantidade de água pura que cada pessoa consumiu como uma porcentagem de sua ingestão diária de água nos alimentos e de bebidas combinadas.

Bebidas como chá preto sem açúcar, chá de ervas e café, não foram contadas como fontes de água pura, mas seu teor de água foi incluído nos cálculos do consumo total de água da dieta dos participantes.

Os resultados forneceram as seguintes conclusões:

- Em média, os participantes consumiram cerca de 4,2 xícaras de água pura/dia, representando pouco mais de 30% da ingestão total de água na dieta.

- A ingestão média de calorias dos participantes foi de 2.157 calorias, incluindo 125 calorias de bebidas açucaradas e 432 calorias de alimentos discricionários, que são alimentos de baixa valor nutritivo e densos em calorias, como sobremesas, doces e misturas de lanches que adicionam variedade mas não são necessários para uma dieta saudável.

- Um pequeno mas estatisticamente significativo aumento de 1% no consumo diário de água dos participantes foi associado com uma diminuição de 8,6 calorias na ingestão diária de energia.

- A mesma diminuição foi associada para pequenas reduções na ingestão de bebidas açucaradas e alimentos discricionários junto com o consumo de gordura, açúcar, sódio e colesterol.

- Foi constatado que as diminuições foram maiores entre os homens jovens e adultos de meia-idade, sendo sugerido que isto poderia ser associado com os grupos de maior ingestão diária de calorias.

(*) University of Illinois at Urbana-Champaign. "Drinking more water associated with numerous dietary benefits, study finds." ScienceDaily, 1 March 2016.

(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine