Binômio: Sono & Refeição Matinal

Binômio: Sono & Refeição Matinal

Conceição Trucom *

Inicio este texto com uma mudança de condicionamento verbal: vamos falar de Refeição Matinal no lugar de Café da Manhã. É diferente certo?

A primeira expressão nos faz pensar em primeira alimentação do dia. A segunda nos faz pensar e desejar CAFÉ acima de qualquer outro alimento...

O café pode até estar presente nesta primeira refeição, mas ele JAMAIS será o principal, até porque não o considero um alimento, mas um estimulante matinal. Ou seja, estamos nos distanciando da nutrição...

Bem, o organismo humano tem seu ritmo metabólico, que não podemos alterar. É como lei universal, no caso: A Fisiologia do Homem. Quando ela atua, não importa se resido na Austrália, França ou Brasil, meu organismo tem horários, muito precisos - em função do sol - para seu funcionamento saudável.

Por exemplo: qual o melhor horário de dormir? Se você o respeitar, a resposta saudável do seu organismo será agradecer por tamanha cumplicidade. Um bom termômetro será sua demanda nutricional ao despertar: a Refeição Matinal. Uma vontade de começar bem o dia!

Caso contrário, seus neurônios (cérebro), órgãos e sistemas vão estar bem chateados, intoxicados e, cedo ou tarde, vão reclamar.

Uma dica: Perceba suas fomes e sedes ao despertar!!! São sanas ou in-sanas?

O relógio biológico

Das 21 às 23:00 horas: horário em que o organismo realiza atividades de eliminação (desintoxicação, limpeza ou purificação) de todas as substâncias desnecessários e tóxicos. Sejam elas consumidas ou geradas pelo próprio metabolismo interno. Como ocorre? Através dos órgãos e sistemas excretores, entre eles o sistema linfático.

Neste horário é ideal estar num estado de relaxamento, escutando música suave, meditando, tomando um banho, massagem, conversando sobre os fatos do dia, escrevendo, são bons exemplos.

Das 23 à 01:00 hora: quando o organismo realiza a desintoxicação da vesícula biliar, e idealmente deve acontecer num estado de sono profundo.

Das 24 às 4:00 horas: horário quando a medula óssea está produzindo sangue, hemoderivados. Para um sistema imune fortalecido é fundamental estar dormindo neste horário: dormir bem e não deitar muito tarde. 

Da 1:00 às 03:00 horas: momento da desintoxicação do fígado, que deve acontecer também em estado de sono profundo.

Das 3:00 às 05:00 horas: quando ocorre a desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.

Das 5:00 às 07:00 horas: quando é facilitada a desintoxicação do cólon (intestino grosso). É o horário de ir ao troninho para esvaziar o intestino, ou seja, não adie esta ida matinal ao banheiro. Para aqueles que perderam esta conexão, procure resgatar este ritmo. Uma dica: acorde mais cedo, antes do agito, e antes de se levantar, massageie e converse com seu abdomem. Se necessário, use um óleo de massagem desintoxicante. Depois, tome um copo de água (ideal Solarizada) e sente no trono. Bata um papo com seus intestinos e liberte-o para 'desapegar', deixar sair...

Este é também o horário ideal para exercitar a bexiga, eliminando todos os resíduos filtrados pelos rins ao longo de toda a noite.

Das 7:00 às 09:00 horas: se dá início o processo de absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para realizar a Refeição Matinal. E, no caso de estar doente ou em convalescença, a Refeição Matinal deve ser realizada mais cedo, antes das 6:30 horas. Hora EXCELENTE para tomar os sucos desintoxicantes, sucos verdes, suco de luz do sol...

É importante lembrar que todos os processos de desintoxicação que aconteceram neste período da noite (sono), envolvem a presença de muita água. Seja via vapores pela desintoxicação via pulmões e peles, seja via desintoxicação do sistema hepático, renal e intestinos. Portanto, beber EM JEJUM, líquidos SANOS, ricos em nutrientes, energias (telúrica, cósmica e solar) e água estruturada, será 'A cumplicidade' perfeita da sua saúde DIÁRIA. Se você não tiver condições de preparar um suco desintoxicante, beba um copo de água Solarizada (com gotas de limão). Não é o ideal, porque não é nutricional, mas será muito bem acolhida pelo organismo...

Na sequência dos sucos em jejum, a Refeição Matinal será realizada uns 30 minutos depois, das 7 às 7:30 horas, benéfica para todos que desejam praticar uma alimentação saudável, a medicina preventiva. 

Os que não têm por hábito realizar a Refeição Matinal devem buscar mudar este mau hábito, talvez adiando para entre 9 e 10 horas, que é menos prejudicial do que ficar toda a manhã sem se alimentar. Uma dica seria tomar um pequeno suco desintoxicante ao acordar (50 - 100 ml), em jejum e; realizar a Refeição Matinal às 9-10 horas. 

Se alimentar tarde, dormir tarde e despertar tarde irá interromper todo este processo vital e natural da desintoxicação do organismo. Um círculo vicioso se forma: dormir mau gera mais toxinas, reduz a capacidade do organismo se desintoxicar, que gera problemas com o sono e assimilação nutricional. 

Hábitos que prejudicam a saúde dos CÉREBROS (leia: O Segundo Cérebro)

Hábitos nocivos que matam neurônios cerebrais e grastrontestinais, microbiota e geram ambientes adversos à saúde dos cérebros:

1. Não realizar a Refeição Matinal. Não beber líquidos saudáveis...

A pessoa que não se alimenta pela manhã tem baixo nível de açúcar no sangue. Isto gera uma quantidade insuficiente de nutrientes no cérebro, facilitando sua degeneração.

E, pela manhã há uma necessidade de hidratação para acertar a densidade de todos os líquidos corporais, que foram alterados pela desintoxicação noturna. Em consequência: baixa produtividade, equilíbrio psico-emocional e otimismo.

2. Comer demais 

Excesso de glicemia no cérebro, dificuldades digestivas, excesso de energia desviada para o sistema gastrointestinal, causando também baixa capacidade mental.

3. Fumar 

Reduz capacidade respiratória, oxigenação, irrigação facilitando doenças degenerativas como a de Alzheimer. 

4. Consumir altas quantidades de açúcar 

O alto consumo de açúcar desencadeia processos corrosivos e destrutivos em todo o organismo, mas no cérebro e intestino delgado irá interromper a absorção de proteínas e outros nutrientes causando má nutrição, picos glicêmicos que desnorteiam e interferem no funcionamento e desenvolvimento do cérebro.

5. Respirar inadequadamente e pior ainda, em ambientes onde há contaminação do ar 

O cérebro é o maior consumidor de oxigênio do corpo humano. Inalar ar contaminado diminui a sua oxigenação provocando uma diminuição instantânea da eficiência cerebral.

6. Pouco sono, ou seja: Durma Bem - Acorde a 1000 

O dormir permite ao cérebro descansar, repor neurônios, sedimentar registros do dia anterior, recarregar baterias. A falta de sono por períodos prolongados acelera a perda de células do cérebro.

7. Dormir com a cabeça coberta 

Haverá aumento da concentração de dióxido de carbono, que diminui a taxa de oxigênio, que se for um hábito continuado, irá causar efeitos adversos no cérebro.

8. Fazer o cérebro trabalhar quando estamos doentes 

Trabalhar e estudar quando doente ou em convalescença, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, o prejudica. Na verdade, será entendido como um estresse metabólico. Uma dica: pratique o ócio criativo, o que nos leva para a próxima dica.

9. Falta de estimulação 

Saber e não fazer é o mesmo que não saber. Saia da zona de conforto, da alienação, da proscrastinação. Da indolência, do papel de vítima. Pensar, estudar, aprender, praticar são a melhor maneira de estimular o cérebro. Não fazer, não aventurar, não praticar atividades físicas, provoca ao longo da vida uma atrofia do cérebro, portanto da capacidade de viver e crescer.

10. Lembre de alimentar seu cérebro

11. Cuide do seu fígado e todo o sistema gastrointestinal. Portanto, EVITE:

Dormir tarde e despertar tarde

Não urinar pela manhã

Comer demasiado. Aliás, um segredo da logenvidade é se alimentar bem, ou seja, busque qualidade e não quantidade.

Pular a Refeição Matinal

Consumir drogas e muitos medicamentos

Consumir conservantes, corantes, adoçantes artificiais

Consumir frituras. Não consuma alimentos fritos quando cansado ou doente pois será um tiro nos pés!

Consumir alimentos refinados, congelados ou demasiado cozidos: sobrecarregam o fígado (sistema hepático).

Finalmente

Aumente o consumo de vegetais, que devem ser consumidos idealmente crus ou pouco cozidos (levemente no vapor). E, busque sempre integrar em todas as refeições 1 porção (1 mão) de semente germinada. Os cérebros agradecem!

Siga estes conselhos sem que signifique um sacrifício, mas um hábito cotidiano e prazeroso de saúde.

Afinal, manter bons hábitos de alimentação e atividade física, além de disposição para aprender - e praticar - o NOVO é muito positivo para os cérebros. Nesta jornada haverá um equilíbrio perfeito entre NUTRIÇÃO & DESINTOXICAÇÃO.

Não deixe de ler: Receitas Refeição Matinal


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Cadê o leite que estava aqui?

Conheça o curso online

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine