Leites de Sementes - Parte 2

Leites de Sementes - Parte 2

Conceição Trucom *

Leites da  Mãe Terra - Leites vegetais – Leites de sementes

Primeiramente, não basta anunciar aos 4 cantos do mundo que o leite de vaca  (e todos os de origem animal) e os laticínios fazem mal e são inadequados ao consumo humano**. Para sermos construtivos, de bem-com-a-vida, é fundamental falarmos também das opções naturais e saudáveis que substituem este enraizado mito e mau hábito alimentar.

Então, inicialmente vamos entender o que substitui o que:

  1. O leite materno até os 6 meses de idade NÃO tem substitutos.
  2. Leite de vaca e outros de origem animal pela manhã: substituir por suco verde ou Suco de luz do sol. Ou seja, aquela tradicional bebida branquinha que é o leite de origem animal, será nutricionalmente substituída por sucos verdinhos contendo Cálcio e Magnésio, frutas, folhas verdes, BROTOS e sementes germinadas conforme receitas sugeridas a seguir.
  3. Lanches lácteos no meio da manhã, de tarde ou ao deitar: substituir por leites e vitaminas de sementes germinadas batidos com frutas e ervas macias.

Pesquisa realizada por mim em mesa radiônica revelou:

- O Suco de Luz do Sol substitui o leite materno (após 6 meses) em cerca de 75%.
- As vitaminas de sementes oleaginosas germinadas batidas com água de coco e frutas da estação substituem o leite materno (após 6 meses) em cerca de 90%. 

É de manhã... vem o sol...

Leites de Sementes

A princípio, a regra seria não misturar leites obtidos a partir de cereais com frutas, pois o açúcar complexo dos cereais leva mais tempo para ser digerido que o açúcar simples das frutas, podendo causar algum atraso digestivo e gases.

Em princípio os leites de cereais são extratos ricos em amido e féculas, pobres em proteínas e gorduras.
Considere a opção de usar os cereais após os 3 ciclos de fermentação e obtenção do REJUVELAC. Daí serão obtidos leites fermentados, ricos em enzimas e probióticos (lipoproteicos) e podemos chamar de YAKULTS.

Porém, ainda assim, esta mistura é mais digesta e saudável se comparada aos males digestivos e intoxicantes ocasionados pelo leite de vaca e seus derivados. Então, no início desta prática não se preocupe muito; pois no futuro, quando já estiver 50% crudívoro, ou 80% de sua alimentação for baseada em vegetais, o próprio organismo, naturalmente, irá evitar este tipo de combinação.

Vantagens dos leites de sementes: ecológico – integral – fresco – cru – biodiverso e apresenta menor chance de causar alergias (aliás é uma opção para as pessoas alérgicas aos leites de origem animal) - ativa a capacidade de concentração, a memória e a disposição - excelente para problemas de constipação - preparado com sementes germinadas, portanto tem energia vital potencializada. Ideal ser consumido no inverno, época propícia ao consumo de sementes e raízes, como também à noite, pois contém agentes que estimulam a produção de serotonina, importante neurotransmissor do sono restaurador.

Tempo de preparo: após a germinação das sementes --> 2 a 5 minutos.

Equipamentos necessários: liquidificador, panela furada 1 (ideal para o leite sair com a textura ideal, sem granulações), bacia pirex ou cerâmica e xícara (não use itensílios de plástico ou metal).

Regras gerais para o preparo de um bom leite de semente:

Proporção dos ingredientes: a fração gordurosa das sementes deverá propiciar uma textura parecida com a do leite animal. Algumas vezes pode-se recorrer a adição de uma colher (chá) de azeite de oliva extra-virgem ou de coco (prensados a frio), ou, a opção mais interessante, adição de 1 xícara (chá) de polpa de coco verde.

Então, durante suas experiências na CRUZINHA, é importante que os leites de sementes não fiquem aguados, porque estamos acostumados com um leite que tem um teor de gordura entre 2% a 4%, que emulsionada, apresenta aquela textura cremosa e palatável.

Ingrediente principal: as sementes oleaginosas e neutralizadas pela hidratação e germinação prévias, são as ideais para o preparo destes leites, pois combinam perfeitamente com as frutas no caso de se desejar preparar uma vitamina. A segunda opção seriam os cereais germinados, sem restrições se consumidos somente com saborizantes tipo ervas frescas ou brotos como nas fotos abaixo.

Errado: no caso de batidos com frutas, podem causar fermentações ou gases, porque a digestão do amido entra em conflito com a digestão da frutose. Também não combina colocar batata doce em sucos com frutas pelo mesmo motivo.

Mas a regra é estude bastante e depois experimente suas receitas e observe a resposta do seu organismo. Existem crianças e pessoas que não formam gases facilmente e outras que são mais propensas. Mas se há um excesso de gases: desconfie da sua receita...

Brotos de trigo grama


Brotos de semente de Alpiste (esquerda e centro) e de Painço (direita)



Brotos de Girassol


Dicas de como melhorar o sabor (saborizantes):

Ervas e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) - Menta, hortelã, erva-doce, salsão, manjericão, malva... Quando usamos as PANC o suco passa a ser um Suco Verde Selvagem...

Brotos de gramíneas - não são exatamente saborizantes, mas facilitam a assimilação do cálcio, plenificam os leites de magnésio, vitaminas (incluso do complexo B) e vitalidade.

Limão ou Laranja - Raspas da casca e um pouco do líquido.

 Uma cesta plena de exemplos de PANC

Especiarias - Canela, cardamomo, cravo, vanila (baunilha) em xarope ou varinhas.

Chocolate - Use cacau 100% sem açúcar ou algaroba (1), uma planta que tem a propriedade de tornar os alimentos com sabor parecido ao do cacau. No caso, ambos não são ecológicos, pois, em geral não são crus, integrais nem frescos. Porém, tanto a algaroba quanto o cacau podem ser encontrados "in natura" e crus, embora, caros e raros.

A alfaroba é uma árvore de porte pequeno, que tem um fruto parecido com uma vagem de feijão, porém grande, duro e, por dentro, tem uma goma de sabor doce. Quando processado, o grão é seco, torrado e transformado em pó, bastante parecido com o chocolate. Por sua  constituição extremamente dura as indústrias de beneficiamento não  efetuam a moagem do grão cru, pois pode danificar as máquinas. Você pode encontrá-la também em forma de flocos. No caso dos leites, deve ser batida com as sementes e depois coada, pois tem muita fibra. Use 4 colheres (sopa rasa) para um litro de leite.

Adoçantes - Evite usar açúcar. As frutas poderão transformar o leite numa deliciosa vitamina. Mas, caso você não queira bater com frutas pode-se usar o mel, melado de cana ou de caju. Lembrando que o mel não é um alimento adequado para crianças menores de 7 anos (2).

Frutas - Banana, maçã, mamão, manga, abacate, fruta de conde, uva vermelha, preta ou Thompson, frutas secas, etc.

Sal Marinho ou Missô - Não é necessário – Opcional: uma pitada para cada litro de leite.

Vamos às receitas

- Siga os passos de germinação (ar ou água)
explicados em Leites de Sementes - Parte 1

- Com a semente germinada inicie então o preparo:

  1. Adicione água filtrada ou mineral no liquidificador.
  2. Liquidifique as sementes, sem nenhum outro ingrediente; o tempo vai depender da potência de seu liquidificador. Enquanto tiver pedaços inteiros, significa que deve bater um pouco mais, porém, evite bater por longo tempo, porque, além de forçar e aquecer o liquidificador pode cozinhar o leite, perdendo assim, alguns nutrientes.
  3. Coe em uma panela furada 1 para obter melhores resultados, ou utilize um coador grande, usando uma concha para espremer os grãos contra a superfície da peneira.
  4. Retorne o líquido para o liquidificador e bata com os demais ingredientes.

Sugestões de Leites de Sementes

Legenda: (G) = germinado / (H) = hidratado / PF1 = Panela Furada 1

Ideal consultar uma boa tabela de germinação. Indico a do meu livro De BEM com a Natureza e a do Assinante Doce Limão. Ambas são completas e amigáveis.

Leite de arroz (cereal)

Ingredientes: 1/2 copo americano de arroz integral (cateto ou agulhinha) (G), 1 copo de água filtrada, 2 bananas, canela a gosto.

Preparo: coloque o arroz (G) no liquidificador com a água filtrada. Bata bem e coe na PF1. Volte o leite para o liquidificador, acrescente as bananas, a canela a gosto e bata novamente. Delicie-se!

Leite de aveia (cereal)

Ingredientes: 1/2 copo americano de aveia em grão sem casca (G), 1 copo de água filtrada, 2 bananas bem maduras (maçã ou mamão) e sementes de erva-doce.

Preparo: coloque a aveia (G) no liquidificador com a água filtrada, as bananas e a erva-doce. Bata bem e coe na PF1. Neste leite, bate-se a semente junto com a fruta. Caso contrário, o leite ficará com um leve tom amargo.

Leite de alpiste ou painço (cereal)

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) da semente escolhida (H) ou (G no ar por 12 a 24 horas na peneira), 1 xícara (chá) de água filtrada ou de coco-verde, 1 caqui bem maduro, suco fresco de 1/2 limão. Opcional: rodelas de açafrão ou pitada de canela em pó.

Preparo: coloque a semente (H) ou (G) no liquidificador com a água filtrada ou de coco-verde. Bata bem. Estas sementes apresentam uma casca muito dura e precisa de um liquidificador de 600 W para realizar boa extração do leite. A semente (G) solta seu leite mais fácil que a semente (H). Coe na PF1. Leve o leite de volta ao liquidificador, acrescente o caqui e o saborizante desejado. Bata e sirva imediatamente (voltar a coar é opcional).

Leite de linhaça (oleaginosa)

Ver em Vitamina da Lua

Leite de girassol (oleaginosa)

Ingredientes: ½ copo americano de semente de girassol sem casca (G) (ou 1 copo da semente com casca - G), 1 copo de água filtrada ou de coco-verde, 1 xícara (chá) de banana bem madura em rodelas (manga ou mamão).

Preparo: coloque o girassol (G) no liquidificador com a água filtrada ou de coco-verde. Bata bem e coe na PF1. Leve o leite de volta ao liquidificador, acrescente a banana-nanica. Bata e sirva imediatamente (voltar a coar é opcional).

Leite de amêndoa (oleaginosa)

Use, preferencialmente, a amêndoa doce. Existe um tipo de amêndoa que se chama amêndoa amarga, prove uma, se picar um pouquinho não a utilize para fazer leite. Normalmente, a amêndoa amarga é mais barata, mais delgada, tem a pele mais escura e enrugada. A amêndoa doce, ao contrário, é mais gorda, não apresenta rugas na pele e tem uma cor marrom dourado. 

Ingredientes: 7 amêndoas (G) sem pele, 1 xícara (chá) de água filtrada, 1 banana bem madura (ou 2 maçãs) e gotas de baunilha.

Preparo: coloque as amêndoas (G) sem pele no liquidificador com a água filtrada. Bata bem e coe na PF1. Leve o leite de volta ao liquidificador, acrescente a banana a baunilha. Bata e sirva imediatamente. Use a polpa que ficou na PF1 para fazer uma pastinha doce ou salgada.

Leite de castanha-do-pará (oleaginosa)

Esta é uma das sementes que tem maior teor de gordura, portanto, sabor mais forte. Então, deve-se usar maior quantidade de frutas no preparo.

Ingredientes: 5 castanhas-do-pará (H), 1 xícara (chá) de água filtrada, 1 xícara (chá) de manga bem madura picada (ou mamão).

Preparo: coloque as castanhas para hidratar por 8 horas. Escorra e lave bem. Coloque-as no liquidificador com a água filtrada e bata bem porque estas sementes são grandes e duras. Coe na PF1. Leve o leite de volta ao liquidificador, acrescente a manga picada, bata e sirva imediatamente. Use a polpa que ficou na PF1 para fazer uma pastinha doce ou salgada.

Leite de coco (oleaginosa)

Ingredientes: água do coco-verde com a própria polpa (com 3 mm de espessura é ideal)

Preparo: bata no liquidificador a água do coco-verde com a polpa . Não acrescente mais nada e delicie-se! Você pode ainda acrescentar fermento BioRich e preparar um delicioso iogurte natural de coco.

Imitação de chocolate (oleaginosa)

Ingredientes: ¼ xícara (chá) de leite de amêndoas, ½ xícara (chá) de tâmaras (ou 1 banana nanica), 1 coco-verde (polpa e água), 2 colheres (sopa) de alfarroba em pó.

Preparo: bata tudo no liquidificador. Sirva gelado. 


(1) Todo mel contém uma bactéria, é inerente à sua produção pelas abelhas, que é prejudicial às crianças menores de 1 ano.
(2) Originária dos Andes no Peru, a algaroba espalhou-se pelo México, sudoeste dos Estados Unidos, índia, África do Sul e Austrália, Jamaica e Havaí e adaptou-se muito bem ao clima do sul da Espanha. Aqui, esta árvore pode ser encontrada, assim como mamona, no Brasil.

(**) Tomar leite é saudável? Parte 3

Leia também: Leites de Sementes - Parte 1

Alertas sobre germinação de sementes

Sucos de Luz do Sol e É hora do Lanche...

Assista também: Vídeo: Leite de Linhaça

TV De BEM com a Natureza 1 - Suco luz do Sol


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Cadê o leite que estava aqui?

Conheça o curso online

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine