Rejuvelac - Como preparar?

Rejuvelac - Como preparar?

Conceição Trucom *

Trata-se de uma bebida tônica e probiótica, extremamente "viva" por seu elevado teor de enzimas (aminoácidos), micro-organismos da fermentação, sais minerais e vitaminas.

Tradicionalmente o Rejuvelac é preparado a partir do grão de trigo integral previamente germinado que fica fermentando em água por um mínimo de 24 (máximo 72) horas, motivo pelo qual é um "caldo" rico em enzimas e nutrientes alquímicos, provenientes do processo de germinação/fermentação.

Mas o Rejuvelac pode ser obtido a partir de qualquer cereal integral
previamente germinado (alpiste, painço, arroz, centeio) ou acordado (aveia e cevadinha). 

Devem tomar Rejuvelac as pessoas saudáveis, que desejam manter seu organismo plenamente vitalizado, e também as pessoas convalescentes ou com a saúde comprometida, mas que desejam se recuperar rapidamente. Crianças, adolescentes e adultos se beneficiam em beber esta bebida diariamente. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades, porém em forma diluída.

Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente o sistema digestivo: estômago, fígado/vesícula, intestino delgado e o cólon.

Sua riqueza em enzimas, após consumo diário, repõe uma saudável e poderosa flora intestinal. Principalmente a que se perde devido ao consumo de drogas e antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência para discriminar entre as bactérias "inimigas" e as "amigas", que são necessárias à nossa sobrevivência.

O rejuvelac amplia muito as receitas vivas como no preparo de iogurte, chucrute, picles etc. E para uso na terra e crescimento de plantas também(a).


Preparo da versão rápida, ou seja, sem prévia germinação: ideal para quando em viajem...

Deve ser feito a partir do grão de trigo integral, por exemplo. Ideal que seja ORGÂNICO. Pode-se produzir rejuvelacs de todos os grãos integrais como centeio, aveia, arroz, painço, alpiste... Mas vamos ao tradicional de trigo!

1. Lave uma xícara (chá) de grão de trigo integral.

2. Coloque em um frasco de vidro e acrescente 5 xícaras de água filtrada.

3. Deixe em repouso por 24 (versão light) ou 48 horas (versão forte).

4. Após 24 ou 48 horas, coe o líquido para outra jarra. Este líquido é o Rejuvelac I. Adicione a ele 1 colher (sobremesa) de mel (opcional) e guarde na geladeira. Na hora de consumir acrescente suco fresco de 1 limão/copo.

5. Volte os grãos para o vidro e adicione + 5 xícaras de água filtrada.

6. Neste segundo preparo deixe em repouso por somente 24 horas.

7. Coe o Rejuvelac II e proceda como na etapa (4).

8. Prepare uma terceira fermentação colocando sobre os grãos + 5 xícaras de água filtrada.

9. Deixe em repouso por 24 horas.

10. Coe o Rejuvelac III e proceda como na etapa (4). O trigo remanescente pode agora ser jogado fora - ele dará um bom adubo para os vasos. Ver nota 2 abaixo.

Notas:

1) Esta versão de preparo do Rejuvelac é bem adequada para viajantes quando os tempos são apertados e corridos. A versão IDEAL (CORRETA), mais demorada, o grão é primeiramente hidratado (acordado) por 8 horas. Depois germinado no AR por cerca de 16 horas e somente depois fermentado (etapa 1 a 10). Ambas são válidas, mas o Rejuvelac do Terrapia abaixo é a mais potente. 

2) Eu uso o trigo inchado obtido ao final das 3 etapas para comer com banana amassada, purê de frutas, salada de frutas, nos sucos e vitaminas desintoxicantes, em saladas cruas, etc. Ele é delicioso, crocante, poderosamente nutritivo e desintoxicante (fibras + probióticos) e pouco calórico. 

Uso também no preparo de yakults deliciosos quando bate-se este grão tri-fermentado com frutas bem maduras e doces da estação.

Importante: a) O trigo germinado contém menor teor de glúten (a redução gira em torno dos 70%), onde o glúten remanescente é menos agressivo e alergênico. Porém, ainda assim não é indicado para celíacos.

b) O Rejuvelac NÃO CONTÉM GLÚTEN. Mesmo a versão que parte do trigo sem germinação prévia. Simplesmente pelo fato de que glúten NÃO É SOLÚVEL EM ÁGUA...

3) A princípio pode-se sentir um cheiro "ruim" no Rejuvelac (odor de fermentado), mas quando se adiciona o suco de limão ele desaparece. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo.

4) Em cidades onde o clima é muito quente, você pode preparar o Rejuvelac sempre com 24 horas. Em cidades onde o clima é mais frio vale arriscar o preparo de 48 horas.

5) Para tomar Rejuvelac diariamente, a cada 3 dias deve ser iniciado novo processo de fermentação.

Tome o Rejuvelac ao longo do dia puro (com limão), no preparo dos sucos desintoxicantes, dos fermentados, dos tempêros ou pastas.


Rejuvelac do Terrapia

Publicado por Maria Luiza Branco em 14.03.2011

1a parte: Germinar 1 copo de grão de trigo integral. 

2a parte: No segundo dia de germinação (semente com pequeno narizinho), passar as sementes para frasco de vidro e adicionar 2 copos de água pura (usar mineral sem gás). Cobrir com um lenço de voal. 

3a parte: Deixar fermentar por 3 dias(b) num lugar limpo, sombreado e sem mexer. Melhor lugar é no centro das 4 bocas do fogão, local mais estéril da cozinha.

4a parte: No terceiro dia de fermentação, escorra o líquido esbranquiçado fermentado, num coador de voal e dilua em 1 litro de água. Pode ser bebido concentrado se desejar.

5a parte: Beba ou faça receitas com o líquido (Rejuvelac) durante o dia, na quantidade que desejar. 

6a parte: Coloque novamente 2 copos de água na semente de trigo que sobrou. Beba no dia seguinte o líquido e, novamente, reponha a água, para um terceiro dia de Rejuvelac.

NOTA: Rejuvelacs de cereais geram 3 ciclos de fermentação. Leguminosas e frutas oleaginosas também geram Rejuvelac, porém por sua pobreza em amidos e féculas, produzem somente 1 ciclo de fermentação.

7a parte: Após obtido o terceiro Rejuvelac encerre o processo.

(a) Estou aprendendo mais sobre o uso do Rejuvelac e iniciei minha experiência de pulverizar as bandejas de brotos na terra com esses microrganismos! 

Venho fazendo leituras que apontam para essa revolução dos microrganismos na reorganização do solo e do planeta Terra. Os japoneses há anos estudam isso e introduzem esse conhecimento na vida tradicional.

Já pensou que estamos diante de uma grande virada quando há anos atrás descobrimos os micróbios "maus", os antibióticos e toda uma tecnologia de guerra? Que agora vamos precisar cultivá-los para que nos ajudem a manternos vivos? Isso soa muito bem...

Convido a todos que já aprenderam a fazer o Rejuvelac a ampliarem sua pesquisa e controlar o desenvolvimento de mofo nas bandejas, que acontece com tanta frequência na zona urbana. É só regar com ele diluído na proporção 1:5 (diluir 1 parte de rejuvelac com 5 partes de água da torneira). Aqui, o Rejuvelac atua como um BIOFERTILIZANTE natural. Compartilhe os resultados aqui depois!

(b) Comentário Conceição Trucom: rejuvelac de 3 dias é para quem é bastante antigo na prática... porque tem sabor e ação bem fortes. Para quem é iniciante recomendo ir devagar: na dose, no número de vezes/dia e na força do fermentado. O que pode acontecer? Gases, que apesar de serem do BEM, o bom senso diz: não exagere!


Assista ao vídeo: TV de BEM com a Natureza 3 - Rejuvelac

Leia mais em: REJUVELAC – Um dos Elixires da Juventude?

Rejuvelac FRUTAL (Assinante Doce Limão)

Receitas com Rejuvelac 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Cadê o leite que estava aqui?

Conheça o curso online

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine