Algas Gracilária: Risoto de Limão e Panacota de Coco

Conceição Trucom *

Estou bem envolvida com o desenvolvimento de receitas deliciosas com as algas gracilárias, ricas em agar-agar e abundantes na costa do Ceará e Rio Grande do Norte. E também com as maricultoras, coletivos feministas que evitam a extração predatória destas algas, ao contrário, plantando e colhendo-as num ritmo que respeita a natureza, o banco de pedras, o eco-sistema, a sustentabilidade.

As receitas da vez são um RISOTO de Limão, um prato que pode ser muito bem praticado diariamente ou em datas especiais, e uma sobremesa bem charmosa, a Panacota de Coco. Vamos lá?

Risoto de Limão

O risoto em geral é preparado a partir de uma variedade de arroz - o arbóreo - que tem mais amido e mucilagens, e gera uma propriedade de 'empapado', que fica ideal no preparo com cogumelos e/ou frutos do mar. Aqui partimos de um arroz cateto integral, e a alga, por sua riqueza em agar-agar, cumpriu este papel de conferir a textura de 'papa'. 

Ingredientes: 1 xícara (chá) da alga previamente hidratada e 'cozida' no suco e cascas de 1 limão + 2 xícaras (chá) de arroz cateto previamente cozido + suco fresco de 1 limão + raspas da casca + 1 dente de alho e 1 colher (sopa) de cebola picada + 1 colher (sopa) de óleo de coco + tomate picado e fito-sal integral a gosto.


Alga previamente lavada e hidratada por 12 horas em água solarizada + suco fresco de limão + cascas picadas.
Em geral deixo hidratando e cruzinhando no limão na geladeira...

Preparo: Escorra e pique bem miúdo a alga hidratada. Refogue o alho e a cebola no óleo de coco. Junte a alga picadinha e acerte o sal. Junte ao arroz cateto, o suco fresco de limão e deixe que se integrem e apure os sabores. Sirva decorando com as raspas de limão.


Ideal servir logo após preparo: decoramos com flores de trevo!

Panacota de Coco

panna cotta ou panacota italiana é uma sobremesa tradicional feita com creme de leite, leite, açúcar, baunilha e gelatina. Geralmente é servida com frutas como manga ou frutas vermelhas. Daí vem o Doce Limão e cria uma versão bem mais saudável, vegana (isenta de leite e creme de leite de origem animal), com a alga gracilária rica em agar-agar (gelatina vegetal) e bem pouco açúcar (no caso usamos o melado de cana).

Ingredientes: 1 xícara (chá) de gel frio de algas (1 xícara de chá de alga previamente hidratada como acima cozida por 5 minutos com 1 xícara de chá de água filtrada e uma flor de anis estrelado ou semente de cumaru) + 1 xícara (chá) de coco seco germinado, descascado e picado + 1/2 xícara (chá) de leite de coco em pó + 3 colheres (sopa) de manteiga de coco da Bioporã (opcional) + 3 colheres (sopa) de melado de cana + suco fresco de 1/2 limão médio.

Calda de morangos (ou frutas vermelhas): Pique 1 xícara (chá) de morangos orgânicos bem maduros em pequenos cubinhos. Passe para um frasco de vidro com tampa. Acrescente 1 colher (sopa) de melado de cana e suco fresco de 1 limão médio. Feche o frasco, misture tudo e deixe pelo menos 30 minutos para que ocorra o cozimento osmótico e comece a gerar uma calda deliciosa. Depois de 1 hora, pode ser colocado na geladeira para servir geladinha.

Preparo da Panacota: Bata tudo no liquidificador, acerte os sabores. Passe para taças e leve à geladeira até a hora de servir.

Um DELÍRIO DOS DEUSES!

ALGAS MARINHAS DA COSTA DO CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE

Origem e benefícios:

As Algas vermelhas (Rodoficeas Gracilária ou Gracilária Birdiae), são cultivadas no litoral dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, através de associações de maricultoras e tem como foco principal o desenvolvimento sustentável bem como o empoderamento de comunidades femininas em regiões extremamente carentes e que necessitam de um conjunto de forças para que se possa implementar melhoras nos níveis sociais destas regiões.

A inclusão das Algas a uma dieta humana e regular se deve a vários estudos que comprovam a ação das algas na redução do colesterol e na prevenção da arteriosclerose. Usadas na alimentação diária, as mesmas aumentam a oxigenação e proporcionam um grande beneficio sobre as glândulas, coração, testículos, além de proporcionar uma grande vitalidade.

As algas marinhas do nordeste, também conhecidas como “Macarrão do mar” são um poderoso suplemento nutricional rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e oligoelementos, que regulam o metabolismo e controlam: o colesterol, a prisão de ventre, hipertensão, a ansiedade, a depressão, menopausa, etc. Contribuem para saúde geral, principalmente para o bom funcionamento do sistema nervoso e endócrino.

Modo de preparo:

As Algas marinhas devem ser hidratadas em água filtrada por no mínimo 1 hora, se preferir pode acrescentar suco fresco de limão (juntar a casca picada do limão) e deixar hidratando por 2 até 48 hora. Trocar a água a cada 2 dias. Após hidratada ela fica com 7 vezes seu peso original e já está pronta para o consumo e é uma excelente companhia para saladas e ou acompanhamentos de refeições.

Tabela nutricional para porções de 10 gramas
2/3 xícara (chá) hidratada.

Gord. Sat.

0,0

0,0% VD

 

Gord. Tot.

0,0

0,0% VD

 

Gord Trans

0,0

0,0% VD

 

Fibra

3,0 g

12,0% VD

 

Carboid.

4,0 g

1,0% VD

 

Proteina

1,0 g

2,0% VD

 

Ferro

72% VD

Vit. B1

0,5% vd

Iodo

100%VD

Vit. B2

1% VD

Calcio

9% VD

Vit. B12

100% vd

Vit. D

100%vd

Vit. B3

2% VD

Contato para compra das Algas Marinhas do Nordeste:

IIS – Instituto de Inovação e Sustentabilidade

Com Elton Barbosa - Natal/RN – Fone: (84) 99981-4409

Fanpage: /inovarsustentavel - Twitter: /Inovsustentavel

Instagran: /inovarsustentavel - www.inovarsustentavel.org


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine