Muesli e Granola de Sarraceno

Receita enviada pela nossa assinante Maria Chèvre, uma vegetariana que vive na Suíça, uma eterna estudiosa com suas pesquisas e muitas práticas da Alimentação crua e Viva!

Na europa, principalmente na Suíça, o Sarraceno é barato e bem fácil de encontrar, nas suas várias versões: sementes com casca, sem casca, farinha, leite, etc. 

Mas antes vamos saber mais sobre a diferença entre muesli e granola. Para mim os ingredientes podem ser os mesmos, porém o muesli nos remete a ideia de uma receita fresca, preparada na hora de servir, ainda que usando alguma fruta seca no seu preparo.

Já a granola me remete ao conceito de uma muesli que foi desidratada e pode ser armazenada por 7 a 30 dias.

Muesli de Sarraceno

Ingredientes: 1 xícara (chá) de Sarraceno previamente hidratado por 8 horas, 1 xícara (chá) de amêndoas previamente hidratadas por mínimo 8 horas (ideal 48 horas), 1 xícara (chá) de sementes de girassol descascado e previamente hidratado por 8 horas, 1 colher (chá) de gengibre em pó (ou 2 dele previamente ralado), 1 colher (chá) de canela em pó, 1 pitada de cravo em pó, raspas da casca de 1 limão, 1 xícara (chá) de tâmara picada e previamente hidratada por 2 a 4 horas (ideal à noite) em suco fresco de 1 limão + chá de ervas.

Preparo: Hidratar todas as sementes separadamente. Drenar e lavar com água solarizada numa peneira. Deixar drenar ao máximo. Processar a amêndoa no pulsar da lâmina 'S'. Misturar todos os ingredientes. Servir acompanhado de frutas frescas e/ou ervas frescas picadas, e opcionalmente com algum leite de sementes.


Ingredientes recém misturados e colocados ao sol para desidratar.

Granola de Sarraceno

Colocar a mistura sobre refratários pirex ou de porcelana e levar para desidratar no sol forte da manhã por cerca de 4 a 6 horas ou num desidratador termostatizado a 45 oC por 12 horas (durante a noite).

Armazenar em frascos de vidro com tampa de boa vedação: validade de 7 a 30 dias em lugar fresco e sombreado. Ou em mini-potes para levar para o trabalho ou viagem.


Servida com açaí e rodelas de banana nanica bem madura.
Bon Apetit...

Receita customizada pelo Doce Limão, presente da Maria Chèvre

Santo Sarraceno

OU AQUI


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine