CHÁS TERAPÊUTICOS

Conceição Trucom *

Texto extraído do livro Alimentação Desintoxicante - Capítulo 14 - As Receitas Desintoxicantes

Estas sugestões de chás, além de terapêuticas, cumprem na verdade um papel muito maior. O trabalho da desintoxicação necessita de um corpo muito bem hidratado, e o uso dos chás pode tornar esta hidratação mais divertida e específica. A ideia é tomar chás ao longo do dia, como forma alternativa de hidratação, mas você poderá também usar qualquer um deles como base líquida para o preparo dos sucos desintoxicantes. A forma ideal de preparo dos chás é por infusão, como descrita nas receitas. Lembre-se: ferver demais a água reduz o poder terapêutico dos seus ativos.

Lembrando que umas gotinhas de suco fresco do limão cairá muito bem em todos.
Ou se preferir, rodelas também são muito terapêuticas pela presença
dos óleos essenciais do limão.

Chá de escarola (prisão de ventre)

Coloque 1 folha rasgada de escarola fresca no fundo de uma xícara (chá), adicione água quente, abafe e deixe em infusão por uns 5 minutos. Este chá deve ser tomado em jejum por 7 dias seguidos. Use somente em caso de crise. Evite viciar o intestino com chás laxantes.

Chá desintoxicante (purifica o sangue)

¼ molho de salsa, 5 folhas de aipo, 1 colher (sobremesa) de sementes de erva-doce, 1 colher (sobremesa) de flores secas de camomila, 1-2 folhas de dente-de-leão, 1 punhado de barba de milho, 1 folha de amora. Aqueça 1 litro de água; antes que inicie fervura, acrescente todas as ervas previamente misturadas, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 minutos. Beba ao longo do dia. 

Chá de dente-de-leão (elimina gases e purifica o sangue)

Fantástico para eliminar gases; age sobre o fígado, rins e coração. Coloque várias folhas frescas no fundo da chaleira; aqueça 1 litro de água e, antes que inicie fervura, acrescente sobre as folhas; deixe em infusão por 15 minutos. Sirva ao longo do dia, morno ou frio. 

Chá contra gases

Misture uma colher (chá) de cada uma destas ervas: sálvia, erva-doce, cominho e hortelã, adicione 1 litro de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Sirva imediatamente com gotas de suco fresco de limão.

 

Chá de abacaxi com salsinha (adstringente)

1 litro de água, cascas de 1 abacaxi, 1 xícara (chá) de salsa (talos e folhas). Ferva as cascas de abacaxi na água por 10 minutos; coe e leve à geladeira. Antes de servir bata no liquidificador com a salsa e coe. 

Chá de gengibre e maçã-verde (expandir pulmões, asma e bronquite)

1 litro de água, gengibre fresco picado, 1 maçã-verde picada e suco de 2 limões. Ferva o gengibre na água por 3 minutos. Desligue o fogo e coe. Acrescente a maçã picada, abafe e deixe amornar. Quando esfriar, junte o suco do limão e leve à geladeira. Acrescente adoçante natural a gosto na hora de servir. O gengibre dissolve catarros, ajuda na digestão das proteínas e facilita a absorção e eliminação das gorduras pelos intestinos. Não o descasque, pois é aí que estão os princípios mais ativos. 

Chá de raiz de lótus (elimina muco dos pulmões)

Pode-se usar a raiz fresca ou seca; a seca já vem cortada em rodelas. Coloque para ferver 1 litro de água; acrescente 10 rodelas de raiz de lótus e deixe que ferva por 20 minutos. Tome como água com 1 gota de molho shoyo. A raiz fervida pode ser ingerida ou apenas mastigada; comece a andar com uma caixinha de lenços de papel porque o catarro e muco irão soltar, e deixe sair todas essas secreções. Faça uso deste chá por uma semana seguida e, durante este período, não misture com outros chás. 

Chás para expandir pulmões (asma e bronquite)

Podem ser preparadas misturadas ou em separado. O ideal do tratamento é usar das três ervas durante um período de 6 a 12 meses. Aqueça 1 litro de água, mas sem deixar ferver; desligue o fogo e acrescente 1 colher de sobremesa de cada erva; tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Sirva quente ou frio. As 3 ervas:

- Carqueja (folhas frescas ou secas)
– os potentes princípios amargos da carqueja ajudam a fortalecer e interagir todo o sistema energético-emocional, o que vitaliza e tonifica a mucosa respiratória. 

- Barbatimão (cascas do tronco) – exerce forte ação adstringente na esfera pulmonar, atraindo o corpo emocional para entrosamento harmônico com o corpo físico-energético. Esta interação repercute positivamente sobre a mucosa respiratória, favorecendo sua regeneração em casos de hipersensibilidade, como na asma e na bronquite asmática. 

- Mulungu (cascas do tronco) – ajuda a dissolver nódulos de energia emocional-psíquica congestionada na região dos pulmões. 

Chá de hortelã, erva-doce, cidreira e camomila (digestivo)

Aqueça 1 litro de água até quase fervura; desligue; acrescente 1 colher de sobremesa de cada erva e tampe. Coe e sirva após 10 minutos de infusão. 

Meu santo estômago (digestivo e cicatrizante)

Aqueça 1 xícara (chá) de água até quase fervura; desligue e acrescente 1 colher (sobremesa) de flores secas de camomila. Deixe em infusão por 5 minutos. Sirva imediatamente. Em crises agudas de dor tome 1 xícara (chá) morna após as refeições principais e ao longo do dia. 

Chá de habu (sistema genito-urinário)

Toste numa panela 1 colher (sopa) de sementes de habu, mexendo sempre e tampando quando começarem a pipocar; cuide para não queimar; coloque num bule de louça ou ágata e junte 1 litro de água fervente. Tampe e deixe em infusão por 1 hora. O habu é uma semente também conhecida como fedegoso. Limpa rins e ajuda a eliminar secreções. Para fazer efeito, deve ser ingerido o seu chá ao longo do dia, como se fosse água. Opcional: junte 1 colher de sopa de quebra-pedra, na etapa da infusão. 

Chá de porangaba, sene, carqueja e alcachofra (emagre­cedor)

Aqueça 1 litro de água até quase fervura; desligue, acrescente 1 colher (sobremesa) de cada erva e tampe. Coe e sirva após 10 minutos de infusão. Opcional: cascas de abacaxi, maçã ou canela para dar um sabor mais agradável. 

Chá para relaxar e acalmar (insônia)

Capim-cidreira (folhas) + laranja-da-terra (folhas) + maracujá (folhas) – atua sobre os corpos mentais, eliminando tensões e congestionamentos de energia, relaxando-os e favorecendo a liberação da consciência para o correto adormecer. Aqueça 1 litro de água até quase fervura; desligue e acrescente 1 colher (sopa) da mistura de ervas. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Sirva quente ou frio. Tome 1 xícara à noite ao deitar, ou 1 ou mais vezes ao dia, conforme a necessidade. 

Chá anti-estresse

Aqueça 1 litro de água até quase fervura; desligue e acrescente 1 colher (sobremesa) de: flores de maracujá, melissa, cidreira e pétalas de rosa branca. Tampe e sirva após 10 minutos de infusão. 

Chá contra dor de cabeça

Aqueça 1 litro de água até quase fervura; desligue e acrescente 1 colher (sobremesa) de: tília, alecrim e melissa. Tampe e sirva, após 10 minutos de infusão, com gotas de limão. 

Chá de semente de feno grego (diabetes)

Ferva 1 colher (chá) de semente de feno grego para cada xícara (chá) de água. Mantenha na geladeira. Ideal para quem tem problemas de açúcar alto no sangue e obesidade. 

Chá baixa colesterol

5 a 6 folhas frescas de batata-doce. Aqueça 1 xícara (chá) de água até quase fervura; jogue sobre as folhas e abafe por 10 minutos. Tome 2-3 vezes/dia. 

Cólica menstrual

Aqueça 1 litro de água até quase fervura; desligue e acrescente 1 colher (sobremesa) de: camomila, anis estrelado, melissa e alecrim. Tampe e sirva após 10 minutos de infusão. 

Chá para menopausa

Aqueça 1 litro de água até quase fervura; desligue e acrescente 1 colher (sopa) de valeriana, 3 colheres (sopa) de hortelã, 1 colher (sopa) de camomila. Quando esfriar, tome de três a quatro xícaras (chá) ao dia.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine