Receitas Oficina Fermentados na AAO/SP

Conceição Trucom *

Oficina de VEGI KRAUTs - Vegetais Fermentados

O que são os VEGI KRAUTs? Em nossas saladas, que chamo de SALADÕES, usamos abundância de folhas de todas as formas, cores e texturas. Mas junto vão os legumes fermentados (cruzidos biologicamente pelos probióticos naturais) junto com condimentos frescos (alecrim, manjericão, alho poró, gengibre). Estes legumes fermentados tornam as saladas mais crocantes, coloridas, saborosas, aromáticas e super funcionais.

 

 

Para temperar, uso o balanceamento com molhos preparados com oleaginosas (nada de óleos isolados) previamente germinadas e temperadas basicamente com limão e fito sal mineral. 

São técnicas simples e práticas de fermentação de legumes e hortaliças. Lembrando que cada técnica pode ser aplicada numa infinidade destes alimentos.

Escolha o alimento, escolha a técnica e mãos à obra.

  • Oficina de Fermentados-1
  • Acessos: 679
  • Oficina de Fermentados-2
  • Acessos: 612
  • Oficina de Fermentados-3
  • Acessos: 595
  • Oficina de Fermentados-4
  • Acessos: 593

Sobre links do site e receitas

Texto Suco de Luz do Sol observar que este suco verde se transforma em Suco Selvagem quando usamos as PANC (plantas alimentícias não convencionais) no lugar de hortaliças mais convencionais.

Vídeo Oficina Suco Verde Selvagem

Cartilhas de Ervas Selvagens ou Não Convencionais
para download confira AQUI

Vídeos - Valdely Kinupp & as PANCs

Video ABERTO - FITO Sal

VIDEO ABERTO: Tábua cerâmica

Vídeo ABERTO - Germinação

 

OS VEGETAIS FERMENTADOS = VEGIKRAUTS 

Em nossas saladas, que chamo de SALADÕES, usamos abundância de folhas de todas as formas, cores e texturas. Mas junto vão os legumes fermentados (cruzidos biologicamente pelos probióticos naturais) junto com condimentos frescos (alecrim, manjericão, alho poró, gengibre). Estes legumes fermentados tornam as saladas mais crocantes, coloridas, saborosas, aromáticas e super funcionais. Para temperar, uso o balanceamento com molhos preparados com oleaginosas (nada de óleos isolados) previamente germinadas e temperadas basicamente com limão e fito sal mineral. 

São técnicas simples e práticas de fermentação de legumes e hortaliças. Lembrando que cada técnica pode ser aplicada numa infinidade destes alimentos. Escolha o alimento, escolha a técnica e mãos à obra.

Cebola - cortada pluma (poderia ser em rodelas, quadradinhos...) - cruzida com as mãos com somente sal de ervas e limão. Deve ser consumida após um mínimo de 2 horas e máximo 6 horas se em pirex aberto. Nunca fiz em frasco fechado pois gosto dela assim mais crocante. 

Chuchu ou Abobrinha - cortado em dedinhos (poderia ser em rodelas, cubinhos, ralada GROSSO) - cruzida com as mãos com SAL MINERAL e limão. Pode ser consumido imediatamente após o preparo, mas para fermentar é ideal colocar em frasco de vidro com tampa. Fermentar por mínimo 2 horas e máximo 24 horas fora da geladeira (observar de perto em dias muito quentes). Depois de fermentado, se não for consumir deixe na geladeira por no máximo mais 24 horas. Em nossa receita de sábado 05.03 usamos junto com o chuchu a maçã verde picada e o amendoim cavalo (sem pele, germinado e triturado), que devem ser acrescentados após a fermentação do chuchu, ou seja, na hora de servir. 

Pepino japonês - cortado em rodelas (poderia ser em dedinhos ou cubinhos). Não precisa descascar pois é na casca que se concentram suas enzimas digestivas - cruzido com as mãos com missô, sal de ervas e limão. Pode ser consumido imediatamente após o preparo, mas para fermentar é ideal colocar em frasco de vidro com tampa. Fermentar por máximo 24 horas fora da geladeira (observar de perto em dias muito quentes). Depois de fermentado, se não for consumir deixe na geladeira por no máximo mais 24 horas. Com outros pepinos não fica tão bom... 

Milho verde bem tenro com alho poró em rodelinhas - marinado no missô + sal mineral com ervas + suco fresco de limão. Colocado num frasco de vidro incolor por mínimo 2 horas, máximo 12 horas. 

Abóbora japonesa (com a casca) & gengibre - rale a abóbora + o gengibre a gosto na lâmina "S" do processador. Passe para um pirex, acrescente suco fresco de limão, sal mineral e cruzinhe com as mãos. Acerte o sabor e passe para frascos de vidro com tampa. Encha até 1 dedo da borda, tampe bem e deixe fermentar por 24 horas.

Repolho Branco e Roxo em tirinhas - colocado num frasco de vidro branco e incolor, compactando porém sem muita pressão. Preencher os espaços com o rejuvelac. Tampar na pressão, ou seja, trata-se de uma fermentação SEM AR. Deixar fermentando por 24, 48 ou 72 horas. Quanto mais tempo, mais cruzido ficará... Depois pode ir à geladeira e ficar até 30 dias em fermentação lenta. Atenção: não usar qualquer tempero, o que será feito quando retirado do frasco. Daí drena-se o rejuvelac (que poderá ser usado num gaspacho ou suco desde que a pessoa esteja mais acostumada com o consumo de fermentados) e coloca-se o repolho num pirex para montar a salada. 

Gratidão pela presença de todos & BOA PRÁTICA!

 Confira em nossa AGENDA as próximas Oficinas e outros EVENTOS no 
Centro de Estudos Doce Limão


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine