Programa Mulheres da TV Gazeta: Creme de leite VIVO

Creme de Leite VIVO

Conceição Trucom*

Um presente para todos os amigos do Doce Limão, também aos amigos da Cátia Fonseca no programa MULHERES da TV Gazeta... 

Minha turma querida, não paro de criar receitas. Minha cabeça é um gerador de novos quitutes vivos, hehe!

Estava no avião indo para Londrina/PR e me veio uma vontade de comer chuchu ao molho branco, tudo vivo, já imaginou? Pois bem, fiz e deu algo nota 1000.

Daí já fui delirando: mousse de choco-tâmara com creme de leite por cima...

Estrogonofe de shitake com molhos de tomate e creme de leite vivos...

Percebeu a extensão dessa receita? Confira o vídeo agora!

 

CREME DE LEITE VIVO - Rico em ômega 3

Rico em ômega 3, esta receita é a básica, independente se você irá usá-la no preparo de um prato doce ou salgado... A base leva 2 sementes, mas 1 é fixa: a castanha de caju dará a textura lisa e macia de um creme de leite, o gel de linhaça irá conferir a estabilidade do creme.

Extraído o leite bem espesso da linhaça pré-hidratada por 8 horas, 
que chamo de GEL DE LINHAÇA

Ingredientes: 1 xícara (chá) de castanha de caju crua hidratada por 4 horas + 1/3 xícara (chá) de leite bem espesso (um verdadeiro gel) de linhaça germinada coado na panela furada 1 (2 colheres sopa de linhaça germinada batida no liquidificador em 2/3 xícara de água) + saborizante desejado (doce por exemplo tâmaras e essência de baunilha + raspas casca de limão) (salgado ver abaixo nas demais receitas) + 1 xícara (chá) de água filtrada (receita salgada) ou água de coco-verde (opção bacana para uso em receitas versão doce).

Preparo: bata tudo no liquidificador, acerte a textura desejada com + ou - água e o sabor. Deixe na geladeira até a hora de servir. 


Creme de leite vivo FRESCO para servir com granolas ou frutas frescas!
 
Chuchu ao molho branco
Pique o chuchu num mandolim na forma de dedinhos ou espaguete. Depois cruzinhe com as mãos usando suco fresco de limão e sal marinho a gosto. Não exagere nos temperos ok? 

Arrume uma porção deste chuchu marinado no meio de um lindo prato e despeje o molho branco por cima. Temperei o creme de leite com 1 dente de alho, uma pitada de pimenta do reino e um fio de azeite para aumentar seu brilho e aroma.

Decorei com gergelim preto germinado.

Sirva com folhas verdes e tomate cereja.

Estrogonofe de shitake

Corte o cogumelo shitake em fatias com 1 dedo de largura. Cruzinhe com as mãos usando suco fresco de limão e sal marinho até que fique bem macio. Não exagere nos temperos ok? 

Em separado, misture 1 colher (sopa) de molho de tomate vivo ao creme de leite e acerte sua cor e sabor. Acrescente o shitake marinado e misture com delicadeza, de tal forma que fique com a aparência de um estrogonofe.

Sirva no meio de um lindo prato com o molho 'rosé'.

Para acompanhar use chips de batata inglesa, batata baroa ou jiló desidratados no sol. Lembrando que as batatas, depois de raladas devem passar pela desamidação, que é deixar submersos em água potável por uns 10 minutos. Depois escorrer bem, dar uma leve temperada com sal marinho, colocar em um pirex e levar para desidratar no sol forte da manhã. Fique por perto para ficar revolvendo porque eles 'assam' muito rápido se o sol estiver legal!

Sobremesa: Creme de Choco-Tâmara

Prepare o creme de cacau numa textura de mousse. Deixe gelar um pouco.

Prepare o creme de leite vivo, tempere com gotas de baunilha, suco fresco e raspas da casca do limão.  Deixe também na geladeira até a hora de servir.

Sirva em taças com o creme de leite vivo por cima.

Decore à gosto! Uma dica? Com rodelas, dedinhos ou cubinhos de frutas frescas!!! 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine