Receitas com PANC - Bolinhos de arroz - Parte 4

Bolinhos de arroz com PANC

Conceição Trucom *

Esta 2 receitas de BOLINHOS DE ARROZ são adaptadas ao veganismo porém originais Celia Rabelo Buffet (postada junho 2011) da Bela Gil (postada no GNT em 2014). As frases em itálico são das autoras.

E, para facilitar, coloquei em vermelho os ingredientes que recomendamos para transformar a receita em opção VEGANA, ou seja, sem uso de ingredientes de origem animal...

BOLINHO DE TAIOBA
Por Celia Rabelo

Este bolinho pra mim te sabor especial, minha mãe fazia taioba refogada, taioba no cozido, bolinho de taioba e muito mais. Eu sempre me lembro desse sabor com muito carinho. Um alimento rico em vitaminas de preparo simples.

Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz já preparado (considero o cateto integral uma das melhores opções pois esta variedade tem naturalmente uma excelente liga)
- 4 colheres de azeite (2 castanhas do pará previamente hidratadas por 12 horas  e RALADAS ou 2 colheres de leite integral de coco previamente germinado)
- 2 dentes de alho picadinho
- uma pimenta dedo de moça sem sementes picadinha
- uma xícara de folhas de taioba picada
- uma xícara de majericão picado
- 2 ovos (com o arroz cateto os ovos NÃO são necessários)
- 2 colheres de queijo meia cura ralado no ralo grosso (2 castanhas do pará previamente hidratadas e raladas)
- sal marinho a gosto
- 2 colheres sobremesa de semente de linhaça processada na hora em um liquidificador (sem prévia hidratação - recurso para aumentar a liga do bolinho)
- uma colher (chá) de fermento em pó. 

Saiba reconhecer e manipular com segurança a TAIOBA.
Clique na imagem para saber MAIS

Modo de Preparo:

Processe rapidamente o arroz na lâmina "S" e reserve. Em uma panela de barro amorne o alho, a pimenta e a taioba, para dar uma refogada de leve. Junte o manjericão picado e desligue o fogo.

Junte no arroz levemente processado a taioba já refogada com as castanhas raladas, o sal e a linhaça previamente pulverizada.

Com duas colheres formar os bolinhos e por em uma forma untada cada um até terminar. Assar em forno pré aquecido 180° por uns 30 minutos. Ou até estiver sequinho.

Sirva quente ou frio. Pode-se substituir a taioba por bertalha, 
espinafre, ora-pro-nobis e outros verdes varonis... Use sua criatividade.


 BOLINHO DE ARROZ INTEGRAL COM PESTO
Por Bela na Cozinha GNT

Ingredientes: 4 xícaras de arroz integral já cozido

Ingredientes molho pesto:
- 1 xícara de manjericão + 1 xícara de salsinha (com Azedinha fica ótimo: DIVINAL)
- 1/3 xícara de nozes + 2/3 xícara de parmesão ralado (opcional) (usamos castanha do pará conforme receita acima)
- 2 colheres de sopa de azeite (NÃO USAMOS)
- 1 pitada de sal marinho + 1 dente de alho

Modo de preparo:
Coloque os ingredientes do molho no processador - lâmina "S" - e bata. Misture o pesto com o arroz integral e faça as bolinhas. Coloque numa assadeira e leve ao forno por 20 minutos a 220°C. Assamos no sol ou forno desligado!!!

Rendimento: 20 bolinhos

Sobre a PANC AZEDINHA:
Folhosa dotada de um agradável e estimulante sabor ácido, assim como o próprio nome sugere, a azedinha (Rumex acetosa) é uma das hortaliças por mim mais AMADA. VERSÁTIL: fresca e picada, é ótima para saladas e sucos; quando refogada, é usada para incrementar sopas e molhos. Além de ser alimento saboroso e nutritivo para a dieta do produtor, tem mercado consumidor em potencial e que pode incrementar o orçamento de quem comercializá-la.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine