Abobrinha - Receitas na Claudete - TV Gazeta

Abobrinha - Receitas na Claudete - TV Gazeta

Conceição Trucom *

Em 22.08.2011 

As abóboras, inclusive a abobrinha, base da alimentação dos maias, incas e astecas,  são ótimas -todas as variedades- para preparar sucos vivos, ricos em vitamina A, B1, B2, fósforo, cálcio, ferro e triptofano, aminoácido essencial que age contra a depressão.

Também é usada no crudivorismo para o preparo dos mais diversos quitutes, desde um canapé até uma sofisticada e exótica lasanha.

Alimento de elevado valor nutricional contém, além de vitaminas, sais e enzimas, altíssimo teor de betacaroteno, antioxidante poderoso, indicado na prevenção de problemas cardiovasculares, de visão como catarata, de memória e câncer. O suco natural de abóbora age como estimulante suave dos rins, diminuindo a retenção de água, sem efeitos colaterais. Por sua natureza alcalinizante, seu suco é excelente para os que sofrem de artritismo. No preparo do suco de abóbora, deve-se aproveitar também suas sementes cruas. Trata varizes em cataplasma.

EM DOSE DUPLA

A abobrinha é um legume colhido ainda verde, pertencente à família Cucurbitaceae, assim como a melancia, o melão, o pepino e a moranga. Quando deixado na planta, algumas variedades se desenvolve até formar a abóbora madura.

Originou-se no continente americano, do Peru até sul dos EUA. É um fruto de fácil digestão, rico em niacina, além de ser fonte de vitaminas do complexo B. E mais: contém poucas calorias.

Por ser rica em fibras, assegura ao intestino um bom funcionamento, evitando a prisão de ventre e diminuindo o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, a presença de betacaroteno (provitamina A) oferece proteção antioxidante, ou seja, protege as células de ataques de radicais livres e da oxidação, prevenindo diversas doenças.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS

Destaca-se na abobrinha o elevado teor de tiamina, também conhecida como vitamina B1, da família do complexo B, tão importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso central. Entre outros benefícios à saúde, a abobrinha auxilia no bom funcionamento do intestino e é ligeiramente diurética.

Seu elevado teor de potássio a destaca como alimento bom para o coração e na prevenção do câncer, além de rápida recuperação energética...

Cada 100 g de abobrinha CRUA, madura e fresca (recém colhida) contêm, em média:

Macrocomponentes

  Água estruturada (g) - 90 a 93

            Glicídios (g) - 4

            Proteínas (g) - 2  

            Lipídios (g) - 0

Vitaminas

              Vitamina A1 (mg) - 23

              Vitamina B1 (mg) - 230

              Vitamina B2 (mg) - 80

              Vitamina C (mg) - 2

Minerais

              Sódio (mg) - 29

              Potássio (mg) - 186

              Cálcio (mg) - 20

              Fósforo (mg) - 15

              Conteúdo energético (kcal) - 28

COMO COMPRAR

Os melhores preços de abobrinha italiana são encontrados de julho a dezembro e de abobrinha menina (brasileira) de setembro a janeiro.

Dois tipos de abobrinha são mais comuns no mercado brasileiro: a abobrinha tipo menina, que tem o fruto com pescoço e a tipo italiana, com o fruto alongado sem pescoço. As cores vão do verde bem claro, quase branco, até verde médio com faixas de cor verde mais escuro. Em alguns mercados, pode-se encontrar fruto de cor amarela forte e uniforme, que não deve ser confundido com o fruto verde amarelecendo por estar velho.

Os frutos são muito sensíveis e se machucam com facilidade, apodrecendo rapidamente nas partes machucadas. Por isto, escolha-os com cuidado, sem apertá-los ou danificá-los com as unhas, e compre-os por último evitando que sejam amassados pelos demais produtos no fundo do carrinho.

Escolha os frutos firmes, com a casca de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas. As abobrinhas devem ter no máximo 20 cm de cumprimento. Quando menores são mais tenras e saborosas.

Jamais compre frutas ou legumes já picados, primeiro porque não temos como saber do estado daquele alimento antes de ser manuseado e segundo porque ao picarmos os alimentos de origem vegetal aceleramos sua perda energética, nutricional, oxidação e envelhecimento: putrefação.

COMO CONSERVAR

Prefira comprar somente a quantidade necessária para consumir logo, pois a abobrinha se estraga rapidamente, ficando murcha, com a casca sem brilho ou apodrecendo.

Quando em condição natural, os frutos devem ser mantidos em local fresco e sombreado, por até 2 dias, sendo que na época seca do ano este tempo pode ser ainda menor.

Na geladeira, podem ser conservadas por no máximo 5 dias. Coloque os frutos sem lavá-los dentro de saquinhos de plástico, na gaveta inferior da geladeira. Se preferir lavá-los antes de guardar, não se esqueça de secá-los com papel toalha ou com um pano limpo. Se houver formação de gotículas de água dentro da embalagem, recomenda-se perfurá-la com um garfo.

Não pique nem congele. Prepare o alimento e consuma-o imediatamente ou no mesmo dia do preparo.

COMO CONSUMIR

Não há necessidade de descascar os frutos para utilizá-los. Sua casca é rica em fibras. Pequenos ferimentos na casca, sem apodrecimento, não comprometem sua utilização. Remova a parte ferida com faca e utilize o restante. As abobrinhas são consumidas integralmente -com as sementes- quando estas estão bem pequenas e macias.

Não há necessidade de cozinhar a abobrinha em excesso pois ela fica mais saborosa e mais nutritiva quanto mais crua e consistente. Também não é preciso acrescentar água a não ser em sopas e caldos, pois a própria água da abobrinha é suficiente para cozinhá-la.

Confira as receitas crudívoras que apresentamos durante a exibição na Gazeta.

DICAS

Prefira comprar frutos com o cabinho, pois eles se conservarão por mais tempo.

Os seguintes temperos combinam com a abobrinha: alho, cebola, pimenta, cebolinha verde, nirá, azeitonas, azeite, limão, gergelim e manjericão.

RECEITAS

SUCO DE LUZ DO SOL - Receita Básica para 1 pessoa 

Ingredientes: 1 maçã média picada com casca e sem semente (a maçã irá dar o tom de doçura do suco). Iniciantes precisam colocar mais maçã (tipo 1 grande ou 2 pequenas) para irem se adaptando aos novos sabores, principalmente das folhas. 

1 abobrinha média. Sua principal função é ser o biosocador para forçar os ingredientes a entrarem no fluxo do liquidificador.

3 folhas de couve (manteiga, do brócolis ou da couve-flor) ou outra hortaliça verde escura (escarola, folha da beterraba, rama da cenoura).

3 ramos de hortelã, capim limão ou erva cidreira.

1 mão de sementes de girassol (sem casca) deixada de molho em água filtrada por 8 a 12 horas.

1 cenoura média. 

Suco fresco de 1 limão médio (responsável pela rápida alcalinização e assimilação dos minerais). 

Assista ao vídeo Como preparar Suco de Luz do Sol.

Preparo: Coloque a maçã picada no liquidificar, acrescente o suco fresco do limão e use abobrinha como socador até que o primeiro líquido se forme. Coe num coador de pano e volte para o liquidificador. Acrescente as sementes germinadas, as folhas verdes, o legume e a raiz. Coe e beba imediatamente. 



L
asanha de abobrinha: prepare uma pasta com 1 xícara (chá) de amendoim germinado e sem pelo + sal marinho + suco fresco de limão + folhas frescas de hortelã pimenta. Fatie a abobrinha em lâminas finas e marine (sal e limão) com as mãos. Monte alternando as camadas com as fatias de abobrinha, a pasta de amendoim. Finalize com rodelas de tomate, salsa e cebolinha. Decore com Castanha-do-Pará germinada e ralada e brotos de sua preferência.

 



Macarronada de abobrinha e cenoura: 2 abobrinhas médias fatiadas em talharim (opções: chuchu, cenoura), 1 cenoura grande igualmente fatiada, 1 mão cheia de amendoim germinado, salsa picada, 2 tomates picados, sal marinho e azeite extra virgem a gosto. Arrume a abobrinha num refratário junto com a cenoura. Em separado misture o amendoim germinado (meio quebrado no processador) com os demais ingredientes. Coloque como o molho sobre os fios de abobrinha e cenoura. Decore com folhinhas de salsa e castanha-do-Pará ralada.

Molho de Tomate Natural: 2 tomates crus (bem vermelhos) e picados, 10 metades de tomate seco (compra-se seco, sem óleo e temperos), 1 colher (sopa) de pimentão vermelho picado, 5 tâmaras sem caroço e 1 xícara (chá) de água morna. Para acertar a cremosidade use linhaça germinada (1 colher sopa da semente de molho por 4-8 horas em 5 colheres sopa de água filtrada) suficiente. Deixe o tomate seco e as tâmaras de molho na água morna ou chá de flor dos hibiscos por uns 20-30 minutos. Coloque tudo no liquidificador e bata até textura cremosa. Tempere a gosto com sal marinho (ou missô), pimenta do reino, gotas de limão e alho. Dura na geladeira até 48 horas. 

Canapés e Carpaccios: rodelas de abobrinha verde - lave e seque uma abobrinha verde pequena. Não precisa descascar. Fatie em rodelas de 2-3 milímetros de espessura. 

Maionese de Castanha de Caju: Deixe 1/2 xícara (chá) da castanha de caju crua (a torrada está tri-morta e não gera leite ou maionese) em meia xícara (chá) de água filtrada por 4 horas. Derrame tudo (castanha + água da hidratação) no liquidificador. Faça o leite. Acrescente os seus temperos como salsa, cebolinha, alho, azeitona, tomate seco, sal ou missô, enfim... esta é a sua parte. Depois de obtido o creme temperadinho vá adicionando o fio de azeite extra-virgem até obter a textura desejada. Quanto mais azeite colocar, mais firme será a maionese. Ou seja, se você deseja só preparar um molho de salada, coloque menos azeite.


Enroladinhos:
 lâminas de abobrinha verde marinada, recheados com maionese de castanha de caju, patês de sementes.

Fontes: livro Alimentação Desintoxicante – Conceição Trucom – Ed. Alaúde

EmbrapaWilkipédiaCeasa Campinas


Assine o Doce Limão

Você gosta do nosso conteúdo? Seja um embaixador do Doce Limão e contribua para que ele continue sendo produzido! Além disso, você tem acesso a todo conteúdo de assinante: 12 cursos online (incluindo o Cosmética Natural), palestras, vídeos, receitas, e-books, suporte e muito, muito mais.
1
mês
Assinatura mensal
R$ 20,00 /mês
Cobrança automática no cartão
Assinar
6
meses
Assinatura semestral
R$ 120,00
R$ 110,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar
12
meses
Assinatura anual
R$ 240,00
R$ 200,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar

 

Loja Doce Limão

Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.


* Conceição Trucom
 (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine