Como realizar um enema em casa

Enema ou lavagem intestinal é um aliado dos tratamentos desintoxicantes *

Tradução exclusiva para o Doce Limão: Professional Translations

Enemas - também chamados de lavagem intestinal ou hidrocólonterapia - são excelentes para limpar seu cólon e ter muitos benefícios adicionais, principalmente quando a proposta é integrar com uma Alimentação Desintoxicante, um programa de DETOX.

Um enema é uma injeção de fluido através do ânus para provocar uma evacuação. Mas, como você pode fazer um enema em casa? A verdade simples é que é fácil e relativamente seguro. Se você procura uma maneira rápida, simples e eficaz de limpar seu cólon e fígado, ou está cansada de estar constipada, siga estes conselhos. Este artigo mostrará como realizar dois tipos diferentes de enemas: o enema de limpeza e o enema de retenção.

Existem basicamente 2 Métodos:

  • Enema de limpeza - processo rápido, uma simples lavagem intestinal.
  • Enema de retenção - processo mais intenso já que a pessoa busca reter os líquidos do enema por 5 a 15 minutos. E quanto mais retiver, mais efetivo o enema e seus propósitos, que vão desde um esvaziamento de fezes mais antigas, até estímulo de detox do sistema hepático, como é o caso do enema de café. 

Passos 

1. Obtenha seus materiais. Embora estimular uma evacuação com a ajuda de um enema seja relativamente simples, você precisará de alguns suprimentos essenciais: 

- Duas toalhas grandes e velhas,

- Uma colher de óleo de oliva orgânico, amêndoa ou de coco para usar como lubrificante,

- 250 ml de água filtrada à temperatura do corpo,

- Um kit limpo para enemas,

- Um livro ou uma revista. Eles virão muito bem! 

2. Encontre um lugar aconchegante e confortável para realizar o enema, como um banheiro privativo com janela ou aquecedor. Deve haver um lugar para colocar ou pendurar sua bolsa de enema ou balde (deve estar a cerca de 60 a 90 centímetros acima do chão). 

Certifique-se de que o vaso sanitário esteja perto ou dentro do banheiro. Depois de realizar o enema, você pode ter apenas alguns segundos até que o corpo decida que precisa evacuar. Se isso acontecer e se você não estiver perto do banheiro, você terá problemas. 

3. Prepare o kit de enemas de acordo com as instruções. Um kit de enemas geralmente vem com: Uma bolsa para o líquido + Um gancho para pendurar a bolsa + Uma mangueira + Um plugue + Uma ponta retal. 

4. Dobre as toalhas no chão do banheiro de modo que fique o mais confortável possível. 

5. Use o óleo para lubrificar seu ânus, bem como os primeiros centímetros da ponta de inserção do tubo de enema. 

Método 1 - Enema de limpeza 

  1. É importante que você entenda o que é um enema de limpeza. Um enema de limpeza é o que a maioria das pessoas entende quando ouve a palavra "lavagem intestinal". Pensado para ser rápido e fácil este enema deve ter como resultado uma evacuação rápida e ajudar a limpar o cólon. 

Existem diferentes tipos de líquidos de enemas para limpeza. Aqui estão alguns que você pode usar com segurança em sua casa: 

- Suco de limão. Ajuda a limpar o cólon e a ajustar o PH no cólon. [1]

- Vinagre de maçã e água. É também uma maneira de ajustar o PH do cólon. Supõe-se que ajude a remover o muco do corpo. [2]

- Chá daerva unha de gato. Ajuda na constipação e tem a capacidade de reduzir a febre alta. [3]

- Chá de raiz de bardana. Amplamente utilizada pelos asiáticos, são conhecidas por ajudar a eliminar os depósitos de cálcio e a desinfetar o sangue. [4]

- Chá de camomila Muito calmante e eficaz. 

  1. Misture a erva ou o suplemento que você escolher com água, certificando-se de diluir a solução corretamente. Cuidado: sempre dilua a solução de enema mais do que você acha necessário. Um enema deve ser principalmente água. Os suplementos são um apoio, não é o principal. 

  1. Use o grampo para controlar o fluxo, encha seu balde ou bolsa com água limpa e os suplementos adicionais. Segure a extremidade de inserção do tubo na parte superior da cuba ou do vaso sanitário. Abra a braçadeira e deixe a água percorrer o tubo até que saia constantemente. Certifique-se de que não há bolsas de ar dentro do tubo. Quando tiver certeza disso, feche o tubo para interromper o fluxo. 

  1. Deite-se de costas, com os joelhos no peito. Dependendo do seu nível de conforto ou tamanho, também pode ser mais vantajoso deitar de lado; algumas pessoas, acham mais fácil tomar o líquido enquanto deitam de lado. 

  1. Depois de ficar confortável, insira o bocal cerca de 7-8 centímetros (3 polegadas) no ânus. Pare se sentir resistência e ajuste o ângulo ligeiramente até poder inserir facilmente o tubo. 

  1. Solte lentamente o grampo para iniciar o fluxo de água. Faça isso devagar, porque fazer isso muito rápido pode criar a necessidade de evacuar imediatamente. 

A chave para um enema bem-sucedido é introduzir e manter o fluido até que os movimentos naturais peristálticos do corpo comecem. Se você tiver cãibras, feche o tubo e respire profundamente antes de continuar. Massagear levemente o abdômen também ajudará. 

  1. Depois de introduzir o máximo de água que você puder segurar, remova cuidadosamente o bocal. Continue deitada no chão ou vá ao banheiro. 

  1. Depois de segurar o líquido por alguns minutos, sente-se no vaso sanitário e relaxe. Espere até que você possa expulsar o que você precisa. 

  1. Você está pronta! Limpe o equipamento e deixe secar antes de guardá-lo. 

Método 2 - Enema de retenção 

  1. É importante que você entenda o que é um enema de retenção. Se um enema de limpeza é uma pequena caminhada no parque, um enema de retenção é uma longa caminhada. 

Os enemas de retenção são exatamente o que o nome dele sugere. Em vez de introduzir o fluido e expulsá-lo rapidamente sem tempo a perder, você deve mantê-lo entre 5 a 15 minutos. Os ingredientes comuns dos enemas de retenção incluem: 

- Café. O café normal funciona melhor, embora o café instantâneo possa ser usado em caso de necessidade. Sabe-se que os enemas de café estimulam o cólon e a vesícula biliar. [5] Certifique-se de escolher o tipo certo ou você ficará acordada a noite toda, já que o cólon é muito absorvente. 

- Probióticos. Dizem que é bom para infecções de fungos e outras candidíase. [6] Qualquer probiótico serve. 

- Folhas de framboesa vermelha. Supostamente benéficas para mulheres; às folhas de framboesa vermelha têm alto teor de ferro e melhoram a visão. [7] 

- Infusão de trigo grama. Supõe-se que substitui as bactérias amigáveis ​​e ajuda a nutrir o cólon. É a segunda parte de uma limpeza total do cólon. 

  1. Como você vai reter esse enema por mais tempo do que o enema de limpeza, certifique-se de que os ingredientes que você usa não sejam prejudiciais. Enemas de retenção podem fazer bem, mas podem de causar danos se feitos de forma ineficaz. Certifique-se de que tudo o que você está usando é algo que você sentiria agradável se consumido como uma bebida. 

  1. Siga o mesmo procedimento conforme apresentado na seção de enema de limpeza, para fazer a solução de enema, insira a solução e remova o bocal. O procedimento é exatamente o mesmo. 


Quanto maior o tempo de retenção mais efetivo!

  1. Em vez de segurar o enema dentro de seu corpo, mantenha a solução de enema dentro do reto por 5 a 15 minutos. Novamente, se você tiver cãibras, massageie suavemente o abdômen e tente encontrar uma posição confortável. 

  1. Quando o tempo terminar, vá ao banheiro e esvazie o intestino. 
  1. Você está pronta! Limpe o equipamento e deixe secar antes de guardá-lo. 

Dicas: 

  • Certifique-se de que tudo o que você precisa esteja perto de você, para que você não precise se esticar ou chegar desconfortavelmente durante o enema.
  • Não se desanime. A maioria das bolsas para enema são de meio litro, o que é bastante líquido. Se você não pode processar meio litro completamente, não se sinta mal. Não é uma competição. É um enema.
  • Não fique enrolado na primeira vez. Não tente líquidos complicados. Basta usar água destilada.
  • Monitore a temperatura da solução. A temperatura ideal é 39º C (102º F). Se estiver muito fria, você poderá sentir cãibras. Se estiver muito quente, você poderá sentir uma sensação de queimação. 

Fonte: WikiHow - Um site espanhol muito interessante sobre Como fazer qualquer coisa!

Leia também: Como está o seu cocô?

Referências

  1. http://flowingfree.org/7-natural-enema-solutions-you-can-use-at-home/
  2. http://www.health-information-fitness.com/apcve.htm
  3. http://www.health-information-fitness.com/catnip-tea-enema.htm
  4. http://www.health-information-fitness.com/burdock-root-enema-recipe.htm
  5. http://www.mindbodygreen.com/0-7065/10-reasons-why-you-should-try-a-coffee-enema.html
  6. http://www.naturaldigestivehealing.com/blog/2010/07/17/probiotic-retention-enema/
  7. http://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-309-RED%20RASPBERRY.aspx?activeIngredientId=309&activeIngredientName=RED%20RASPBERRY 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine