Flatulência, leguminosas e Ayurveda

Por Gilberto Bassetto Jr.*

Flatulência é um processo natural de geração de gases no intestino em decorrência do processo digestivo. Isso inclui o processo de fermentação promovido por microrganismos constituintes da nossa microbiota. Quando escolhemos alimentos de boa qualidade e na quantidade adequada para nossa constituição, temos uma geração de volume mínimo de gases, cujo odor apresenta-se até mesmo imperceptível e a temperatura próxima da temperatura corpórea.

Porém, quando comemos: a) comidas inadequadas para nossa natureza, como alimentos super processados, b) quando não sabemos combinar e ingerimos alimentos incompatíveis entre si, ou c) em grande quantidade (excessos); processos fermentativos alterados e intensos decorrem dessa má (dificuldade de) digestão. Isso provoca mudanças substanciais na produção de gases, que podem ter os seguintes aspectos isolados ou em conjunto:

- Aumento do volume de produção de gases,

- Aumento significativo do odor, tornando-se cada vez mais fétidos e,

- Aumento da temperatura: gases mais aquecidos, quentes.

Isso pode provocar distensões e incômodos abdominais e representam, para a Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda), a formação e distribuição de toxinas no corpo, cujo acúmulo gera as doenças. 

Para a Ayurveda, os alimentos possuem diferentes proporções de 6 sabores a saberes: doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente. Cada um deles promove efeitos fisiológicos específicos no organismo, sendo, portanto, necessários à nossa integridade física, mental e emocional.

Porém, quando presentes em excesso, podem acentuar determinadas características ou provocar desequilíbrios na nossa homeostase. Quando por exemplo comemos excesso de sabores picantes, amargos ou adstringentes, podemos favorecer o aumento de formação de gases no intestino, pois esses sabores em excesso produzem esse tipo de ação.

O sabor adstringente em excesso promove secura no intestino e maior produção de gases. Esse sabor encontra-se presente nas leguminosas (feijões, lentilhas, ervilhas, etc.) e por isso, sua preparação e consumo devem ser bem criteriosos para evitar a formação indesejável de gases e a consequente formação de toxinas.

Para isso, o Ayurveda recomenda os seguintes tipos de processamento (samskaras) quando preparamos leguminosas:

  1. Demolhar em água por um mínimo de 8 horas (toda a noite), descartando a água de molho,
  2. Cozimento com especiarias carminativas (previnem ou tratam flatulência), como alho, louro, cominho, coentro, erva-doce, etc. e,
  3. Fermentações especiais (opcional, mas desejável).

Além disso, a Ayurveda apresenta as seguintes recomendações:

- Não consumir leguminosas com alimentos incompatíveis como frutas: exemplo do costume brasileiro de comer arroz, feijão e banana,

- Ingerir porções mínimas desses alimentos,

- Não consumir leguminosas no jantar ou período noturno, onde nosso poder digestivo está reduzido e, portanto, nossa capacidade de evitar a formação de fases também.

Considerando essas valiosas observações e formas de se preparar as leguminosas, elas são importantes aliadas na promoção e construção da saúde, fornecendo excelentíssimos aportes nutricionais quando bem empregadas dentro de uma alimentação pautada em produtos de origem prioritariamente vegetais, frescos, integrais e orgânicos. 

Que nosso alimento seja nosso sucesso!

Saiba mais na Entrevista e Receitas preparadas pelo Gilberto Bassetto jr. 
para nosso Curso OnLine 10% HUMANO (Aulas 2 e 3).

Também assista ao vídeo TV de Bem 15:
Ervas Carminativas

(*) Gilberto Bassetto Jr. - Químico, Educador, Eco-chef e Terapeuta Ayurvédico. Seu site: Casa de Tulasi Saberes Terapêuticos


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine