Você não é o que pensa que é: você é apenas 10% humano

Você não é o que pensa que é: você é apenas 10% humano

ASAP Science*

Tradução: Jéssica Maes**

Trata-se da tradução do conteúdo explanado no vídeo (em inglês) no rodapé desta página.

Seu corpo é formado por várias células. Disso você já sabia. O que talvez você não saiba é que, para cada célula do seu corpo, existem outros 10 organismos que são essenciais para o desempenho de várias funções que o nosso organismo precisa.

Conheça nosso curso online

Aprenda a cuidar corretamente dos microorganismos que habitam seu corpo e multiplique sua saúde. Clique aqui.

Existem cerca de 100 trilhões – repetindo: 100 trilhões! – de micro-organismos vivendo sobre ou dentro de você neste momento. Eles entram por sua boca, nariz, ouvidos e por qualquer outra entrada de seu corpo. Ou seja, aquilo que você considera ser você é apenas uma fração do que realmente é… você.

Nós chamamos este sistema de seres vivos morando em nós de microbiota. Estas pequenas criaturas contém cerca de 22 milhões de genes com seus próprios DNA que não só permitem que elas existam, como são fundamentais para vários processos do organismo humano. Elas auxiliam na digestão, mantém o sistema imune saudável e controlam nossa fome, ajudando a nos fazer sentir “saciados”.

Elas até mesmo podem alterar nosso humor.

Ratos criados em ambientes esterilizados, não expostos a estes micro-organismos, respondem de forma menos efetiva a estímulos de estresse, do que ratos plenos de sua microbiota.

Você já ouviu falar em transplante de fezes? Acredite, é uma coisa real e muito eficiente. Algumas doenças são causadas por microbiotas com pouca diversidade, o que deixa o indivíduo suscetível a infecções. As fezes de uma pessoa saudável são transferidas diretamente para o intestino da pessoa com poucos micro-organismos. Os novos habitantes recolonizam o local e deixam tudo bem novamente. Esse tratamento é usado com mais frequência quando alguém toma algum antibiótico que acaba matando uma parte grande demais da sua microbiota.

Cientistas inclusive descobriram que ratos obesos que receberam microbiota de ratos magros, pior incrível que pareça, perdem peso de forma mais eficiente, mesmo que as suas dietas 'pró obesidade' sejam mantidas.

Os micro-organismos que vivem em nós são tão significativos, de várias maneiras diferentes, que cogita-se que, no futuro, os médicos não irão mais nos diagnosticar, mas sim diagnosticar eles: nossos inquilinos.

Embora apenas 10% de você seja você, você tem um papel importante em relação a seu corpo. Porque, na verdade, você pode mudar os outros 90%. Tudo o que você come afeta sua microbiota. Comidas que possuem prebióticos e probióticos, por exemplo, introduzem novas e saudáveis bactérias, que podem ajudar as velhas a funcionarem. Por outro lado, os nuggets de frango que você adora ou quaisquer outros alimentos processados são tratados com produtos químicos que matam as más bactérias, mas que possuem o infeliz efeito colateral de matar as suas bactérias boas também.

Pessoas que vivem no lado ocidental do planeta, na verdade, possuem uma microbiota muito menos rica do que pessoas em outras culturas sem o costume comer alimentos processados. Isso acontece não só por causa deste tipo de dieta, mas também pelo uso frequente de antibióticos e sabonetes bactericidas. Esses costumes ocidentais também podem explicar por que existem muito mais casos de alergia e de doenças autoimunes neste lado ocidental do planeta.


Pitaco Conceição Trucom: lembrar que IDEALMENTE somos 65% água + 10% de minerais. Somando tudo isso somos 75% Minerais & 90% MICROBIOTA vivendo uma experiência Animal, Humana, Orgânica!

E que o SER mais poderoso do mundo pode ser eliminado da terra por uma mini-colônia de micro-organismos patógenos, como é o caso do EBOLA. Este foi o caso dos Dinossauros!!!

* ASAP Science 

* Jéssica Maes para o HypeScience


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine