Você sabe comprar Verduras, Legumes e Hortaliças? Fadas & Princesas

O Ser Ecológico vai à feira II - Verduras, Legumes e Hortaliças

Conceição Trucom *

Trata-se de uma série de textos que orienta O Ser Ecológico vai à feira, parte importante do meu livro DE BEM com a Natureza (Alaúde - capítulo 6), um livro vanguarda, à frente do seu tempo, quando falamos da Alimentação que facilita a Existência do SER Humano, principalmente das Crianças de Todas as Idades...

As pessoas fazem a maior confusão sobre o que é o que? Verduras, legumes e hortaliças são vegetais que abrangem muitas estruturas biológicas.

Usualmente incluem as folhas, caules como o aspargo e o alho poró, raízes de diversas plantas, como a cenoura e tubérculos como a mandioquinha (batata-baroa).

Neste grupo podemos incluir também frutos não-doces, como as vagens verdes (a ervilha torta) ou as suas sementes (o petit pois ou as favas). Temos as flores como a alcachofra e a couve-flor e vamos incluir ainda o pepino, os diferentes tipos de abóboras, tomates, abacates (uma fruta neutra), pimentas e o milho-verde (enquanto verde é uma fruta, um pseudo-cereal).

Por extensão, consideram-se por vezes como hortaliças algumas sementes já maduras (secas), como as ervilhas e feijões, mas já colocamos esta turma em leguminosas.

A produção comercial das hortaliças é uma especialização da horticultura, chamada olericultura. A produção familiar das hortaliças é feita nas hortas.

As verduras, legumes e hortaliças são a principal fonte de fibra da alimentação. Lembre-se de que os alimentos de origem vegetal, entre os quais se encontram as verduras e as hortaliças, devem estar muito bem representados em uma alimentação balanceada, já que mais da metade da energia total da dieta deve ser proporcionada por esses alimentos.

As características nutritivas desse grupo são seu baixo aporte energético, dada sua riqueza em água, quase 80%. Fornecem principalmente pró-vitamina A, vitamina C e são a principal fonte de fibra da dieta. As verduras e as hortaliças mais verdes são mais ricas em carotenos. A fibra passa intacta pelo sistema digestório e, ao mesmo tempo, capta água, o que aumenta o volume dos resíduos fecais e favorece o trânsito intestinal.

Devido à grande variedade na riqueza de vitaminas e minerais que os alimentos deste grupo contêm, recomenda-se a ingestão variada e diária de verduras e hortaliças.

Se você não tem feira orgânica por perto ou não pode comprar, escolha sempre verduras em bom estado, porém, tenha preferência pelos mais franzinos, tortinhos, com defeitos. No caso das folhas, valem aquelas com registros de passagem de lagartas. Afinal, se a lagarta a quis comer é porque não tem agrotóxicos. O odor também é importante. Se comprá-las embaladas observe se não contêm líquido no interior nem se estão murchas ou meladas. Não compre grande quantidade já que, em geral, a verdura fresca não é recém-colhida (em super mercados ou feiras não orgânicas) e se estragará com facilidade em casa. Confira a lista a seguir:

    * Abóbora
    * Abobrinha
    * Acelga
    * Aipo (salsão)
    * Alcachofra
    * Alface Lactuca sativa
    * Alfafa
    * Almeirão
    * Aspargo
    * Berinjela
    * Bertalha (Basella rubra)
    * Brócolis
    * Cebola, família da
      Alho
      Alho poró Allium porrum
      Cebola, Cebola-roxa 
    * Chicória
    * Chuchu
    * Cogumelo (na verdade um fungo, não uma planta)
         Shiitake, Shimeji e Champignon são os mais comuns no Brasil
    * Couve
    * Couve-de-bruxelas
    * Couve-flor (couve e flor)
    * Couve-galega
    * Endívia
    * Erva-doce ou Funcho
    * Espinafre
    * Jiló
    * Maxixe (Cucumis anguria)
    * Milho verde (o bem tenro, a espiga chega ser um branco amarelado)
    * Pepino e Pimentão (na verdade são frutas classificadas como não doce)
    * Quiabo
    * Raízes
          Beterraba
          Cenoura
          Gengibre
          Mandioca ou Aipim (Manihot esculenta)
          Nabo
          Rabanete
    * Repolho
    * Rúcula
    * Salsão
    * Taioba (Xanthosoma sagittifolium)
    * Tomate (na verdade é uma fruta classificada como não doce)
    * Tubérculos
          Batata
          Batata doce
          Mandioquinha ou Batata-Baroa
          Inhame e Cará 

Texto da série O Ser Ecológico vai à Feira

Especial: Vídeo - Feira Livre com Conceição Trucom

Água – o elo da vida e da Paz Mundial

O Ser Ecológico vai à feira I - As Frutas: As Rainhas das Águas

O Ser Ecológico vai à feira III - As Folhas - As Princesas da LUZ

O Ser Ecológico vai à feira IV - Os Cereais e as Leguminosas - As Semi-Deusas

O Ser Ecológico vai à feira V - As Sementes ou Frutas Oleaginosas - As DEUSAS

Leia também: Os alimentos da estação
Feiras orgânicas Brasil afora


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine