Você sabe comprar As Folhas? Princesas da LUZ

O Ser Ecológico vai à feira III - As Folhas

Conceição Trucom *

Trata-se de uma série de textos que orienta O Ser Ecológico vai à feira, parte importante do meu livro DE BEM com a Natureza (Alaúde - capítulo 6), um livro vanguarda, à frente do seu tempo, quando falamos da Alimentação que facilita a Existência do SER Humano, principalmente das Crianças de Todas as Idades...

As Princesas da minha HORTA! Do meu jardim aromático! 
Ricas em clorofila e magnésio, são as Princesas da LUZ.

Bem, antes de finalizar com as verduras, preciso falar das folhas. Na Alimentação Crua e Viva as Sementes são as Deusas, as Frutas as Rainhas e as Folhas as Princesas.

Enquanto na alimentação convencional as folhas estão reservadas basicamente para serem consumidas nas saladas e alguns sanduíches (os naturais), na Alimentação Crua e Viva as folhas estão presentes em todos os preparos.

Reservatórios perfeitos da energia solar, materializada na forma da clorofila, as folhas, principalmente as verde-escuro, são ricas em ferro (nutrição perfeita para o corpo físico) e magnésio (nutrição perfeita para o corpo espiritual), proporcionando maior equilíbrio e serenidade. As folhas nos ajudam a integrar nossa existência física com a espiritual. Em outras palavras, nos ajudam a aterrar, sem perder contudo nossa ligação com o cosmo, com a força da Criação.

Os vegetais de folha são muito importantes na alimentação, não só na medida em que fornecem vitaminas e sais minerais, mas sobretudo, porque:

- Têm grande poder de desintoxicação; por ABSOLUTA RIQUEZA de moléculas inteligentes (VIVAS), desde que consumidas cruas ou levemente cozidas;

- São ricas em água estruturada e enzimas, são de fácil assimilação e digestão. Em geral, não causam saciedade;

- Têm pouco valor energético, embora seus fitoquímicos nutracêuticos e suas vitaminas (biodiversidade e alquimia) apresentem elevado valor e poder biológicos;

- São ricas em sais minerais como ferro, magnésio e cálcio, portanto ajudam na formação estrutural do sangue e ossos;

- São ricas em fibras, portanto ajudam a formar a dar volume e fluidez nas fezes, além de serem nutrientes da flora intestinal e precursoras da síntese da vitamina B12 nos intestinos;

- Uma vez usadas em sucos coados, apresentam rápida absorção e alcalinização de todo o metabolismo. Tais sucos verdes são os mais indicados para processos de revitalização e curas.

Os vegetais folhosos são ricos em vitaminas como a provitamina A, riboflavina, ácido fólico (expressão originária da sua abundante presença nas folhas ou folium) e vitamina C. Quanto mais verde-escuro as folhas se apresentam, mais nutracêuticos conterá. As mais populares são as couves, a acelga, o espinafre, a bertalha, a rama da beterraba e as mentas. Mas temos as alfaces, a endívia, a rama da cenoura, o almeirão, a rúcula, o agrião...

 

O ácido fólico, folacina ou ácido pteroil-L-glutâmico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas  estruturais e hemoglobina.

Benefícios
O ácido fólico é efetivo no tratamento de certas anemias;
Pode manter espermatozoides saudáveis;
É uma das vitaminas indispensáveis para uma gravidez saudável;
Reduz risco de mal de Alzheimer;
Pode ajudar a evitar doenças cardíacas e derrame e;
Ajuda a controlar a hipertensão.


BROTOS DE TRIGO GRAMA


BROTOS DE GIRASSOL - Assista TV De Bem com a Natureza 2 - Brotos

Podemos considerar como folhas (tenras) todos os brotos, cultivados facilmente (caseiramente) a partir da germinação das sementes. Exemplos são os de alfafa, de feijão moyashi e até do girassol (gostinho suave de agrião). Temos também as gramas, onde a mais popular, e fácil de produzir domesticamente, é a do trigo ou trigo-grama, presença constante em sumos de clorofila e no suco de luz do sol.

Não esqueçamos das folhas classificadas como PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) como a serralha, dente-de-leão, caruru, azedinhas, ora-pro-nobis, capuchinha, vários tipos de manjericão e mentas, língua de vaca, peixinho, folhas de chuchu e abóbora, taioba, picão branco e amarelo, tiririca e tiriricões e por aí vamos, reconhecendo em diferentes biomas e regiões do Brasil e do mundo. 

Recomendo nosso Curso OnLine sobre as PANC para todos saberem mais sobre estes alimentos do futuro... Também meu livro E se não houver Alimento? (IRDIN) e o próprio livro sobre PANC do Valdely Knnup (Plantarum).

As Ervas, em geral muito aromáticas, devem ser usadas com moderação nos preparos, para evitar a invasão dos sabores e aromas. São especiais também para proporcionar nuances de todos os sabores como o salgado, picante, ácido, amargo, doce e adstringente. Verdadeiras Princesas e Magas, transformam um prato comum em uma iguaria dos Deuses!

Riquíssimas em fitoterápicos nutracêuticos, a moderação mais uma vez deve ser lembrada. Mas são preciosas como aintioxidantes, inti-inflamatórias, cicatrizantes e mineralizantes. Em síntese: são rejuvenescedoras e Princesas da LUZ.

Assim, na Alimentação Crua e Viva as ervas são fundamentais para dar o seu charme, o arredondamento nos sucos, leites de sementes, pratos doces e salgados. São elas:

Alecrim, basilicão, capim-limão, ceboulete (uma cebolinha fina de sabor mais suave), erva-cidreira, erva-doce, estévia (folha), eucalipto (folha), guaco, hibisco, hortelã e todas as mentas, limão (folha e raspas da casca), manjericão, manjerona, nirá (sabor suave de alho), orégano, salsa, sálvia e tomilho.

Finalizando

Para proporcionar o melhor destas princesas, o ideal é evitar seu aquecimento e perda de LUZ, pois as suas águas estruturadas, vitaminas hidrossolúveis e enzimas são perdidas no cozimento, motivo pelo qual os vegetais devem ser consumidos crus ou pouco cozidos (amornadas, no vaporzinho rápido ou al dente).

Como as folhas têm um ciclo rápido, são as que costumam apresentar, quando de cultura convencional, o menor grau de contaminação por agrotóxicos (em relação as frutas, legumes e raízes).  Entretanto, as folhas de cultura orgânica apresentam textura mais crocante, além de maior concentração de sais minerais e vitaminas.

Algumas folhas precisam ser reconhecidas como alimento pelo consumidor brasileiro. Bons exemplos são as folhas da beterraba e a rama da cenoura, ricas em antioxidantes, ferro e clorofila. São excelentes para sucos, saladas e amornados. Da mesma forma as folhas da couve-flor, abóbora, brócolis e os talos da salsa, coentro, agrião e hortelã, riquíssimos em vitamina C, que podem ser usadas nos sucos, chás ou triturados no preparo de molhos.

Texto da série O Ser Ecológico vai à Feira

Especial: Vídeo - Feira Livre com Conceição Trucom

Água – o elo da vida e da Paz Mundial

O Ser Ecológico vai à feira I - As Frutas - RAINHAS das Águas

O Ser Ecológico vai à feira II - Verduras, Legumes e Hortaliças - Fadas & Princesas

O Ser Ecológico vai à feira IV - Os Cereais e as Leguminosas - Semi-Deusas

O Ser Ecológico vai à feira V - As Sementes ou Frutas Oleaginosas - DEUSAS PERFEITAS

Leia também: Os alimentos da estação
Feiras orgânicas Brasil afora


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine