Não podemos viver sem ela...

Por Dr. Alberto Gonzalez **

Ela é condição fundamental para existência da vida. Os estudos astronômicos de prospecção de vida dentro e fora do sistema solar buscam sempre o fator básico para sua existência: a água

Após o oxigênio, a água é o nosso mais importante nutriente.  Sem ela, seria impossível viver. Ela compõe 90 por cento do corpo de um bebê e ao redor de 65 a 70% do corpo de um adulto. Nossos músculos são compostos de 75% de água. Até nossos duros ossos são compostos por 22% de água. Ela é o maior componente de nossos alimentos.

A água é uma grande mutante, condutora da vida, dotada de poderes quase sobrenaturais. Nosso sistema circulatório é todo desenhado com base nas propriedades desse elemento. Com isso, cumpre-se a função de entregar os minúsculos nutrientes no interior de cada uma das células do corpo.

Características da água estruturada ou hexagonal:
1. Menos viscosa, na verdade apresenta a tensão superficial
compatível com as águas presentes nos 3 lagos internos;
2. Portanto mais permeável, mais ativa biologicamente;
3. Mais solúvel e ativa para solubilizar os ativos e excretos;
4. Portanto, mais rica em oxigênio;
5. Isenta de sais insolúveis (mais branda); 
6. Se distribui de forma de pequenos agrupamentos organizados.

Todos sabem que diarreias graves seguidas de desidratação levam a situações críticas e à morte. Mas esse estado pode ser atingido de formas cotidianas, menos evidentes, e conduzir a um estado de doenças crônicas.

Normalmente bebemos água apenas quando sentimos sede. E sentir sede é um sinal de que as reservas corporais de água baixaram e a densidade do plasma aumentou. Isso leva à ativação da vasopressina, um hormônio secretado pela hipófise posterior que aumenta a reabsorção renal de água, inibe a produção de urina e ativa o reflexo de sede. Ou seja, bebemos água como uma resposta fisiológica a um estado crônico de desidratação e não para nos hidratarmos.

Imaginemos a boca seca e, como ela, a mucosa intestinal. O corpo precisa de água. Para reidratar-se, já que não ingerimos água, o corpo então passa a beber a água que está no intestino grosso, o que provoca o ressecamento das fezes. Os rins retêm a água e a urina fica concentrada, amarelada. A pele, os olhos, as articulações e a mucosa respiratória "murcham", e as secreções brônquicas e intestinal tornam-se espessas. Os ossos da coluna se ressecam e se ressentem; é a base de toda dor lombar.

Dentro do corpo temos três "lagos" com águas estruturadas, mas com diferentes elementos em cada um deles.

- O primeiro é o da água intravascular, que é o sangue, rico em proteínas, ocupados por glóbulos vermelhos e brancos, dependendo da alimentação, estará repleto de nutrientes.

- O segundo entre as nossas células (intercelular), composta de um plasma sem proteínas.

- E por último, o lago mais vasto, o intracelular, a água que encontra-se no interior de nossas células, repleta de proteínas e veículo de todas as reações que envolvem a vida. Independente do lago a que pertençam, nossas águas internas são todas estruturadas.

Portanto, mantenha os seus reservatórios cheios, ou seja, mantenha-se hidratado, seja com a água estruturada (dos alimentos, na verdade a que indico ser em maior quantidade) ou a água filtrada (neutra ou alcalina). Desta forma você evitará muitas doenças.

UM ALERTA: A água alcalina por si só, não resolve o problema de acidez dos tecidos e órgãos do seu corpo. É preciso adotar uma dieta equilibrada e rica em sais minerais estabilizantes e alcalinizantes do plasma. Sem a sobrecarga ácida dos alimentos processados - açúcar, amido, laticínios e carnes - a neutralização do plasma e dos tecidos ocorre de forma fisiológica.

Pense nisso :)

Leia também: Água, elo da vida e da Paz Mundial

(**) Dr. Alberto Peribanez Gonzalez é médico formado pela Universidade de Brasília, com residência e título de especialista em Cirurgia Geral e com Doutorado em Medicina pela Ludwig Maximilians Universitaet Muenchen (Munique) na Alemanha. Fez parte de um grupo que publicou centenas de artigos publicados nas mais importantes revistas científicas internacionais, recebendo prêmios científicos pelas aquisições na área de microscopia intravital (estudo dinâmico, in vivo, da microcirculação). Autor do best seller Lugar de Médico é na Cozinha - Alaúde. 

Gostou? Seja assinante do Doce Limão e acesse outras entrevistas exclusivas, além de cursos, textos, dicas e receitas. Clique aqui


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine