Tabela de Germinação

Tabela de Germinação

Conceição Trucom * 

Este é um presente em homenagem a todas as mães do mundo: de todos os reinos, de todos os níveis de consciência, principalmente aqueles que abundam de luz para clorofilar e crescer em despertar.

Esta é uma tabela, elaborada por mim, com o intuito de ser o mais amigável possível, já que são muitos dados para tabelar. Entretanto, apesar de conter a experiência prática de crudivoristas que vivem na região sudeste do Brasil, traz referências importantes sobre as várias formas de germinar e brotar as principais sementes disponíveis, conhecidas e testadas.

O que é a Tabela de Germinação?

Trata-se de uma tabela que resume anos de experiência de crudivoristas sobre os melhores tempos para a germinação e brotação de diversas sementes oleaginosas, cereais, leguminosas e ervas-hortaliças, separados por tipo de germinação: água, terra e ar.

Lembrando que germinados e brotos são PANC, já que alimentos não muito convencionais. Nosso sonho é mudar essa história, praticando a Alimentação Crua e Viva cada dia com mais frequência, consistência e determinação. Neste momento deixarão de ser PANC e passarão a ser rotina, convencionais amigos do seu detox, saúde e lucidez!

Quer saber mais?

Seja assinante Doce Limão e tenha acesso aos cursos online da Conceição Trucom, mais palestras e inúmeros conteúdos exclusivos. Entre os cursos, você terá acesso ao "Germinação: Curso online", em 5 aulas, com muitas técnicas e receitas da Alimentação Viva. 

Separei por tipos de sementes: oleaginosas, cereais, leguminosas e ervas-hortaliças, porque penso que facilita bastante o entendimento e a percepção dos tipos que guardam semelhanças...  

         SEMENTES E TIPOS DE GERMINAÇÃO

 

Tempo (horas)
imersão água

acordando

Tempo (horas) Germinção
 
no ar

Tempo

Germinação
 
na água

Brotos na

Terra ou Ar

OLEAGINOSAS

Amêndoa sem casca

 

 

24 – 48 h (b)

 

Amendoim

8

8 – 16 ©

 

 

Avelã sem casca

 

 

24 – 48 h (b)

 

Cacau debulhado fruta fresca

 

 

4 – 5 dias

 

Castanha do Pará comum (f)

4 – 6

 

 

 

Castanha do Pará crua

 

 

4 – 5 dias

 

Castanha de Caju (f)

4 – 6

 

 

 

Coco Seco (g)

 

 

Mín. 7 dias

 

Gergelim c/ casca (branco e preto)

8

8 (j)

 

 

Girassol c/ casca (miúdo, graúdo ou branco)

8

8 – 36 (k)

 

7-10 dias Terra

Girassol sem casca

4 – 8 (e)

 

 

 

Noz portuguesa sem casca

8

 

 

 

Noz pecã ou Macadâmia sem casca

8

 

 

 

LINHAÇA (m)

8

 

 

GRÃOS OU CEREAIS

 

Tempo (horas)
imersão água

acordando

Tempo (horas) Germinção
 
no ar

Tempo

Germinação
 
na água

Brotos na

Terra ou Ar

Alpiste

8 – 12

8 - 16

 

4-5 dias Terra

Arroz integral (cateto/agulhinha)

8

48 (d)

 

 

Aveia em grão sem casca

8 – 12 (e)

 

 

 

Centeio

8

8 – 16 (k)

 

2-3 dias Terra

Cevada sem casca

8 – 12 (e)

 

 

 

Cevadinha sem casca

8 – 12 (e)

 

 

 

Cevada e Cevadinha com casca

 

 

 

7-10 dias Terra

Painço ou Milhote

8 - 12

8 – 16

 

5–7 dias Terra

Quinoa

2 - 4

2 - 4 (o)

 

2-3 dias Ar/Terra

Trigo integral

8

8 a 16 (k)

 

4-5 dias Terra

Trigo sarraceno sem casca

8 - 12

 

 

 

Trigo sarraceno com casca

8 – 12

 

 

7-9 dias Terra

MILHO - MILHO PIPOCA 

 8 - 12

24 a 36  

 

 

LEGUMINOSAS OU FEIJÕES

 

Tempo (horas)
imersão água

acordando

Tempo (horas) Germinção
 
no ar

Tempo

Germinação
 
na água

Brotos na

Terra ou Ar

Ervilha inteira (redonda)

8

8 – 16 (b)

 

7-10 dias Terra

Feijão Azuki

8

2 dias (h)

 

3-5 dias Ar

Feijão Moyashi

8

 

 

4-5 dias Ar (i)

Feijão fradinho

8

8 – 16 (b)

 

 

Grão de bico

8

8 – 16 (b)

 

5-7 dias Terra

Lentilha marrom

8

8 – 16 (b)

 

7-10 dias Terra

Lentilha rosa sem casca

8

 

 

 

Soja orgânica

8

8 – 16 (b)

 

4-5 dias Ar

ERVAS & HORTALIÇAS

 

Tempo (horas)
imersão água

acordando

Tempo (horas) Germinção
 
no ar

Tempo

Germinação
 
na água

Brotos
no 
Ar

Alfafa

8

 

 

3-4 dias Ar

Amaranto (caruru)

8

 

 

3-4 dias Ar

Feno grego

8

 

 

2-3 dias Ar

Brócolis

8

 

 

3-4 dias Ar

Cebola

8

 

 

4-5 dias Ar

Couve

8

 

 

4-6 dias Ar

Mostarda

8

 

 

3-5 dias Ar

Rabanete

8

 

 

3-5 dias Ar

Repolho

8

 

 

4-5 dias Ar

Trevo

8

 

 

4-6 dias Ar

 

 

 

 

 

 

(a) Os brotos precisam de muita água para o crescimento. Ideal lavar 2 a 4 vezes por dia. Tirar a casquinha antes do consumo. Seu paladar em geral é suave, ótimo para a transição alimentar e crianças. Crescem rápido em clima quente. Devem receber luz indireta, jamais sol direto.

(b) Ideal tirar a pele antes de consumir, principalmente para crianças.

(c) É fundamental tirar a pele e observar o estado das sementes. Se houver pontos pretos ou cor anormal, descarte a semente. Se o percentual dessas sementes com problemas for acima dos 10%, descarte tudo e troque de fornecedor. 

(d) Até aparecer o “narizinho”.

(e) Algumas sementes ao serem descascadas ficam sem germe e não irão germinar. Mas ao colocá-las na água desencadearão seu “potencial germinativo”, como é o caso da aveia, cevada, cevadinha e girassol sem casca. Em geral, germinam no máximo 30%. Com molho de 8 a 12 horas ficam macias para consumo. Para produzir brotos é necessário conseguir sementes com maior capacidade germinativa.

 (f) A castanha de caju, castanha-do-pará, mesmo as vendidas como cruas, normalmente já passaram por um processo de “cozimento” para serem extraídas de suas “castanhas”. Não são, portanto, sementes germináveis. Mas, colocá-las na água potável, por 4-8 horas, irá diluir seu potencial calórico e torná-las mais digestas. No caso do cacau, já fermentado, a função é somente de reidratação. 

(g) Procure um coco seco em bom estado, que não esteja rachado e que contenha água em seu interior. Deixe “naufragado” na água (em bacia ou tigela) no mínimo por 7 dias, lavando bem (esfregando com as mãos) sob água corrente e trocando a água uma vez ao dia.

(h) Sementes que não germinaram (duras) devem ser descartadas.

(i) No escuro para que os brotos fiquem macios.

(j) Amarga se ficar mais de 8 horas no ar. Não use gergelim sem casca pois mesmo que germine terá sabor muito amargo.

(k) No verão, germina com menos horas no ar. No inverno, são mais horas no ar. Quanto menor a semente mais rápida a germinação. No caso dos cereais – trigo, centeio e cevada - outra variável é o que se deseja preparar. Uma semente mais macia para mastigar inteira, fazer pães ou biscoitos, maior tempo de germinação (24 a 36 horas), enxaguando diariamente pela manhã e à noite.

(m) A linhaça deve ser hidratada em 1:5 partes de água filtrada (ou de coco verde). Ou seja, para cada 2 colheres (sopa) de semente, use 10 colheres (sopa) de água. Ela formará uma mucilagem (um gel) durante a sua hidratação, que não precisa ser lavada, desde que se consuma somente a dose diária recomendada (2 colheres de sopa/adulto ou 1 colher de sobremesa ou sopa/criança até 12 anos), quando o teor de ácido fítico residual atua beneficamente como antioxidante. Com 8 horas de hidratação já pode ser consumida no preparo de sucos e receitas em geral. Porém, deixando-a no próprio recipiente de vidro por mais 8 horas, terá seu potencial germinativo otimizado.

 (n) – Semente que, apesar de brotar, melhor se consumida antes do narizinho aparecer, pois poderá ter gosto ruim.

 (o) A Embrapa está desenvolvendo produção adaptada às condições brasileiras (região Goiás e Mato Grosso). A oferta comercial ainda é pequena. Enquanto não temos produção nacional, o melhor substituto é o trigo sarraceno. 

Leia esta Dica Exclusiva do Assinante Doce Limão -> Sementes: onde comprar?

Confira nossa GALERIA de imagens de lindos BROTOS

Texto extraído do livro De BEM com a Natureza 
- Cuidando do seu filho com a Alimentação Viva -
Conceição Trucom (Alaúde) - Um livro Especial Kids.  

Quer saber mais?

Seja assinante Doce Limão e tenha acesso aos cursos online da Conceição Trucom, mais palestras e inúmeros conteúdos exclusivos. Entre os cursos, você terá acesso ao "Germinação: Curso online", em 5 aulas, com muitas técnicas e receitas da Alimentação Viva. Mas tem também o Curso dos Primeiros Passos e dos Sucos Terapêuticos. Clique na imagem abaixo para saber de todos os nossos 10 Cursos OnLine.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine