Yakults de Cereais Fermentados

Yakult de Alpiste

Conceição Trucom*

Bem, esta ideia dos leites fermentados nasceu durante a realização da AULA 4 do nosso Curso de Germinação online. Vale dar uma conferida e mesmo re-estudar!

O yakult que conhecemos é uma bebida láctea de origem animal, fermentada e SUPER ADOÇADA com açúcares refinados e invertidos, ou seja: onde ficou o saudável???

Nossa versão de 'yakult' é vegano, vivo (porque vem de uma semente previamente germinada), sem açúcar ou lactose ou caseína, super SAUDÁVEL, e nada mais é que um leite extraído de uma semente previamente fermentada, e saborizado (adoçado) com uma fruta fresca e madura da estação, ou uma fruta seca regional.

Nesta primeira receita usei a semente de alpiste que é ideal para este preparo. Mas podemos usar o leite de qualquer outro cereal que, após sucessivas fermentações, já contenha pouco ou nenhum amido. Cereais com muito amido, mesmo germinados, mas pouco fermentados, irão causar flatulência devido a má combinação de amido (polissacarídeo = açúcar complexo) com a frutose da fruta seca ou fresca (dissacarídeo ou açúcar simples). Bons exemplos de opções são:

- Grãos (cereais) com pouco amido geram somente 1 (algumas vezes até 3) rejuvelac: painço, alpiste e milhote;

- Grãos com muito amido precisam dos 3 ciclos de fermentação, então use somente o terceiro Rejuvelac neste preparo: trigo, aveia, cevada, cevadinha e centeio;

- Frutas oleaginosas geram somente 1 rejuvelac pois não contêm amidos: amêndoa, linhaça, girassol e amendoim;

- Leguminosas: nunca fiz porque penso que não combina com este tipo de receita... Mas vale experimentar...


YAKULT DE ALPISTE

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de semente de alpiste, 1 xícara (chá) de água filtrada ou solarizada (ou de rejuvelac), 5 ameixas pretas secas (ou 5 tâmaras) previamente picadas e hidratadas, gotas de essência de baunilha.

Preparo: lave as sementes de alpiste e deixe de molho em água filtrada por 8 horas ou toda a noite (etapa do acordar da semente).

Coloque a semente acordada sobre uma peneira, eliminando a água da hidratação. Lave e deixe-a germinar no ar por cerca de 8-12 horas. Lembre de lavá-la por 1 a 2 vezes ao longo da germinação.

Daí em diante temos 2 opções

A) Por fermentação da própria semente:

  1. Passe a semente da peneira para um frasco de vidro incolor e transparente (boca larga), limpo e higienizado. Acrescente 2 xícaras (chá) de água filtrada ou solarizada. Deixe a semente germinada fermentar nesta água por 24 horas. Importante: deixe que esta fermentação ocorra em local iluminado, nem muito quente, nem muito frio. Apoie a tampa do frasco (ou use um pires) para evitar insetos e contaminações.  
  2. Após 24 horas de fermentação leve tudo ao liquidificador e bata bem até observar 100% da extração do leite. O alpiste, painço e milhote são sementes bem duras, mesmo após a germinação e fermentação.
  3. Coe numa panela furada 1 (voil), lembrando de tirar tudo do liquidificador com um pincel. Volte o leite para o liquidificador, acrescente as frutas secas hidratadas (com sua calda) e os saborizantes. Bata até textura homogênea. Coe novamente na panela furada 1 e sirva imediatamente.
  4. As fibras da fruta seca que ficam sobre o coador use com banana amassada, numa granola viva, salada de frutas ou na massa de um cracker. 

B) Com Rejuvelac previamente preparado:

Este caminho é mais rápido porque usamos um rejuvelac já pronto, incluso de outras sementes, como o tradicionalmente feito com o trigo germinado.

Bata no liquidificador a semente germinada, que por este caminho precisa ser uma fruta oleaginosa - jamais um cereal - com 2 xícaras (chá) de Rejuvelac conforme em A2 e siga até a etapa A4.

Na foto tem uma penca de banana ouro que podemos usar e tornar este yakult uma vitamina. Neste caso, será opcional o uso da fruta seca já que a banana saboriza suficientemente doce...

O sabor? Delicioso, suave, delicado e VIVO! 

 

YAKULT DE PAINÇO BRANCO (ou milhote = painço vermelho) 

Que pode virar um iogurte cremoso se batido com manga, goiaba, banana, caqui... Ou com abacate, mas aí talvez precise dar uma adoçada com uma colher (sopa) de fruta seca ou melado de cana... 

Ingredientes: 1 xícara (chá) de painço germinado (8 horas na água + 8 horas no ar) + 1 litro de água filtrada ou solarizada (para fermentar o painço) + 1 manga madura + suco fresco de 1 limão + 1 pitada de cardamomo em pó (pode ser canela, ou gotas de baunilha). 

Preparo: passe o painço germinado para uma jarra de vidro, acrescente a água e prepare o rejuvelac deixando-o fermentar por 24 horas. 

Leve tudo para o liquidificador e bata bem para poder extrair o leite fermentado desta semente que tem a casca bem durinha. Coe na PF1. Volte o leite para o liquidificador, acrescente os demais ingredientes. Leve a geladeira ou sirva imediatamente.


Foto: Yakult de Painço batido com limão e manga palmer 

Foto: ao fundo à esquerda o Yakult de aveia - após terceiro e último ciclo de fermentação, portanto com bem menos amido - batido com manga palmer e suco fresco de 1/2 limão. À direita o Yakult de aveia puro que pode ser tomado assim ou com suco fresco de limão ou batido com uma mão de fruta seca previamente lavada e hidratada e gotas de essência de baunilha.

Na frente o resíduo fibroso da aveia fermentada retido na panela furada 1 (voil) que poderá ser consumido como refeição matinal ou lanche com uma fruta fresca amassada (banana, mamão...) e opcionalmente com um pouco de fruta seca (uva, ameixa...). Canela, gotas de suco e raspas de limão são bem vindas!


  

Foto: o copo da esquerda é um suco verde preparado com rejuvelac de aveia de ciclo 1, 2 ou 3 (não importa porque não leva fruta) batido com as sementes de aveia fermentadas, suco fresco de 1 limão médio e o centeio grama que está ao seu lado-fundo. Poderia ser qualquer outro tipo de broto...

O copo do meio é o rejuvelac de aveia, que pode ser tomado somente com o suco fresco de 1 limão...

O copo da direita é um Yakult de mamão formosa batido com o rejuvelac de aveia ciclo 3, a aveia fermentada, suco fresco de 1 limão médio e usei também, porque tinha em casa, a polpa de um coco verde...

Yakult de Alpiste (esquerda) e Cevada (direita) batidos com banana nanica
e banana passa + gotas essência de baunilha.


LEITE DE MILHO DE PIPOCA

Esta receita é uma criação da crudivorista Jane Susie de BH/MG. Aqui ela não fermentou previamente o milho, então sugiro: prepare das 2 formas e tome sua decisão!!!

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de semente de milho de pipoca germinado (12 horas de água + 24 a 36 horas no ar) + 1 xícara (chá) de água filtrada ou solarizada + 2 maçãs sem casca e sementes + 1 pitada de canela. 

Preparo: bata primeiro o milho germinado com a água no liquidificador, para poder extrair o seu leite. Coe na PF1. Sai um leite com aparência de aguado ou fraco, mas não se engane, é super forte.

Volte o leite para o liquidificador e bata com a maçã e o limão. Sirva polvilhando com a canela.   

Confira a TABELA DE GERMINAÇÃO


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine