Não jogue fora o alho germinando

Os brotos contém antioxidantes saudáveis para o coração! 

Por American Chemical Society
 * em 26.02.2014

Tradução especial para Doce Limão: Fernando Trucco**

O “alho germinado” - bulbos de alho com brotos verdes brilhantes emergindo das cabeças – com frequência é considerado como passado ou estragado, e geralmente acaba na lata do lixo. 

Mas os cientistas tem informado que este tipo de alho tem ainda mais antioxidantes ativos benéficos para o coração do que suas contrapartes mais frescas. Eles descobriram que após cinco dias do narizinho do broto ter aparecido, o alho tem maior atividade antioxidante do que os bulbos jovens do alho fresco e que tem diferentes metabolitos, sugerindo que também são produzidas outras  substâncias diferentes. 

Extratos deste alho inclusive protegem células conservadas em uma placa de laboratório, de certos tipos de danos. "Portanto, a brotação pode ser uma forma útil para melhorar o potencial antioxidante do alho", concluem. 

Jong-Sang Kim e colegas observam que as pessoas têm usado o alho para fins medicinais há milhares de anos. Hoje, as pessoas ainda comemoram seus benefícios saudáveis. Consumir alho ou tomar suplementos de alho é reconhecido como uma maneira natural de reduzir os níveis de colesterol, pressão arterial e risco de doença cardíaca. Ele ainda pode fortalecer o sistema imunológico e ajudar a combater o câncer. 

Mas esses benefícios são reconhecidos para o alho fresco e cru. O alho germinado tem recebido muito menos atenção. Quando as mudas crescem formando plantas verdes, são produzidos muitos compostos novos, incluindo aqueles que protegem a planta jovem contra patógenos. O grupo do Dr. Kimtem argumentado que a mesma coisa poderia estar acontecendo quando crescem brotos verdes das cabeças de alho velhas. 

Outros estudos tem mostrado que feijões germinados e grãos tem a atividade antioxidante aumentada.
Partindo desta ideia a equipe desenhou uma pesquisa para ver se o mesmo seria verdadeiro para o alho. 

Conclusão: "A brotação pode ser uma forma útil para melhorar o potencial antioxidante do alho". 

Pitaco Conceição Trucom: E pensar que os culinaristas de plantão tiram este broto por causar amargor nos preparos...

Saiba mais sobre a produção e consumo: TV De Bem com a Natureza 2 - Brotos 

Fonte (*): American Chemical Society (ACS)(2014, February 26). Don't throw out old, sprouting garlic -- it has heart-healthy antioxidants. ScienceDaily.

(**) Fernando TruccoProfessional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor. 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Conheça o curso online

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine