As técnicas de preparo da Alimentação Crua e Viva

As técnicas de preparo da Alimentação Crua e Viva

Conceição Trucom *

A Alimentação Crua e Viva é uma prática que busca sintonia e cumplicidade com a Mãe Natureza, mas está na mão contrária das crenças e condicionamentos humanos.

Só unidos, teremos a força do TRANSFORMAR e do CURAR.

Quem? A nós mesmos, o universo que nos cerca e o planeta Terra.

Este texto faz parte de um novo livro que estou escrevendo sobre Alimentação em Momentos de Emergência, mas que reconheço muito mais como Alimentação para os dias de HOJE.

Resumidamente, a alimentação crua e viva é 100% vegetariana, mais que isso, vegana. Porém, evita-se alimentos refinados, industrializados e até os congelados por muitas horas. Na verdade, evita-se o fogão convencional, geladeira ou freezer.

A Alimentação Crua e Viva além de muito VITAL, é ecologicamente limpa por vários motivos:

1. Seus resíduos são 100% compostáveis, não poluem as águas ou solo.

Em momentos de emergência estes fatores são muito benvindos, porque gerar lixos nestes momentos será um agente bastante complicante. Não só porque irá poluir o local de abrigo ou acampamento, mas porque esta poluição irá ao longo dos dias, ou seja, rapidamente, voltar contra nós, na forma  insetos, animais, atraindo contaminações e doenças. 

2. Pode ser praticada, sem o consumo de gás, lenha ou eletricidade.

Em momentos de emergência, SE houver lenha ou gás, deverão ser poupados para a esterilização das águas e aquecimento dos abrigos e doentes. Para o alimento cru e vivo usaremos a energia solar e as nossas mãos, para processar os alimentos e até rodar um liquidificador manual.

As técnicas de preparo dos alimentos crus e vivos são todas muito simples, bem conectadas com as ofertas da natureza: estação, bioma, localização. Recomendo que você, o quanto antes, aprenda a praticar estas técnicas de preparo.

Mas, não é propósito deste texto estar ensinando tais técnicas, nem divulgando receitas. Estão aqui resumidas somente para que todos saibam que existem muitas ferramentas para uma alimentação mais essênica, mais em sincronicidade com você, com a natureza e o planeta terra.

Para os que desejarem aprofundar, no meu livro De BEM com a Natureza (editora Alaúde), estas técnicas estão abordadas em profundidade, além de um capítulo somente de receitas simples, inclusivas, ecológicas. Também tem o Curso on line de Germinação em 5 aulas, na página do Assinante do site Doce Limão.

Amornar

No crudivorismo, o alimento jamais é cozido (menos ainda frito), para evitar a evaporação das energias naturalmente armazenadas e que sejam destruídas as enzimas e vitaminas do alimento. Porém existem preparos onde usa-se a técnica do AMORNAR, geralmente em panelas de barro, aquecidas com resistências elétricas ou fogão convencional, usando as mãos para revolver e monitorar a temperatura, já que acima de 45 ºC as mãos serão queimadas.

Usa-se também, principalmente em momentos de emergência, o fogão solar, mas sempre evitando o super aquecimento dos alimentos.

 Ao lado a imagem de um fogão solar. Aprenda a fazer o seu AQUI.

Desidratação Solar

Como na alimentação dos essênios, é bastante usada no crudivorismo a técnica da desidratação solar, onde o alimento é arrumado sobre bases simples como pratos ou refratários (no caso de pequenas produções caseiras), e exposto ao sol forte da manhã para rápida desidratação. Mas, existem caixas desidratadoras, de diversos tamanhos, para produzir maiores quantidades.

Esta técnica permite desidratar alimentos in natura como frutas, legumes, hortaliças, batatas. Também alimentos elaborados como pães, bolos, tortas, biscoitos e barras de cereais germinados.

Aprenda a construir um desidratador solar AQUI.

Fermentação de Vegetais

A técnica de produzir vegetais fermentados é de conhecimento milenar. Ela agrega valor nutricional e maior tempo de armazenagem dos alimentos. Um processo onde microorganismos presentes no próprio alimento, ou adicionado (como o missô ou kefir), irão se alimentar dos açúcares existentes no meio, formando fermentos e gases. Assim, além do alimento passar por transformações físicas, também ganha digestabilidade (sabor, aromas e enzimas) e valores nutricionais como vitaminas e sais minerais.

Em geral usa-se um frasco de vidro de boca larga, previamente higienizado, com tampa, incolor e transparente. O alimento é picado, laminado, fatiado ou ralado (couve-flor, brócolis, cenoura, repolho, pepino, abobrinha, abóbora ou chuchu) e prensado dentro do frasco, de forma a não deixar ar. Ou pode-se não prensar o alimento e preencher seus espaços com um rejuvelac. De qualquer forma são fermentações anaeróbicas (sem ar). Tapa-se o frasco na pressão e aguarda-se 24 ou 48 horas para seu consumo. Após aberto deve ser temperado a gosto e consumido no dia.

A desidratação e a fermentação de vegetais são técnicas ideais para momentos quando há um excedente de alimento e não há meios de conservação.

Germinação e Brotação

A germinação e brotação das sementes, sejam elas de frutas oleaginosas, feijões ou cereais é uma técnica essencial para podermos classificar esta alimentação como VIVA. É na germinação que acordamos as sementes e grãos, tornando-os alimentos biogênicos, ou seja, vivos. Consiste em primeiramente hidratar a semente para que ‘acorde’ suas memórias germinativas e na sequência favorecer que a semente germine ou brote, conforme a natureza de cada uma.

Tabela completa com todas estas informações pode ser acessada no meu livro De BEM com a Natureza ou BEM AMIGÁVEL na página do Assinante do site Doce Limão.

Leites e Fermentados de Germinados

Uma vez germinadas, a maioria das sementes (e cereais) pode ser transformada em leites, iogurtes e queijos (fermentados ou não). Com 1 kg de sementes podemos fazer até 30 litros de leite, adoçados com frutas maduras e frescas ou simplesmente saborizados com ervas frescas ou secas.

Também pode-se somente fermentar alguns cereais germinados (como o trigo, cevada, alpiste...) e obter um caldo enzimático (rico também em probióticos) que auxilia na capacidade digestiva e desintoxicante do organismo, conhecidos como Rejuvelacs. Estas bebidas, em geral acidificadas com suco fresco de limão na hora do consumo, são absolutamente refrescantes e revitalizantes, porque mineralizantes.

Sementes germinadas podem ser batidas com rejuvelac para produzir queijos fermentados com diferentes sabores, texturas e tempos de fermentação. Uma verdadeira queijaria crudívora!

Prensagem de Vegetais

Uma técnica muito útil no dia-a-dia e nos momentos de emergência é a da prensagem, também chamada de marinagem ou ‘cruzimento’ com as mãos. Basta picar, laminar, fatiar ou ralar o alimento (couve-flor, brócolis, cenoura, repolho, pepino, abobrinha, abóbora, chuchu, jiló, berinjela, batatas, etc.) e levar para um refratário. Adicionar uma pitada de sal (ideal marinho), suco fresco de limão e ervas frescas ou secas. Ir prensando o alimento com as mãos e assim realizar um cozimento triplo: com o sal, com o limão e o calor das mãos. Segundo a crudivorista Ana Branco: alimentos com muito amor.

Depois de prensados podem virar um ensopado, um saladão, um risoto, acrescentando mais temperos tipo tomate fresco ou seco picado. Cubos de abacate, filetes de pimentão, uma semente germinada triturada ou cubos de maçã.

Um creme de beringela, sopa creme abóbora ou maionese de cenoura se batidos no liquidificador...

Sucos desintoxicantes, sucos verdes, vitaminas cremosas (smoothies)

Bem, o crudivorista começa o dia tomando um ‘banho interno’ via sucos verdes, sucos desintoxicantes. Em geral contendo uma fruta doce da estação, limão para fixar os minerais, bastante folhas verdes e uma hortaliça ou raiz. Chamamos este suco de vivo quando leva também alguma semente germinada e/ou broto. Para este preparo usa-se pouca ou nenhuma água (a prioridade é a água do próprio alimentos cru) e um liquidificador caseiro. Mas, em momentos de emergência, quando é bem provável não ter energia elétrica, entra em cena o liquidificador manual.

Enfim, está lançada a semente! Que ela germine em você!


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine