Alimento Vivo é bom para quê?

Alimento Vivo é bom para quê?

Dei título a este texto a partir de um post que a Juliana Malhardes colocou em nosso convite para o De BEM com a SUA Natureza, evento que aconteceu em Brasília em outubro 2012. Mas ele abre alas para algo que vinha planejando escrever, basicamente para todos nós, todos os que resistem em acreditar que é possível VIVER alinhado com o AMOR e a COMPAIXÃO pela sua vida, pela SUA Natureza e toda a natureza que nos cerca...

Escrever para todos que resistem em assumir de ser comprometido o suficiente com o sair da Caverna1 e Viver de fato o que é REAL DA VIDA vivida, que acontece exatamente fora das zonas de conforto.

Entendam que sair da caverna não significa ir para muito distante, mas ficar no AQUI E AGORA porém consciente. Consciente de estar AQUI, no seu SER e também AQUI com todos os SERES à nossa VOLTA...

"E quando nos perguntamos “alimento vivo é bom pra que”?
A melhor resposta que já ouvi ainda é: É BOM PRA VIVER!
E eu diria: viver plenamente!
Finalmente, devo dizer a você que, se ainda não viveu essa sensação,
não acredite assim gratuitamente.
Se dê a oportunidade de sentir, de VIVER a sua experiência com
a vida que está de presente nos seus alimentos, no seu corpo, na sua vida.
Que nasce e cresce AO SEU LADO!
Germine, experimente e sinta a vida em você.
Boa germinação!
Com carinho,
Juliana Malhardes"

Alguns NÓS típicos das paixões:

Tenho recebido mensagens dos meus assinantes, relatando através de perguntas e depoimentos, das suas dificuldades com a prática da alimentação crua e viva.

Alguns me dizem que acabaram as receitas e cansaram...

Oh my God! O brasileiro é um povo cuja alimentação, apesar de nossa incontestável criatividade, é absolutamente monótona, repetitiva, segundo estudos realizados pelo Ministério da Saúde2 sobre a alimentação das nossas crianças.

Quer algo mais repetitivo do que pão francês com manteiga, café com leite, arroz com feijão, ovo e batata frita? Que frango todo domingo, macarrão toda quarta e bife frito todos os dias? Pastel e coxinha na esquina da feira-livre toda semana?

O curioso é que essas coisas não cansam, ao contrário, é só sair desta rotina que, segundo depoimentos, começa-se a sonhar e ruminar por esta rotina. CAVERNOSO!

Outras pessoas me escrevem: não consigo imaginar de comer uma fruta no inverno ou dias frios... Preciso de algo quentinho! Mas, é bem possível que as pessoas intoxicadas, em dias friozinhos e noites de ansiedade, caiam matando pacotes de biscoito, batatas fritas e pão com bastante recheios 'animais': SANTA PADARIA! Mas, perceba: tudo isso é comido frio, ou seja, na temperatura ambiente (???).

Amigos que estão lendo este texto: não estou julgando, mas lhes jogando água fria para despertarem PARA A VIDA!

Estas dificuldades, estas resistências para a prática de uma alimentação mais crua e viva, porém VITALIZANTE, estão muito mais nos padrões de pensamento e condicionamentos emocionais.

Porque SEMPRE existem formas de solucionar e usar os desafios, as mudanças construtivas, para aprender o NOVO, a se CONHECER e se SUPERAR. Aliás, isso é exatamente VIVER!

Seja bem humorado com a vida: Se o plano "A" não deu certo, sorria porque o alfabeto tem mais 25 letras, hehe. Incluso: nada de 100% nada, certo?

Acontecia comigo, ex-hipotensa, de natureza ansiosa, de sentir necessidade absurda por qualquer comida salgada na hora que baixava a pressão ou batia a ansiedade noturna. Pensava: como pode uma fruta resolver esta necessidade cega por sal?

Pois é! Coma e perceberás! Quebra a onda da SABOTAGEM e compreenderás que, por aquele momento fostes salva pela(s) fruta(s). Repita sempre que precisar e um dia descobrirás que a fruta te estruturou para SERES um novo SER! Incluso mais DOCE, hehe!

Mais criatividade, menos zona de conforto!

Quem já participou de alguma mini aula (que seja) do crudivorismo, pôde perceber o quanto a criatividade, o inédito, o inesperado lhe pegou. Não só no visual e olfativo, mas no gustativo... Nas formas, nos utensílios, os novos ingredientes.

Para mim Alimentação Crua e Viva não é somente uma forma diferente de se alimentar, mas um ESTILO DE VIDA, uma oportunidade de praticar a cidadania que se faz com ECOLOGIA, com o ESTAR DE BEM COM A NATUREZA, começando pela SUA NATUREZA!!!

Saia da Paixão e Viva a ComPaixão

Vou compartilhar agora a sabedoria do Osho3 para te fazer este convite para VIDA. 

Nós sabemos o que é paixão; por isso não é muito difícil entender o que a compaixão poderia ser.

Paixão significa um estado de febre biológica - ela é quente, você fica quase possuído por energias biológicas inconscientes. Você não é mais senhor de si mesmo, é só um escravo.

Compaixão significa que você transcendeu a biologia, que você transcendeu a fisiologia. Você não é mais um escravo, você se tornou um mestre. Agora você vive conscientemente.

Não é mais dirigido, puxado para lá e para cá por forças inconscientes; você pode decidir o que quer fazer com as suas energias. Você é mais livre. Portanto, a mesma energia da paixão é transformada em compaixão.

Paixão é luxúria, compaixão é amor.

Paixão é desejo, compaixão é ausência de desejo.

Paixão é ganância, compaixão é compartilhar.

A paixão quer usar o outro como um meio, a compaixão respeita o outro como um fim em si mesmo.

A paixão mantém você preso à terra, ao lodo, e você nunca se toma um lótus.

A compaixão faz de você um lótus. Você começa a se elevar acima do mundo lodoso dos desejos, da ganância, da raiva. A compaixão é a transformação das suas energias.

Normalmente você vive disperso, fragmentado. Um pouco de energia é absorvida pela sua raiva, outro tanto é absorvido pela sua ganância, outro tanto pela sua luxúria e assim por diante. E, existem tantos desejos à sua volta que você fica sem energia nenhuma; você acaba oco, vazio.

Lembre-se do que disse William Blake - há uma grande sabedoria nisto -; ele disse: "Energia é alegria". Mas não lhe resta nenhuma energia; toda a sua energia vive descendo pelo ralo.

Quando todas essas energias não são mais desperdiçadas elas começam a encher o seu lago interior, o seu ser interior. Você fica repleto. Uma grande alegria brota em você.

Quando começa a transbordar, você se torna um Buda e passa a ser uma fonte inesgotável. De compaixão.

Só quando for um Buda você provará o que é a compaixão. A compaixão é um amor sereno, não frio, veja bem: sereno. É um compartilhar transbordante da sua alegria com toda a existência.

Você passa a ser uma benção para si mesmo e uma bênção para toda a existência. Isso é compaixão.

A paixão é uma maldição, a compaixão é uma bênção!

Paixão é zona de conforto, compaixão é ação pela conquista do amor e da paz!
  

(1) O Mito da Caverna

(2) Guia alimentar para menores de 2 anos (Assinantes Doce Limão)

(3) Osho, em Compaixão: O Florescimento Supremo do Amor.

Juliana Malhardes é crulinarista carioca (Niterói/RJ). Confira seu blog.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine