RECEITAS Domingão 17.05 com o MUDA SP

01 de Dezembro - Oficina do Limão em SP

Conceição Trucom *

Foi um encontro muito especial, num dia ensolarado com pessoas comprometidas, colaboradores alegremente dedicados, alimentos do BEM e DEGUSTAÇÕES dos DEUSES.

Abrimos com uma bebida gasosa - GingerAle de Maçã - preparada via fermentação do gengibre nos sucos de limão e maçã. Só quem bebeu pode contar!!!

Na sequência preparamos um cup cake de cenoura & coco germinado com calda de manga, maracujá e chia: sem fogão, forno, açúcar, farinha, glúten ou lactose. Tempo de preparo: 5 a 10 minutos!

Breve estaremos disponibilizando um vídeo com as imagens que todos tiramos do evento. Enquanto isso, vamos curtindo esta chamada para ir salivando enquanto compramos os ingredientes e preparamos as receitas a seguir...

Em homenagem ao mês das mães...

Mães queridas do mundo inteiro: chega de útero e rosto assando no fogo né? Alimentos saudáveis, processos de preparo rápidos, práticos, aromáticos e REJUVENESCEDORES é o que mais desejamos certo?

Vamos às receitas

CUP CAKE DE CENOURA e COCO Germinado

Esta receita foi uma inspiração e adaptação de um bolo de cenoura que vi no youtube. Ele levava amêndoas e não tinha coco. Decidi então usar um coco que recém tinha germinado e OPCIONALMENTE uma castanha de caju presente da Bioporã. Ao mesmo tempo, estava com umas mangas palmer rachando de maduras e uma chia crioula que comprei lá no cerrado. O maracujá? Foi ele que se convidou com seu aroma a participar da receita... E felizmente eu aceitei: ficou tudo divino!

Então, como as receitas são vivas, vamos ao momento!

Ingredientes bolo: 1 xícara (chá) de cenoura picada (ideal a orgânica que é mais doce), 1 xícara (chá) de coco germinado (coco seco germinado numa bacia com água por 5 a 10 dias), 1 xícara (chá) de uva passa preta (pode ser branca ou tâmara ou banana passa. As demais frutas secas não ficam boas), 1 xícara (chá) de castanha de caju crua sem hidratar (é opcional, porque já fiz sem e fica muito bom também), rodelas de gengibre fresco, canela e baunilha a gosto, 1 pitada de sal mineral, gotas de suco fresco e raspas da casca do limão.

Porque a castanha de caju é opcional? Porque o coco já é a parte rica em proteína e gordura nutricional. A castanha pode tornar a receita gordurosa e desbalanceada. Mas, quando colocamos a calda cremosa de manga e maracujá, mesmo usando a castanha de caju a receita fica divinamente balanceada: AHOOO!

Preparo bolo: coloque na lâmina 'S' do processador o coco e rale bem. Adicione a cenoura + gengibre + raspas da casca do limão. Processe bem. Adicione as passas e triture bem. Por último acrescente, com o processador ligado, a castanha de caju e os demais saborizantes. 

Coloque a massa nas forminhas e desenforme já no pratinho onde será servido. Mas é opcional dar uma desidratada prévia no sol ou no forno desligado. Mas confesso: não precisa, é delicioso assim... FRESH!

Ingredientes creme de manga: 2 manga palmer bem madura (ideal bem geladinha), 2 colheres (sopa) de chia, suco FRESCO de 1 maracujá azedo (médio), gotas de suco fresco de limão.

Preparo: descasque a manga, pique em cubos grandes e leve para o liquidificador. Coloque o maracujá numa Panela Furada 2 ou 3 para extrair o sumo. Coe sobre os cubos de manga. Acrescente a chia e bata por um minuto até uma textura espessa de creme-molho para decorar o cup cake.

Montagem: uma vez o cup cake colocado no prato em que será servido, jogue 1-2 colheres (sopa) do creme de manga por cima e decore com lascas do coco germinado ou folhas de hortelã ou pode ser um morango, amora ou mesmo uma uva passa!

O bolo sem a calda de manga, só o coco germinado ralado para decorar

  

  

 

O Ginger Ale de Maçã...
Mas pode ser de abacaxi, jaca mole, morango...
É só perceber a fruta doce da estação!

Lembrando que são bebidas lindas, coloridas NATURALMENTE, bem gasosas, mas de baixo grau de doçura. Ou seja, uma nova forma de tomar bebidas 'festivas', porque ganhamos no seu valor probiótico, no seu poder transformador Cultura da Vida.

Ganhamos em poder consumir tantas frutas, até aquelas danadas de doces, sem perder NADA... 

GINGER ALE = bebida fermentada a base de gengibre

As proporções são bem pessoais. Tem gente que gosta dele BEM cítrico e capricha no limão (tangerina, laranjas ácidas, pomelo, maracujá, tamarindo, uva etc.). Tem gente que, mais fogo nas ventas, adora exagerar no gengibre... Mas quando fazemos para várias pessoas, para uma festa por exemplo, é preciso moderação né?

Vamos começar fazendo 1,5 litro? Então, uma medida de sucesso seria: 100 ml de suco fresco de 3 limões + 1/4 xícara com rodelas (1 cm espessura) de gengibre fresco + 1 ramo de erva fresca se desejar + 1/4 xícara de melado orgânico de cana (pode ser também melado de caju ou cacau).

Para ser de maçã coloque 3 maçãs picadas (sem as sementes) e reduza o melado pela metade (1 a 2 colheres de sopa). No caso de outras frutas, elas precisam estar bem maduras e doces OK? Mas pense em 2 xícaras (chá) da fruta escolhida bem picada. No caso do abacaxi opte pelo pérola. No caso da jaca mole basta tirar os caroços...

Junte 2 xícaras (chá) de água solarizada e bata tudo no liquidificador. Coe numa Panela Furada 1 (feita em voil ou organza) e transfira para uma garrafa pet (bem limpa) de 1500 ml e complete com água solarizada até antes de chegar à parte cônica.

Lembre: quanto mais cheia a garrafa, mais rápido alcançamos o ponto final da fermentação e a bebida será mais doce, menos alcoólica, ideal para crianças e pessoas com dificuldades com o álcool. Tempo de fermentação 36 a 48 horas.

Quanto menos cheia a garrafa, será mais prolongada a fermentação e a bebida será menos doce e um tom mais alcoólica: não recomendo!!! Tempo de fermentação: > que 50 horas.

Acrescente 1 pitadinha do fermento biológico seco. 

Tampe super BEM, agite e deixe num lugar fresco para fermentar.

Monitore a finalização da fermentação com o aperto das laterais da garrafa pet, até que esteja bem dura, ou seja, alta pressão interna dos gases da fermentação (CO2 biológico, portanto alcalinizante). Neste ponto, leve à geladeira até a hora de servir. Lembrando que mesmo na geladeira a fermentação segue acontecendo, apesar de bem mais lenta.

Para abrir a garrafa é preciso uma paciência para ir liberando os gases sem derramar a bebida. Sirva porções de 50-100 ml porque trata-se de uma bebida forte... com pouco açúcar! 

SODAS DE FRUTAS FERMENTADAS

Aqui o suco concentrado, ou levemente diluído, será fermentado da mesma forma, com uma pitada do fermento biológico em pó e 1-2 colheres (sopa) de melado de cana orgânico (ou mascavo).

O suco poderá ser puro como de laranja ou uma composição, tipo laranja com cenoura e gengibre, tangerina com limão, beterraba + uva niágara com erva-doce, batata yacon + gengibre e capim limão e assim a criatividade de cada um.

O importante é que, batido ou não no liquidificador, este suco deverá ser coado numa Panela Furada 1 (feita em voil ou organza) para evitar explosões gasosas.

Os sucos bem líquidos costumam fermentar em 24, 48 e até 72 horas dependendo da temperatura local. Mais frio, mais tempo. Mais quente, menor tempo.

Já sucos mais viscosos, como o de manga com laranja, até podem ser preparados, mas o tempo de fermentação será de apenas 2 a 4 horas, principalmente se a temperatura local está elevada (acima 28 graus).

Foi no Estacionamento do Shopping Vila Lobos

ao lado da Feira Orgânica que acontece todos os domingos pela manhã!

Venha participar dos próximos...
Saiba mais sobre o MUDA SP

AQUI


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

 

 

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine