Receitas com frutas secas

Receitas com frutas secas

Conceição Trucom *

Apesar de estarmos no Brasil, um país continental e tropical, que tem frutas o ano inteiro, é no inverno que sentimos mais vontade de comer frutas secas, porque são mais calóricas. Entretanto, na época de natal, quando sofremos bastante influência dos hábitos do hemisfério norte, elas estão abundantes e às vezes (e algumas) mais baratas.

Então, que tal consumi-las mas sem engordar? Sem ter pico glicêmico? Balanceando-as com proteínas vivas, provenientes de sementes germinadas?

E, que tal aprender a preparar sobremesas e lanches doces que fazem bem à saúde das crianças de todas as idades?

No verão podemos desidratar de forma bem natural as frutas da estação: com energia solar. Incluso, você pode assistir aqui, um vídeo que ensina a fazer um desidratador e produzir muitos alimentos desidratados ao sol.

As frutas secas mais fáceis de encontrar, portanto mais baratas, são as uvas passa preta, a banana e a ameixa preta. Mas, já temos produção nacional da maçã, da uva branca, do abacaxi, da pera, do figo, do caqui e a da tâmara desidratados.

Com elas podemos preparar geleias, docinhos de festa, bolachas, barrinhas e base para tortas, tortinhas e bolos da alimentação crua e viva.

Vamos a 3 receitas bem saborosas e práticas.  

Docinho de festa: Castanha de caju com banana passa

Para seu preparo não usamos açúcar nem fogão, pois é um alimento cru e vivo, pela presença da semente germinada.

Ingredientes: 1 xícara (chá) de banana passa picada - 1 xícara (chá) de semente de castanha de caju hidratada e bem escorrida (4 a 8 horas submersa em água filtrada), suco fresco e raspas da casca de 1 limão, canela em pó e gotas de essência de baunilha a gosto. 

Preparo: coloque tudo na processadora e triture até obter consistência ligada e mais ou menos homogênea. Você escolhe o ponto de trituração. Para crianças triture mais e para adultos triture menos, ou seja, mais crocante. Faça bolinhas e arrume em forminhas de papel. Na geladeira dura até 3 dias, se dentro de um pote (ideal de vidro) com tampa de boa vedação. 

Opções: você pode substituir a banana passa por qualquer uma das frutas secas já citadas. E, pode substituir a castanha de caju por outras sementes germinadas como o girassol, a amêndoa, a macadâmia, a aveia integral, a cevadinha ou o amendoim. Saiba como germinar as sementes aqui.

Com esta massa você pode modelar barrinhas, cookies, bolachas, base para tortas ou tortinhas. E, tudo isso você pode consumir fresco (máximo 24 horas) ou desidratar no sol para poder guardar em potes (ideal de vidro) com tampa de boa vedação, e durar até 7 dias. Enfim, a ideia está lançada... 

Creme de castanha de caju e torta de morango

Este creme é ideal para rechear tortinhas como a de morango que preparei no programa da TV Gazeta com a Claudete (04.07.2011) cuja foto está ao lado. Nela, usei como base da torta a massa obtida no preparo do docinho acima. Depois de colocar este creme por cima, decorei com morangos frescos...

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de castanha de caju hidratada (4 a 8 horas em 1 xícara de chá de água filtrada - escorrida e lavada), 1 colher (sopa) de linhaça hidratada em 5 colheres (sopa) de água filtrada (8 horas ) (sem lavar ou escorrer porque a mucilagem formada é rica em sequestrantes de metais pesados), 1 mão de maçã seca picada (ou damasco seco picado) hidratada no suco fresco de 1 laranja pera ou mexerica.

Preparo: coloque tudo no liquidificador, acrescente água se necessário e bata até obter um creme homogêneo de consistência bem firme. 

Use este creme também para rechear frutas secas ou para decorar as mais diversas sobremesas e lanches. 

Geleia de ameixa

As geleias que compramos e as tradicionais receitas caseiras costumam estar LOTADAS de açúcar. Então, a sugestão é cortar este excesso de açúcar de nossas vidas, usando para tanto muita criatividade, integrando frutas frescas com desidratadas. Vamos a uma receita que pode ser usada para preparar geleias de vários sabores.

Ingredientes: 1 xícara (chá) de ameixa preta previamente lavada e hidratada por 1-2 horas em água de coco ou suco de laranja pera, 2 colheres (sopa) de linhaça hidratada em meio copo de água filtrada (8 horas). Opcional: 1 a 2 colheres (sopa) de nibs de cacau que deverá ser hidratado junto com a ameixa.

Preparo: bata no liquidificador até dar o ponto de uma geleia firme.

Opções: esta geleia pode ser preparada com qualquer outra fruta seca. E, pode ser usada como recheio ou cobertura das mais diversas sobremesas e lanches.

Bom apetite!

Delicie-se também com Carpaccio de Manga com Chocomeixa

Leia também Riscos do dióxido de enxofre nas frutas secas

 

Não deixe de conferir nosso vídeo: faça suas próprias frutas secas!


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine