Dicas de utilização de um Fogão Solar

Um Fogão Solar é também um FORNO Solar e é muito fácil de usar, uma vez que pode funcionar sem a presença do usuário.

A máxima do cozimento solar nos modelos tipo caixa (imagem ao lado), é: Comece cedo e não se preocupe em queimar a comida!

Apesar do cozimento levar o dobro de tempo, em relação ao cozimento convencional com gás (ou energia elétrica), ele permite que você execute outras tarefas, até mesmo sair de casa sem preocupar-se!

Ao retornar estará tudo pronto e ainda quentinho!

Como Funciona na prática?

- O Sol:

  • O primeiro ingrediente deve ser o SOL!

  • Aguarde o dia correto para utilização de seu Forno Solar. Acompanhe a previsão do tempo.

  • Não é preciso um dia de sol escaldante, basta que as nuvens deixem o Sol brilhar ao menos 20 minutos/hora.

  • No Brasil, mesmo em dias e regiões frias, o Forno Solar, em geral, funciona normalmente. Mesmo no inverno durante a estiagem, época de Sol mais brando, ainda assim é garantido!

  • Usar o Forno Solar no verão é ótimo por evitar acender o forno de gás na cozinha, provocando aquecimento extra da casa. Assim, evita-se consumo de energia elétrica com ventilador e ar condicionado.  

  • Todas as regiões do Brasil têm sua temporada de Cozimento Solar, umas mais longas que outras.

    Confira o potencial de sua região nos [Mapas Solarimétricos].
     

Planeje com antecedência:

  • O horário de funcionamento do Forno Solar varia de acordo com a época do ano e da região, em geral no período entre 9 e 14 horas.

  • É possível a colocação de comida congelada ou resfriada bem antes de o Sol bater no Forno solar, pois este mantém a comida resfriada até o Sol chegar, descongelando delicadamente o alimento.

  • Lembre-se “Comece cedo e não se preocupe em queimar!”.

  • Aprenda errando, com a prática tudo fica mais fácil. 
     


- Conduzindo seu Forno Solar:

O Forno Solar tem seu melhor desempenho quando posicionado de frente para o Sol e com seu refletor ajustado para lançar o máximo de luz no interior do forno. Com o caminhar do Sol no céu ao longo do dia, devemos reorientar o Forno Solar e o refletor para o melhor aproveitamento da insolação de dado momento. Para manter a potência máxima devemos reorientá-lo a cada 30-40min.

Mas não é preciso dar tanta atenção para que o Forno Solar funcione satisfatoriamente. Uma das melhores qualidades deste equipamento é a possibilidade de funcionamento sem a presença do usuário; basta começar um pouco mais cedo, posicioná-lo de forma adiantada e relaxar, ficando livre para realizar outras tarefas até mesmo fora de casa.

DICA! Para saber a posição ideal, oriente-se pela sombra da haste de ajuste do refletor. Mantendo-a paralela à lateral do Forno Solar.

 

- O Alimento:

  • Como toda forma de preparo, o cozimento solar tem suas diferenças, tem que “pegar o jeito”! 

  • Usando o Forno Solar você pode reduzir o esforço na preparação das refeições. Comece cedo, mas depois de colocar tudo no Forno Solar é só relaxar! E pode tirar a comida pronta quando lhe for mais conveniente, ele manterá a comida quente e saudável, sem queimar!

  • Grande parte das receitas é preparada com melhores resultados ?qualidade e velocidade?, dentro de uma panela fina, escura e bem tampada, como por exemplo, as antiaderentes ou esmaltadas. Com exceção apenas dos biscoitos e torradas. Até mesmo os pães e bolos são assados dentro da panela tampada!

  • Nenhum tipo de alimento precisa ser mexido durante o preparo no Forno Solar, nem mesmo geleias, doces ou refogados! Mas você pode abri-lo rapidamente para espiar o andamento do preparo. refeição!
     

- Assando:

  • Carne, peixe e frango, que ficam bem mais suculentos e macios do que os preparados no forno convencional, faça-os, sempre, dentro das panelas tampadas sem adição de água, com tempero a gosto.

  • Pão, pão de queijo, torta e bolo ficam muito macios e com aroma fantástico, também, preparados dentro das panelas untadas e tampadas. Não pegam cor com muita facilidade, às vezes, podem estar prontos e não parecer, para bolos espete um palito, que deve sair seco, no caso dos pães bata no fundo da panela até soar oco!

  • Biscoitos podem ser feitos direto no “tabuleiro” (conversor) sem cobrir.

  • Pode-se assar tudo mais que se costuma fazer no forno convencional, em geral dentro das panelas tampadas!


- Cozinhando:

  • Legumes e vegetais, não adicione água, cozidos no próprio vapor preservando aroma, sabor e nutrientes. “Grande parte dos nutrientes são hidrossolúveis, “laváveis” pela água, no cozimento solar os nutrientes se mantem impregnados no alimento.”

  • Grãos ?feijões, lentilhas, grão de bico etc. ? deixe de molho na noite anterior para amolecer, adicione quantidade de água de costume; para os mais difíceis de cozinhar, reoriente o Forno Solar a cada 30-40 min, para manter potência máxima.

 

- Aquecendo:

  • Pode aquecer o prato feito, tampado com outro prato ou tampa escura de panela, ou usando as panelas tampadas, não adicione água.
     

- Grelhando:

  • Para conseguir um tom dourado, coloque pequenas porções dentro das panelas tampadas, começando cedo até os horários do Sol mais alto.
     

- Desidratando:

  • O Forno Solar funciona como desidratador de frutas, legumes, verduras, cogumelos etc.

  • Com o Kit-Desidratador fica muito fácil secar alimentos, levante o anteparo que mantém a porta de vidro entreaberta, permitindo a saída do vapor e entrada de ar frio e seco, coloque o alimento na tela para desidratação e mantenha exposto ao sol. Um período de insolação é o suficiente para secar uma dúzia de bananas.  

 

FONTE: Pleno Sol 


Saiba como construir seu fogão e forno solar AQUI

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine