Tintura Natural para Cabelos Brancos

Conceição Trucom

Vem chegando o dia internacional da mulher (08/março), mas que tal 1 mês inteirinho de receitas bem bacanas? Se não servir para você, encaminhe para uma amiga ou grupo que você ama...

É inevitável: com o passar dos anos os cabelos de todo mundo vão ficando brancos. Há quem ache que os fios grisalhos guardam um charme, mas quase todas as pessoas, principalmente as mulheres, preferem fazer uso dos tonalizantes para disfarçar as raízes brancas. O grande problema é que as tintas de cabelo possuem muitos produtos químicos, que podem danificar os fios, além de metais pesados como o chumbo, que irão danificar a saúde, principalmente do sistema neurológico.

Um alerta: mulheres que desejam engravidar e mulheres grávidas não devem tingir os cabelos. 

Quem procura uma alternativa menos agressiva, pode recorrer às tinturas naturais. É preciso destacar, no entanto, que a cobertura desse tipo de tonalizante é bem diferente daquelas que encontramos em farmácias. Usando a receita que ensinamos abaixo, você terá um resultado parecido com o das “luzes”, com os fios um pouco mais dourados. Veja como preparar!

Será um tonalizante natural para os cabelos brancos, ideal para deixar as raízes mais douradas. A receita leva sálvia e chá preto, e é muito simples de ser preparada.

Ingredientes: 100 ml de água + 4 colheres (sopa) de sálvia seca + 1 colher (chá) de chá preto.

Preparo: Ferva a água e misture as duas ervas. Deixe em infusão por cerca de 30 minutos e depois coe. Aplique a mistura ainda morna nos cabelos e deixe a tintura agir por 30 minutos. Feito isso, lave os cabelos normalmente.

Atenção: Deve-se utilizar a sálvia comestível, conhecida como Salvia divinorum, pois algumas espécies de sálvia ornamental podem ser tóxicas.

Camomila para os cabelos e pele

A camomila é usada como tônico e para limpeza da pele. Serve também como calmante em casos de alergia cutânea. A planta é usada em larga escala para hidratantes por aumentar o brilho da pele, eliminando seu aspecto de ressecada ou envelhecida. A compressa de chá de camomila sobre a pele, tonifica, limpa, desintoxica e desincha.

Além de fazer uma faxina em nossa pele, ela também promove a redução de olheiras, manchas e cicatriza lesões. Para fazer sua limpeza caseira basta preparar o chá e despejar em uma bacia. Coloque uma toalha em cima da cabeça de forma que você absorva o vapor. Conforme seu rosto umedece, passe um bolinha de algodão em todo o rosto, principalmente em áreas que tenham cravos e espinhas.

O chá de camomila também pode ser usado para clarear os cabelos. Molhe suas madeixas no chá e deixe agindo por 30 minutos. O efeito clareador vai acontecer gradativamente, nas primeiras vezes que fizer este procedimento será possível notar reflexos dourados nos fios. É ideal para quem tem cabelos castanhos mais claros, pois causa um efeito natural semelhantes a luzes naturais.

Para clarear olheiras ou manchas e tonificar a pele, faça o chá de camomila, coe e umedeça a pele com bolinhas de algodão e deixe agindo de 20 à 30 minutos. Depois somente enxague com água fria. Este procedimento também é ótimo para desinchar os olhos.

A camomila é um potente clareador por possuir dois pigmentos colorantes em sua composição: o azuleno e a apigenina. A apigenina tem coloração amarelada e o azuleno neutraliza o amarelo do cabelo e produz a coloração branca.

Essa pigmentação natural deixa lindo os cabelos em tom loiro. A camomila não é capaz de descolorir o cabelo, ele apenas realça o tom claro dos cabelos que já são dessa forma. Com o uso frequente da camomila, seus cabelos ganham mais brilho e luminosidade. Por ter ação adstringente, a camomila reduz a oleosidade do couro cabeludo.


A camomila é um excelente clareador e tem ação calmante para a pele.

Ingredientes: Seis colheres (sopa) de flores de camomila frescas (se forem secas use o dobro), 1 litro de água

Preparo: Faça uma infusão, quer dizer, aqueça a água até quase fervura, desligue o fogo e, só então, acrescente as flores e deixe descansar por 10 minutos minutos. Camomila para os cabelos: Lave os cabelos e em seguida enxague-os com o chá. Isso trará brilho aos fios, mas cuidado, em excesso pode clarear os cabelos. Camomila para a pele: Para pele irritada, faça compressas como chá, umedecendo uma toalha e aplicando sobre o rosto.

Cabelos claros & luminosos

Para deixar os cabelos luminosos e salientar ainda mais os fios claros é possível conseguir esse efeito com um shampoo específico.

Shampoo de ervas: 125 ml de água, 01 colher (chá) de camomila seca, 01 colher (chá) de calêndula seca, 01 colher (chá) de raspas de casca de limão, 02 colheres (sopa) de shampoo natural neutro.

Preparo: Coloque a água e os demais ingredientes (menos o shampoo) em uma panela. Tampe e deixe fervendo por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e deixe descansando por 30 minutos. Coe e adicione a solução no shampoo neutro. Agite o frasco para misturar bem. O prazo de validade é de um mês se guardado na geladeira para conservação.

Para realçar os cabelos loiros

Ingredientes: 03 colheres (sopa) de camomila seca, 03 colheres (sopa) de calêndula seca, 500 ml de água, 01 colher (sopa) de suco fresco de limão.

Preparo: Coloque a água, a calêndula e a camomila em uma panela e tampe. Ferva por alguns minutos; desligue o fogo e deixe esfriando. Coe, transfira para um recipiente limpo, adicione o limão e agite bem. Utilize esta solução após lavar o cabelo com shampoo.

Hidratante de cabelos

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de água fervente, 02 colheres (sopa) de flores secas de camomila (ou 02 sachês do chá em caixinhas), 1/2 xícara (chá) de gel de linhaça.

Preparo: Adicione a camomila na água fervente e tampe. Deixe descansando por 15 minutos. Misture com o gel de linhaça e finalmente ao seu creme de hidratação preferido e aplique no cabelo. Deixe agindo por 20 minutos e enxague.

Receitas para Fortalecer os Cabelos

ALECRIM

O alecrim é um poderoso aliado para a saúde do cabelo. Ele estimula o crescimento e previne o aparecimento do fios brancos. Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante; fortalece a imunidade do organismo e melhora o sistema circulatório.

Ingredientes: 150 ml de água filtrada, 01 colher (chá) de folhas secas de alecrim (o dobro se frescas).

Preparo: Coloque a água ferver e em seguida, adicione as folhas de alecrim e desligue o fogo. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e tome de 2 à 3 xícaras (chá) por dia. Se preferir, após lavar os cabelos normalmente, finalize enxaguando com o chá de alecrim.

Atenção: Mulheres grávidas não podem consumir o alecrim pois estimula as contrações no útero, o que pode provocar o aborto. Também é contraindicado para quem tem alergia à aspirina, pois o alecrim tem uma substância chamada salicilato, bem similar ao medicamento. Deve ser evitado por quem tem episódios de convulsões pois aumenta o risco de hematomas nesses casos.

BABOSA - ALOE VERA

A primeira receita usa o gel da babosa, em quantidade suficiente para o volume de seu cabelo. Use um conta gotas para aplicar o gel da babosa em todo o couro cabeludo. Massageie bem com a ponta dos dedos em movimentos circulares. Depois aplique em todo o cabelo e deixe agir pelo tempo que desejar. Muitas vezes nem enxáguo... Porque a babosa hidrata profundamente os fios do cabelo.

Mas se você exagerar, deixe agir por 15-30 minutos e enxague o cabelo, retirando todo o excesso. Na geladeira, o gel de linhaça pode durar até 7 dias.

CANELA

A canela é uma velha conhecida da culinária e por suas propriedades medicinais. Ela tem cálcio, manganês e fibras e ação antioxidante, anti-inflamatória e antissépticas que protegem o couro cabelo evitando doenças e infecções pois eliminam as bactérias que provocam a queda de cabelo. Ela estimula a boa saúde do sistema circulatório, principalmente dos folículos capilares, promovendo cabelos fortes, hidratados e brilhantes. E tem mais: ela tem ação clareadora dos fios.

Ingredientes: 1/2 colher (sopa) rasa de canela em pó, 01 litro de água.

Preparo: Coloque a água para ferver em uma panela. Desligue o fogo e acrescente a canela em pó. Misture bem e deixe esfriar. Coe e coloque a solução em um vidro de spray. Lave os cabelos normalmente e finalize, borrifando o chá de canela.

Atenção: Deve ser evitado por quem tem sensibilidade no couro cabeludo e para quem tem os cabelos muito ressecados.

CAVALINHA

A cavalinha é uma planta medicinal rica em silício, uma substância que fortalece o cabelo, dando resistência, flexibilidade e evitando a quebra dos cabelos. Além de favorecer fios mais grossos e com brilho, a cavalinha tem ação revitalizante, anti-inflamatória, diurética e adstringente.

Ingredientes: 02 colheres (sopa) de cavalinha seca, 1/2 litro de água.

Preparo: Leve a água até fervura e acrescente a cavalinha. Ferva por 05 minutos.  Desligue o fogo e deixe em infusão por mais 5 minutos. Beba 3 xícaras (chá) por dia. E você também pode usar este mesmo chá para enxaguar seus cabelos após a lavagem normal.

Atenção: Não é recomendada para pessoas que tenham pressão baixa, disritmia no coração, depressão, mulheres grávidas ou em período de amamentação.

LAVANDA

A lavanda é uma planta que tem ação calmante, antifúngica, anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante. Ajuda a evitar irritações e infecções no couro cabeludo estimulando o fortalecimento e crescimento saudável dos fios de cabelo. A lavanda hidrata, eliminando o temível efeito frizz.

Ingredientes: 1 xícara (chá) de água, 4 a 7 gotas de Óleo Essencial (OE) de lavanda.

Preparo: Misture os ingredientes e coloque em um vidro de spray. Borrife no cabelo seco antes de sair ou logo após o banho.

URTIGA

A urtiga é plantinha muito comum nos quintais e campos. Ela é rica em vitaminas B,C e H, tem magnésio, proteínas, cálcio, ferro, oligoelementos, betacaroteno e sais minerais. Ela combate a queda de cabelos por fortalecer o sistema imunológico e ter propriedades anti-inflamatórias.

Ingredientes: 02 colheres (sopa) de urtiga seca, 01 Litro de água.

Preparo: Pegue uma panela e coloque a água e a urtiga. Deixe ferver por 3 minutos. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba 3 xícaras (chá) por dia. Use esta mesma solução após a lavagem normal dos cabelos para potencializar o tratamento.

Atenção: A urtiga tem pelinhos em suas folhas que quando em contato com a nossa pele, expelem o ácido fórmico. Esse ácido pode provocar uma urticária, coceira com ardor que pode durar por horas. Por isso, é necessário fazer a manipulação da erva, somente com luvas.

Para adquirir conheça a loja virtual Doce Limão


Assine o Doce Limão

Você gosta do nosso conteúdo? Seja um embaixador do Doce Limão e contribua para que ele continue sendo produzido! Além disso, você tem acesso a todo conteúdo de assinante: 12 cursos online (incluindo o Cosmética Natural), palestras, vídeos, receitas, e-books, suporte e muito, muito mais.
1
mês
Assinatura mensal
R$ 20,00 /mês
Cobrança automática no cartão
Assinar
6
meses
Assinatura semestral
R$ 120,00
R$ 110,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar
12
meses
Assinatura anual
R$ 240,00
R$ 200,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar

 

Loja Doce Limão

Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.


* Conceição Trucom
 (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine