A comida condimentada com especiarias pode diminuir o consumo de sal em excesso

Associação Americana do Coração *

Em 31 de outubro de 2017

Tradução especial para Doce Limão: Fernando Trucco **

As pessoas que gostam de alimentos condimentados parecem ingerir menos sal e ter uma pressão arterial mais baixa. Os alimentos com especiarias podem aumentar a sensibilidade ao sal, reduzindo assim a quantidade de sal que é ingerido. 

Indivíduos chineses que gostavam de alimentos condimentados tinham uma ingestão de sal menor e uma pressão arterial mais baixa, reduzindo potencialmente o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, de acordo com uma nova pesquisa publicada no jornal Hipertensão, da Associação Americana do Coração. 

"Anteriormente, um estudo piloto tinha descoberto que os vestígios de capsaicina, o produto químico que dá aos pimentões seu cheiro pungente, aumentaram a percepção do sabor salgado dos alimentos”, disse o autor do estudo, Zhiming Zhu, professor e diretor do Departamento de Hipertensão e Endocrinologia da Terceira Universidade Médica Militar em Chongqing, China. "Queríamos testar se esse efeito também reduziria o consumo de sal". 

O estudo matriculou 606 adultos chineses e determinou suas preferências pelos sabores salgados e condimentados com especiarias. Os pesquisadores então ligaram essas preferências à pressão arterial. 

Eles descobriram que, os participantes com uma alta preferência pelos alimentos condimentados, em comparação com aqueles que gostavam menos deles, apresentaram as seguintes particularidades : 

  • Tinham 8 mm Hg menos de pressão sistólica (superior) e 5 mm Hg menos de pressão diastólica (inferior) nas medições de pressão arterial.
  • Consumiam menos sal do que os participantes que apresentavam uma pequena preferência pelos alimentos condimentados. 

Os pesquisadores também usaram técnicas de imagem, para observar duas regiões do cérebro dos participantes - a ínsula e o córtex orbitofrontal - que sabe-se estão envolvidos no sabor salgado. 

Eles descobriram que as áreas estimuladas pelo sal e pelas especiarias se sobrepõem, e que o fator “condimentado” aumentou ainda mais a atividade cerebral em áreas ativadas pelo sal. 

Os autores disseram que esse aumento da atividade provavelmente torna as pessoas mais sensíveis ao sal, de forma que podem desfrutar da comida com menor quantidade de sal.

Todos os participantes deste estudo são originários da China, por isso é necessária mais pesquisas para determinar se essas descobertas podem ser generalizadas para outras etnias. 

"Se você adiciona algumas especiarias à sua cozinha, você pode cozinhar
os alimentos de bom sabor, sem usar tanto sal", disse Zhu.

"Sim, o hábito e as preferências são importantes quando se trata de alimentos condimentados, mas mesmo um pequeno e gradual aumento de especiarias na sua comida pode ter um benefício para a saúde". 

O sal e o sódio são freqüentemente referidos ​​indistintamente, mas não são a mesma coisa.  

Mais do 75% do consumo de sódio americano vem de alimentos processados, pré-embalados ou preparados em restaurantes – e não do saleiro colocado na mesa. 

A Associação Americana do Coração recomenda não mais de uma colher de chá de sal (2,3 gramas de sódio ou 6 gramas de sal) ou menos por dia.

Leia também: FITO-Sal Digestivo Doce Limão

O Sal é essencial para a hidratação do organismo no verão

Fonte (*): American Heart Association. "Spicy food may curb unhealthy cravings for salt." ScienceDaily, 31 October 2017

(**) Fernando Trucco, Professional Translations. Reprodução permitida, desde que citada a fonte e o tradutor.

Clique na imagem - ou AQUI -  para adquirir o livro SAL DA VIDA
ou o nosso fito-sal de Mossoró/RN 



 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine