Riscos do dióxido de enxofre nas frutas secas

Por Kittie Mccoy
Traduzido por Andressa V. da Nóbrega

Recentemente a Bela Gil alertou, com propriedade, sobre os riscos para a saúde do dióxido de enxofre (SO2) nas frutas secas. Como na alimentação viva é comum adoçarmos nossas receitas com elas, vamos saber mais, embora este seja o motivo pelo qual sempre peço evitar as frutas secas importadas (porque usam mais conservantes) e as frutas muito claras como o damasco e a uva passa branca, justo as que mais contém conservantes.

Vamos ao texto e ao mesmo tempo comentando... Conceição Trucom

O dióxido de enxofre é um gás tóxico que pode causar danos que levam a risco de morte quando inalado. Talvez por isso algumas pessoas se preocupem com o uso da substância para preservar frutas secas. Não há estudos que comprovem que as frutas secas tratadas com o dióxido de enxofre aumentem o risco de problemas de saúde em adultos saudáveis. Pessoas que sofrem de asma, entretanto, podem sentir um agravamento dos sintomas pouco tempo depois de consumir produtos tratados com o dióxido de enxofre.

Importância

O dióxido de enxofre é um gás criado pela queima de carvão ou petróleo, que contém enxofre, explica o site HealthyChild.org. O gás tem um cheiro desagradável, parecido com ovo podre, e é usado como desinfetante e alvejante, assim como preservativo de alimentos. O dióxido de enxofre é perigoso quando inalado, e uma exposição a longo prazo ao gás pode causar sérias doenças e até mesmo a morte. 

Função

De acordo com o HealthyChild.org, o dióxido de enxofre é usado para prevenir o apodrecimento e oxidação (escurecimento) de frutas secas e vegetais. Tratar frutas com o SO2 antes de secá-las também ajuda a preservar a cor e sabor durante o processo de secagem, para criar uma aparência mais atraente. 

Tipos

Traços de dióxido de enxofre podem ser encontrados em algumas frutas secas e vegetais, refrigerantes e várias bebidas alcoólicas. O dióxido de enxofre é um conservante de alimentos comumente usado e não é considerado perigoso para pessoas saudáveis, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. 

Efeitos

A exposição a altos níveis de dióxido de enxofre pode causar dificuldade em respirar, enfisema, bronquite crônica e doenças respiratórias. Os níveis de dióxido de enxofre encontrados em frutas secas são muito baixos e não devem causar nenhum desses problemas sérios de saúde, de acordo com o site "Healthy Child Healthy World". Pessoas asmáticas podem sentir irritação na pele, dor de estômago ou um ataque de asma após consumir comida tratada com a substância. 

Prevenção/Solução

Pessoas que se preocupam com os potenciais riscos de saúde associados ao dióxido de enxofre encontrado em frutas secas, podem comprar frutas frescas ou não tratadas com o SO2. Lojas de alimentos naturais geralmente vendem frutas secas que não contém qualquer conservante. Essas frutas são geralmente mais escuras e podem ter uma textura diferente (mais macia) das variedades sulfuradas. Elas também não permanecem frescas pelo mesmo tempo que as outras e precisam ser consumidas logo após a secagem.

Comentários Conceição Trucom

A primeira dica é buscar desidratar seus frutos, idealmente orgânicos ou de seu pomar (ricos quem os tem) principalmente quando serão oferecidos para crianças. A imagem no topo é da Lívia da Bioporã desidratando bananas do cerrado.

A segunda é sempre pedir para provar a fruta seca. Às vezes só de tocar podemos perceber a fruta muito dura, seca, rígida mesmo... Isso pode sinalizar um excesso de conservantes. Visualmente, evite as frutas muito claras como o damasco e a uva moscatel (também chamada de branca). Quando compro uva passa moscatel opto pelas mais escuras e macias, são bem marronzinhas... Pergunte a procedência ao seu fornecedor: em geral são nacionais.

Quando eu mesma produzo minhas frutas secas, apesar de usar o suco fresco de limão como conservante natural, sempre ficam bem escuras. Exatamente por isso, sem conservantes artificiais sempre haverá um pouco mais de oxidação e escurecimento.

A terceira dica é antes de consumir frutas secas de procedência desconhecida, lave-as com água solarizada, e hidrate-as de molho em suco fresco de limão. Não anula 100%, mas minimiza bastante... Principalmente se deixadas ao sol durante esta hidratação (em média por 2 horas) que irá volatilizar os traços de SO2. 

Por último, procure empresas que desidratam alimentos de forma ecosustentável, sem aditivos e usando alimentos regionais, da estação. ATELIER DOS POMARES é um bom exemplo. A outra dica é a ESTAÇÃO SOLAR, que conheci quando estive em Pirenópolis/GO. Com estas duas temos frutas bem brasileiras, bem do cerrado e aquelas do gosto nacional: caquis, morangos, bananas e mangas!

NOTÍCIAS BOAS: consuma o enxofre que faz bem.
Frutas naturalmente ricas em enxofre!

Por B. Maté | Traduzido por Ricardo Castiglioni

O enxofre é um mineral que é uma parte essencial da estrutura da proteína. A maioria do conteúdo de enxofre total do corpo está concentrada nos músculos, pele e cabelo. Quando combinado com hidrogênio, o enxofre ajuda a transferir energia para os músculos. Além disso, as células vermelhas do sangue necessitam de enxofre para ajudar na oxidação do sangue. Nas frutas o mineral é apresentado sob a forma de aminoácidos ou enzimas, que o corpo processa em enxofre.

Toranjas e Pomelos: vale também o limão bergamota!

A toranja (Citrus paradisi) é conhecida por ser uma fruta cítrica amarga, originária de climas tropicais. A fruta normalmente tem uma casca amarela, rosada ou esverdeada, com polpa amarela ou rosa pálida. Uma das razões que a fruta tem sido atribuída para ajudar o corpo a queimar gordura são os seus níveis de metionina, um aminoácido rico em enxofre. O nível de aminoácido de ácido sulfúrico na toranja também pode ajudar a pele a reter a maleabilidade. 

Abacates

Uma fruta nativa do México, o abacate (Persea Americana) tem pele verde escuro com uma polpa mais leve que é rica em gorduras monoinsaturadas. Os abacates também são ricos em glutationa, um tripeptídeo — que é formado quando três aminoácidos são ligados em conjunto — que fragmenta a cisteína após a digestão. A cisteína é um aminoácido do ácido sulfúrico, tornando os abacates uma grande fonte de enxofre. O conteúdo do fruto é semelhante aos níveis encontrados em alimentos ricos em proteínas como queijo e ovos. 

Abacaxis e Ananás

Uma das frutas tropicais mais populares, o abacaxi (Ananas comosus) é o produto de um grupo de flores que se unem para produzir um fruto. Seja consumido em sua forma original, seco ou suco, o abacaxi é uma boa fonte de bromelina, uma enzima proteolítica rica em enxofre que é um anti-inflamatório. A bromelina pode ajudar o corpo a metabolizar proteínas e rejuvenescer a pele. O nível de enxofre também ajuda a impedir que o fruto fique marrom ao entrar em contato com o ar.  

Melancias

A fruta melancia (Citrullus lanatus) é um melão verde grande que na verdade é classificado por botânicos como um "pepo," o que significa que é uma baga superdimensionada com uma casca grossa e entranhas de fundo rosa. A melancia é muito nutritiva e contém altas quantidades de glutationa — um tripeptídeo que também fragmenta o aminoácido sulfúrico, a cisteína. O resultado é um nível significativo de enxofre que pode ajudar o sangue a oxidar e a pele a manter o brilho.

FONTE: http://www.ehow.com.br/


 

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* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

 

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