Propósito Doce Limão

Propósito Doce Limão

Em 2013 o Doce Limão trabalhou um tripé de TEMAS que foi: 1) A água que bebemos e usamos no preparo de nossos alimentos, 2) As plantas alimentícias não convencionais (PANCs), também conhecidas como hortaliças não convencionais e 3) Os alimentos ricos em Ômega-3.

Embora sejam 3 temas que jamais se esgotam ou deixam de ter importância na nossa vida e saúde de cada dia, em 2014 o nosso foco será o de facilitar as relações entre o agricultor consciente e o consumidor que está buscando ser mais ecosustentável em vários ou todos os aspectos de sua vida.

Pesquisando sobre Agricultura Familiar e o Rudolf Steiner - o pai da Antroposofia e da Cultura Biodinâmica - encontrei esta imagem que me remeteu fortemente a este Propósito do Doce Limão em 2014: que sejam construídas muitas pontes de comunicação, valorização, respeito, solidariedade e alimentação SANA entre:

- Produtores de BEM com a Terra, com o Planeta e todos os Reinos & 
- Consumidores Conscientes, incluso nossas crianças e adolescentes, as Sê-Mentes do Amanhã...

Em 2013 completei 10 anos que realizo palestras, vivências e oficinas na Associação de Agricultura Orgânica (AAO), cuja sede se localiza no Parque da Água Branca, São Paulo capital. E este é um SerViço que tenho realizado cada vez com mais frequência, consciência e amor por tudo que significa esta associação, parceria, cumplicidade, amizade... Mas principalmente pela oportunidade de conhecer de perto os gestores e colaboradores, os produtores, seus maravilhosos alimentos, suas labutas, suas conquistas e seus desafios. 


Com Araci Kamyiama nos idos de 2005 e com a Vanice em 2013


Com Plínio Telles à minha esquerda, Guaraci Diniz (nova gestão desde 2013) e Araci Kamiyama 

É fascinante chegar na feira e conversar com eles. Sempre querem me mostrar, que eu prove suas novas colheitas, novas variedades de alguma verdura, fruta, cogumelo, enfim: fico emocionada de ver tudo isso. O José Carlos com sua esposa, na foto abaixo, têm sido os que mais indico para quem precisa consumir muitas Hortaliças não convencionais... PANCs. Eles vendem de bouquês, como se fosse para comemorar um casamento com a Mãe Natureza!

Mas, quantas vezes fico até o final da feira e vejo eles carregando nos ombros tudo que sobra para seus carros quicadinhos, enlameadinhos, com provas reais dos muitos quilômetros rodados, das milhares de caixas e caixotes transportados.

Fico muito orgulhosa e esperançosa de ver tudo isso e penso sempre:

- Eles amam mesmo o que fazem. Acordaram tri cedo para colher, transportar e arrumar tudo isso para nós. E agora, 3 horas da tarde, mal que mal alimentados, ainda estão nesta labuta. Haja amor pelo que fazem, pela terra, pelos frutos da terra, pelos seus clientes e consumidores.

- Que este amor não acabe Deus. Que este amor cresça, que eles prosperem, que no fechamento que fazemos em diversos ciclos da nossa vida, o saldo deles seja sempre positivo. Que Deus-Amor os proteja.

Um pouco egoísta poderia ser, se estivesse só pensando nos alimentos que deles compro, para mim e oficinas que lá realizo. Mas não é não, absoluta certeza tenho! Porque não canso de ensinar, escrever, dar palestras, bolar temas e cursos para que a cada dia consumamos mais e mais destes alimentos, de todo e qualquer agricultor consciente. Seja ele orgânico, biodinâmico, certificado ou não, de fundo de quintal, de sobras da subsistência...

Que cada um aprenda um pouco de sementes, germinados e brotos, de hortaliças não convencionais. Seja para plantar para consumo próprio, seja para um dia ser a sua forma de Servir, se realizar e prosperar ECO.

Desejo muito, sonho muito, que cada um tenha na sua agenda mensal, uma visitinha à um produtor rural ou do entorno de sua cidade. Que possa levar suas crianças, adolescentes, amores e amigos para um programa de visitas, plantio, colheita, seleção, transformação, o que seja, ligado à esta conexão, às pontes que são criadas a partir desta intenção, deste Ir e Vir.

Ainda que seja uma forma de lazer, de prazer, de aprender informal, simplesmente degustando os alimentos, a vida Natureza, de fazer novos amigos: de todos os reinos!!!

Ainda que seja uma nova profissão: guiar pessoas de todas as idades, de todas as raças, credos e cores por estas PONTES!

Tive a grata oportunidade de encerrar minhas atividades de 2013 ofertando uma Meditação do Coração para 50 pessoas - alunos e amigos - lá neste Parque. E, abrirei minhas atividades de 2014 da mesma forma. Breve estarei divulgando tudo na AGENDA do site.

Isto porque é lá neste Parque que encontro meus amigos produtores, meus consultores, meus mestres, meus provedores, meus grandes aliados para tudo que pudermos desenvolver nesta área nos anos vindouros. 

Também meus alunos, leitores, escritores, palestrantes, mestres e aprendizes...

Lá SONHO ACORDADA...

Junto as mãos em oração para que cresçam

Agricultura Familiar - Agro Florestas - CSAs

Novas Profissões

Pessoas felizes, prósperas, realizadas!

Durante 2014 penso incentivar e facilitar ainda mais esta aproximação PRODUTOR-CONSUMIDOR consciente. Realizar Festivais que marquem concretamente este propósito, incentivando que outros festivais e feiras e CSAs se instalem em cada cidade brasileira e do mundo.

Obrigada limão

Que venha 2014 e, qualquer que seja o lado que estivermos destas pontes,
nos SINTAMOS cada dia mais BEM acompanhados neste PROPÓSITO.

Saiba mais assisitndo este Vídeo - O que significa CSA? 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine