Dengue - Prevenção com os óleos essenciais

Dengue - Prevenção com os óleos essenciais

Por Milene Siqueira *

Óleos Essenciais (OEs) são extratos de diferentes partes de plantas como o OE extraído das flores da lavanda, o OE extraído das cascas de limões ou OE extraído das folhas do eucalipto. São formas absolutamente concentradas daquela parte da planta e para se ter uma idéia, precisamos de 1 tonelada de limões para obter cerca de 1 litro de OE de limão. Portanto 1 gota de qualquer OE puro representa uma quantidade absolutamente poderosa e terapêutica.

Bem, os surtos de Dengue, com todo o excesso de chuvas, estão alarmantes em muitas cidades do Brasil e do mundo. Assim, além de considerar todas as medidas que o Ministério da Saúde divulga, e da necessidade de uma alimentação muito saudável, você pode contar com a ajuda dos repelentes naturais na forma dos óleos essenciais (OEs):

 

Muitos são os OEs considerados repelentes de insetos e parasitas como: Alecrim, Manjericão, Olíbano, Lavanda, Citronela, Cravo, Tagetes, Canela, Eucaliptos, Laranja, Limão, Bergamota, Hortelãs, Pau Rosa/Ho Wood, Cedro, Capim Limão, Abeto, Patchouli, Tea Tree, Tomilho, Gerânio e Ylang Ylang.

Estes OEs podem ser usados em difusores no ambiente. Aproveite e faça também sprays - de 3 a 5% de um ou mais desses OEs, dilua em 80% de álcool, complete com mais 20% de água, e borrife em cantos de janela, chão e faça chuvinhas aromáticas pela casa, borrifando-os da sua altura para baixo. No caso da dengue, cuja mosquita atua no horário comercial, comece bem cedo as seções de borrifos.

Importante: no caso dos OEs cítricos como Laranja, Limão e Bergamota, é preciso evitar o contato com a pele se você sabe que vai se expor ao sol. Os OEs de Tomilho, Canela e Cravo, são muito fortes, irritantes das mucosas e pele - e também para o emocional, quando em contato constante com os mesmos. Por isso, use-os com diluição extra, cautela e nunca em crianças.

E repelentes caseiros?

Acho super válida a receita do repelente dos pescadores que usa o extrato alcoólico de cravos, e recomenda pingar apenas 1 gota nos braços e pernas. Mas isso também pode ser feito com 1 gotinha de OE de Lavanda, por exemplo. Eu particularmente, gosto bastante do OE amadeirado do Cedro ou do Patchouli, para aplicar na pele durante o dia. Inclusive são notas de fundo de perfumes, pois preservam o aroma por mais tempo (menos voláteis). Assim, optaria por estes misturados ao Gerânio ou Ylang Ylang ou Lavanda, o que já é um perfume e tanto!

Para os homens só Cedro ou Patchouli - 1 gotinha nos braços ou ombros e pernas, que são as partes mais expostas.

Para crianças sugiro OE de Lavanda. Para bebês, aplique 1 gota de OE de Lavanda em um lenço, ou fraldinha e mantenha próxima à criança, ou dilua a Lavanda em óleo vegetal a 2% e aplique em gotinhas nas áreas expostas, como braços e pernas. Se a criança estiver com outro tipo de infecção, troque a sugestão da Lavanda pelo Tea Tree.

E no ambiente, use OE de Citronela misturado a Laranja ou Limão ou Tea Tree misturado ao Cravo (ou não) ou mesmo só a Citronela pura. O OE de Cravo, por durar muito é um opção que acaba sendo em conta, pelo uso moderado. Citronela é outra opção de OE dos mais em em conta, e que tem um aroma que difunde muito bem. Se tiver bebê, hipertensos, gestantes ou epilépticos no ambiente, evite os OEs de Alecrim, Cravo, Canela e Tomilho.

A maioria dos OEss citados como repelente traz também fatores emocionais interessantes, e vale pensar a respeito: aumentam a confiança (ex.: gerânio e cedro), a auto-estima (ex.: patchouli e ylang ylang), o magnetismo (ex.: cravo e canela), o bem estar (ex.: tea tree, mentas, eucaliptos e limão), a fluição/despreocupação (ex.: limão, laranja e citronela).

E se você já utiliza os OEs de massagem da Arom'Arte, também acabam servindo de extra como repelente (mas só de insetos e parasitas, ok! rs) já que a maioria dos OM/Sinergias, contém os OEs citados acima!

Sinergias para tratar o ambiente como a Proteção, formulada com o trio poderoso Manjericão, Gerânio e Alecrim, e as Sinergias Doce Limão Verde, Vermelha ou Amarelo também podem ser usadas com a finalidade repelente para o ambiente.

Existe um estudo sobre o OE de Pau Rosa para destruir larvas do mosquito da dengue, mas parece que as pesquisas não evoluíram muito, pois consultei os artigos e ainda são os mesmos já algum tempo. Mas fico me perguntando, porque não testaram com outros óleos, já que o pau rosa árvore e óleo estão na lista da preservação... pois foi muito usado para a indústria de perfumes, tornando-se menos abundante na natureza, e portanto mais raro no mercado.

Tem um outro cravo flor (tagetes) que é bastante comentado quando o assunto é dengue confirmada, e a indicação é o chá de cravo amarelo - ou conhecido como cravo de defunto. Esse cravo não tem a ver com o cravo do qual é extraído o óleo essencial de Cravo (especiaria da índia). Dessa flor também se extrai um OE, mas é menos comum de se encontrar comercialmente, é o Tagetes ou Cravo Selvagem.

Bom, mas o comentado é o chá das folhas e talos do planta. Ouvi falar disso em 2001, porém nunca conheci pessoalmente ninguém que tivesse feito uso. E existem comentários na net de que é um spam.
 

(*) Milene Siqueira é aromaterapeuta, parceira e colaboradora do Doce Limão. Na loja do site da Milene você encontra OEs, sinergias e produtos aromaterápicos de qualidade: http://www.aromarte.com.br

Informações sobre a dengue: www.dengue.org.br

Preparação do repelente dos pescadores: Dengue sem asas + Receita repelente

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine