Ipem lança cartilha para consumidor

Ipem lança cartilha para consumidor

Por Agência FAPESP em 17/3/2010

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, acaba de lançar a Cartilha de Orientações ao Consumidor.

A publicação orienta de forma resumida o público a se proteger de fraudes e de irregularidades encontradas em produtos disponíveis no comércio. Apresenta também informações sobre o trabalho de fiscalização desenvolvido pelo instituto.

A iniciativa, que conta com a colaboração do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), explica noções de metrologia e como é feita a fiscalização de produtos medidos sem a presença do consumidor, como alimentos, bebidas, cosméticos e gás de cozinha.

O consumidor encontra orientações sobre produtos têxteis, brinquedos, preservativos, bombas medidoras de combustível, taxímetros e outros que exigem certificação, como medidores de energia, termômetros, radares e lombadas eletrônicas.

Segundo o Ipem-SP, o objetivo da cartilha é proteger o consumidor e tê-lo como principal aliado no combate a fraudes e irregularidades dos produtos oferecidos.

A cartilha pode ser baixada gratuitamente pelo site da instituição, em formato PDF.

Mais informações: www.ipem.sp.gov.br/pdf/cartilha_ipem.pdf

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine