Perguntas e Respostas sobre a Gripe Suína (vírus H1N1)

Texto enviado por Vera Lígia Pompeu de Toledo e adaptado por Conceição Trucom *

Confira aqui 23 perguntas e respostas sobre a gripe suína, fique informado e saiba como se prevenir de verdade. 

1. Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus? A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distância.

 

2. Quanto tempo fica ativo o vírus H1N1 numa maçaneta ou superfície lisa? Até 10 horas.

3. Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos? Torna o vírus inativo e o mata.

4. Como posso evitar contagiar-me? Primeiro: evitar aglomerado de pessoas em ambientes fechados. Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com pessoas doentes sem estar devidamente orientado e protegido. Lavar as mãos sempre que estiver em local estranho ou de risco.

5. Adianta se prevenir tomando antivirais? NÃO. O que adiantaria (se bem que paliativo) seria uma vacina, porém ainda não existe. A melhor prevenção é alimentação saudável, os sucos desintoxicantes 1 a 3 vezes/dia, atividade física para fortalecer os sistemas cardiovascular e respiratório, além de sentimentos e pensamentos positivos/construtivos. Ou seja, não sintonize com este terrorismo que propaga o medo e o pânico.

6. Qual é o período de incubação do vírus? Em média de 5 a 7 dias, quando então os sintomas aparecem quase imediatamente. Ver link dos sintomas abaixo.

7. De que forma o vírus entra no corpo? Por contato com objetos contaminados, ao dar a mão ou beijar no rosto e, pelo nariz, boca e olhos, principalmente se estiver próximo de uma pessoa contaminada que acabou de tossir ou espirrar.

8. O vírus é mortal? Não. É um virus gripal, porém um novo mutante de força desconhecida. O que ocasiona a morte é um sistema imunológico fragilizado, pessoas com histórico de problemas respiratórios, pois os danos causados por este vírus são complicações respiratórias e a pneumonia.

9. A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus? Não, esta não é sua forma de contaminação.

10. Quando se inicia o contágio? Desde que se tem contato com o vírus e ele se desenvolva (por baixa imunidade ou grupos de risco), antes mesmo de se manifestarem os sintomas.

11. Uma vez que se contraiu esta gripe, qual a probabilidade de recaída? De 0%, porque a pessoa fica imune ao vírus.

12. Onde o vírus é disseminado? No ambiente. Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Como não é possível esterilizar o ambiente, se recomenda a higiene das mãos e evitar tocar o rosto, boca e olhos após manuseio destas superfícies.

13. O vírus ataca mais às pessoas asmáticas? Sim, são pacientes mais suscetíveis, assim como as pessoas da terceira idade que têm mais propensão a desenvolver problemas respiratórios.

14. É útil a máscara para cobrir a boca? Se você NÃO está doente é pior, porque ao usar a máscara, cria-se uma zona concentrada de bactérias entre o nariz e a boca, um microclima úmido e abafado, próprio ao desenvolvimento viral. Mas, se você já está infectado, ela será importante para não infectar aos demais, apesar de  eficácia relativa.

15. Posso fazer exercício ao ar livre? Sim. Este é o lugar ideal para estar. Ao ar livre, distante de aglomerado de pessoas.

16. Serve para algo se alimentar com alimentos que fortalecem a saúde como frutas, verduras, raízes e sementes? Serve para aumentar a imunidade, melhorar a nutrição das células e prevenir o contágio deste e outros vírus, ajudando a resistir ao seu ataque (multiplicação) e minimizar seus efeitos danosos ao sistema respiratório.

17. Qual é o risco para as mulheres grávidas? Elas pertencem aos grupos de risco. Devem reforçar sua alimentação e evitar, a todo custo, o contato com doentes, ambientes fechados com aglomerado de pessoas.

18. Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)? Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.

19. Serve para algo tomar antivirais antes dos sintomas? Não.

20. As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus? SIM, porque são pessoas cujo sistema imune já está fragilizado.

21. Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza? NÃO.

22. O que mata o vírus? O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, álcool em gel e um sistema imunológico ativo.

Portanto: TOME SOL - MANTENHA AS MÃOS HIGIENIZADAS E ATIVE SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO.

Para deprimir o sistema imunológico é fácil: açúcar, alimentos refinados, frituras, laticínios de origem animal e alimentos industrializados, principalmente os embutidos e aqueles com muitos conservantes, aditivos MIL.

Para ativar capriche nos Sucos Verdes Selvagem (link vídeo abaixo) e capriche nas PANC, principalmente todas as HORTELÃS (também chamadas de MENTAS), Picão (amarelo e branco), Acariçoba e aquelas ervas-condimentos como manjericão, orégano, tomilho, erva-doce e anis.

As frutas são primorosas para ativar o sistema imune, principalmente as cítricas, ricas em vitamina C e carotenos. Sempre frescas, maduras da estação, serão hidratantes, antioxidantes e mineralizantes...

23. O que fazem nos hospitais para evitar contágio de outros doentes que não têm o vírus? O isolamento.

Leia também: O nome real da gripe é Smithfield Foods

O que é Influenza? - Vídeo em ppt

Sobre Fortalecer o Sistema Imunológico:

Vídeo Oficina Suco Verde Selvagem

Vídeo - Entrevista biólogo Valdely Kinupp

Saiba mais, clicando na imagem abaixo, sobre 1 dia DETOX num PANCNIC
num dia especial de LIBERTAÇÃO NACIONAL: 21/04 no Guarujá/SP


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine