Queijo muçarela vegano - Cruzinha Prática Doce Limão

Mônica Cristina Campos *

Vai um queijo de derreter aí? Não é crudívoro, porque vai ao fogo, mas é vegano. E vai óleo isolado... Mas vamos confessar, bem que apetece, de vez em quando, umas rodelas de tomate, um cracker com um 'veganinho' derretido por cima né?

Então, selecionei esta receita cuja ideia original veio do Cocinando Facil (canal espanhol no You Tube), mas foi customizado para o jeito Doce Limão, onde usamos azeite de avocado (ou de abacate), fito sal... E, depois de testado e aprovado, foi para o novo filhote Cadê o leite que estava aqui?

Vamos lá: barriga no fogão!!!

Quer mais 70 receitas como essa? Confira nosso e-book abaixo:

Cadê o leite que estava aqui?

No vídeo fizemos MEIA RECEITA, vamos à receita INTEIRA para 500 gramas de muçarela

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de água fria, 2 xícaras (chá) de iogurte de coco, 2/3 xícara (chá) de azeite de oliva (no vídeo usamos azeite de avocado), 2 colheres (chá) de fito-sal ou sal marinho, 8 colheres (sopa) de polvilho azedo, 4 colheres grandes (sopa) de amido de milho, 1 colher (sopa) de  suco fresco de limão, 25 g de Ágar-ágar (precisa ser do importado, o nacional não funciona).

Uma dica: se você usar direto a polpa do coco-verde opte por aquela que tiver uma espessura acima dos 3 mm. Evite o coco seco porque o queijo final ficará fibroso. No caso do coco seco germinado, sugiro extrair o leite (bem concentrado) e deixar virar iogurte, conforme indicado na receita.

Preparo: bata no liquidificador as 2 xícaras de água, o iogurte, o azeite, o sal, o polvilho, o amido de milho, o suco fresco de limão e o ágar-ágar. Até uma textura bem lisa e homogênea.

Em separado: prepare uma bacia com água, bastante gelo e uma colher de sopa de sal, onde serão jogadas as bolas de queijo para resfriar rapidamente.

No fogão: passe o creme do liquidificador para uma panela de ágata ou inox e leve ao fogo. Vá mexendo com uma espátula de bambu. Após 5 minutos, quando começa a encorpar, abaixe o fogo e siga mexendo sem parar. Quando chegar a uma textura de um mingau bem grosso, tipo um queijo derretido (meio chiclete), tire do fogo e comece a formar as bolas, usando um boleador de sorvete ou 2 colheres de sopa para ir dando a forma desejada.

E vá jogando as bolas dentro da bacia com água, bastante gelo e sal. Uma dica: faça bolas com 5-6 cm máximo para o resfriamento ser rápido e efetivo. Aguarde alguns minutos até que as bolas fiquem bem resfriadas e firmes.

Pronto: retire do gelo, passe para local onde poderá ser manipulado ou servido. Corte em cubos para servir como aperitivo ou em fatias para derreter sobre rodelas de tomate, abobrinha, crackers... Também gosto dos espetinhos com tomate cereja, rodelas de cenoura, abobrinha e cubos de muçarela vegana.

(*) Mônica Cristina Campos  - Nutricionista desde 1995 pela Universidade Metodista de Piracicaba, especializada em Nutrição Clínica Funcional desde 2006 pelo Centro Valéria Paschoal de Ensino – SP, com vasta experiência na área hospitalar, ambulatorial e educação nutricional infantil, atuou como Nutricionista da Oficina da Semente com Dr. Alberto Peribanez Gonzalez de 2012 a 2016 e nas Oficinas e Detox no Doce Limão com a escritora Conceição Trucom desde 2015. Visite o blogdamoc


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 

 

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine