Bora Brotar? Como parar o deserto em nossas vidas...
Olá, Visitante!
O ano de 2018 está terminando e deixando um conjunto de notícias difíceis para o Brasil. Cresceram o desmatamento de nossas florestas, os conflitos sociais, as desigualdades econômicas e o número de brasileiros em situação de insegurança alimentar.
Mas há um sopro de ar puro para nos dar alento e impulsionar a caminhada de 2019. Após muitas semanas de tentativa, finalmente a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA) foi aprovada na Comissão Especial da Câmara e seguirá para votação no Plenário no ano que vem!
Redação do GreenMe.com.br - Farei bem à terra Em 4/10/18
Yacouba Sawadogo, um nome praticamente desconhecido. Por seus méritos, este agricultor conquistou o chamado "Prêmio Nobel Alternativo". Ele não descobriu novas proteínas nem ensinou em universidades de prestígio, onde realizou pesquisas. Mas ele está dedicando sua vida em replantar o deserto, plantando árvores onde antes só havia terra seca. Por isso, ele recebeu o prestigioso prêmio.
Felizmente as aplicações da engenharia genética na agricultura encontraram muito mais resistência por parte do público em geral do que as aplicações na medicina. Vários motivos justificam essa resistência, que se transformou nos últimos anos num movimento político de escala mundial. Verdade absoluta: a maioria das pessoas tem uma relação muito íntima com o alimento e naturalmente se preocupa com a possibilidade de que seus alimentos tenham sido contaminados por produtos químicos ou sofrido manipulação genética.
Pérolas do PROJETO NAVDANYA* - Fundado por VANDANA SHIVA - Parte 1
“Sobre esse punhado de terra nossa sobrevivência depende. Cuide disso, e isso aumentará nossa comida, nosso combustível, nosso abrigo e nos cercará de beleza. Abuse-o e o solo entrará em colapso e morrerá, levando a humanidade consigo”. Os antigos Vedas reconheciam o solo como base da sobrevivência. "Esquecer como cavar a terra e cuidar do solo é esquecer de nós mesmos." - Mahatma Gandhi
Brotar é Preciso, mas antes precisamos das sementes, da água e do solo. Como afirma Ana Primavesi, em seu livro de ouro Pergunte ao SOLO e às Raízes, e comprova a ativista Vandana Shiva: "O solo é um sistema vivo, uma entidade viva. A vida no solo (organismos do solo, macro e micro) não apenas ajuda a agricultura, mas a humanidade como um todo. Então, para manter o solo vivo, é importante: Incorporar alimentos de matéria orgânica para organismos vivos; Protegê-lo da erosão; Parar de usar produtos químicos e adotar práticas orgânicas e agroecológicas para a gestão da saúde do solo."