Curiosidades sobre o Cacau

Curiosidades sobre o Cacau

O que é um Cacau fino?

Um Cacau fino é aquele que segue rigorosas especificações de seleção de frutos, respeito às características da variedade (comum, forasteiro, híbrido ou trinitário), fermentação e desidratação das amêndoas (etapas que reduzem a acidez, eliminam micotoxinas, e desenvolvem o aroma e sabor do cacau), e comprovação da qualidade de cada lote produzido.

Melhor ainda se o cacau processado é proveniente de cultura orgânica.

Porque o Chocolate Natural não é vendido em pó?

Na verdade não existe cacau em pó. Amêndoas de cacau possuem cerca de 50% de gorduras saudáveis e, se assim moídas irão produzir uma pasta parcialmente líquida, impossível de ser pulverizada.

Assim, para transformá-las em pó é preciso retirar da pasta aquelas gorduras (manteiga de cacau), produzindo então uma massa (chamada torta de cacau) que pode ser pulverizada, mas não pode mais ser denominada de 100% cacau!

Ressalte-se, ainda, que todo o chamado “cacau em pó” existente no Brasil é proveniente de cacau torrado, submetido a temperaturas de até 130°C, processo que transforma as gorduras saudáveis do cacau em matéria rançosa ou saturada. Ademais, a massa de cacau é naturalmente ácida, fato que a indústria sempre corrige com a adição de compostos químicos alcalinizantes.

Resumo das principais diferenças:

Chocolate Natural
Planeta Cacau
Cacau em pó
disponível no mercado
Granulado (Nibs)
Cacau fino Cacau comum (sem seleção nem controle de qualidade)
100% Cacau fino Massa do cacau desengordurado + aditivos químicos
Orgânico Cacau comum (cultivado com agrotóxicos)
Gordura vegetal - parte mais nobre do cacau Gordura remanescente saturada
Preservação dos nutrientes Perda dos nutrientes
Rico em flavonóides antioxidantes

Perda dos flavonóides antioxidantes

 

Vantagens do consumo Cacau fino, orgânico e cru:

Melhora a capacidade do organismo de metabolizar açúcar, funcionando como grande aliado do diabético.

Por conter grande quantidade de antioxidantes, bloqueia o efeito danoso dos radicais livres. O chocolate natural do planeta cacau contém até 12 vezes mais antioxidantes que o vinho tinto e até 367% mais que os melhores chocolates encontrados no mercado.

Ajuda a perder peso, inibindo um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura, aumentando a sensação de saciedade.

Contribui na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

Reduz a pressão por ter ação vasodilatadora.

Impede a oxidação da gordura ruim (LDL), evitando que placas se acumulem nos vasos. 

Ajuda o sistema imunológico, estimulando a produção de linfócitos, um tipo de glóbulo branco que defende o organismo contra vírus e bactérias. 

Auxilia na proteção dos neurônios contra doenças degenerativas, como o mal de Parkinson e o de Alzheimer.

Reduz alguns sintomas da TPM, como depressão, e contribui para suprir eventuais carências de minerais, como magnésio, comuns nesse período do mês e também durante fases de estresse agudo. 

Como é produzido?

A qualidade do nosso chocolate natural é monitorada desde a fase do cultivo do cacau. Trata-se de um cacau especial produzido e embalado com a finalidade específica do consumo in natura.

O processo começa na lavoura com a seleção de frutos maduros, sadios, sem manchas e sem fungos ou perfuração. Os frutos são colhidos e armazenados por 5 dias, para concentração dos açúcares. Depois de quebrados, as sementes são colocadas em camadas de 50 cm dentro de cochos de madeira espessa, onde são revirados uma vez/dia (para esfriamento e evacuação dos gases), durante cerca de 7 dias. Após a fermentação, as amêndoas são desidratadas (sob a luz solar ou em desidratadores, em temperatura controlada e não superior a 50°C). Na fábrica e com umidade não superior a 8%, as amêndoas passam por uma nova seleção e avaliação da qualidade, sendo então fragmentadas e descascadas, em máquinas descascadoras. Finalmente, temos a embalagem, lacre e distribuição.

O produto é produzido e embalado no município de Camacã, no estado da Bahia, próximo das fazendas fornecedoras do cacau gourmet.

Como consumir?

Deliciosas Receitas com Cacau

Receitas com Cacau - Para crianças de todas as idades

Requisitos de processamento podem ser vistos em http://www.cacaufino.com/processamento

Texto extraído do site: www.planetacacau.com.br

Confira como adquirir na loja do Doce Limão

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine