Transformando os Sentimentos

Transformando os Sentimentos

Conceição Trucom*

Continuação do texto Os Sentimentos e as Emoções

Os passos amorosos da transformação

O primeiro passo ao lidar com os sentimentos desagradáveis é reconhecer cada sentimento no instante em que ele surge. O meio para isso é a plena consciência.

O segundo passo consiste em se tornar uno com o sentimento. Não adianta negar: vá embora, não gosto de você, você não sou eu, etc. Mais eficaz é aceitar e conversar com ele.

O terceiro passo é acalmar o sentimento, o desagrado. Inspirando, oxigenando, acalmar o corpo e a mente. Acalmar, só por estar com ele, sentindo ternura por ele. Com a mente alerta não evitar o sentimento, reconhecer a dor, sua importância e; expirando, ir evaporando seu poder.

O quarto passo é largar o sentimento desagradável, soltá-lo. Este passo será apenas a cura do sintoma.

O quinto passo é enxergar a oportunidade de se aprofundar e trabalhar na transformação da raiz daquele sentimento, e então se sentir livre.

Respirando e tornando-se consciente

A respiração é a forma mais poderosa à nossa disposição para nutrir e fortalecer a transformação das emoções em sentimentos positivos e afetividade. As ?loso?as orientais dominam esse conhecimento e fazem uso dele há milênios. Bons exemplos são os exercícios de alongamento, equilíbrio e respiração do yoga e a entoação dos mantras. Por meio da respiração, é possível entrar rapidamente em contato com os “sentires da mente” e observá-los por uma ótica mais clara e oxigenada e, dessa maneira, administrá-los; discernir, fazer escolhas e tomar decisões com mais facilidade; eliminar os gases ácidos na expiração, para alcalinizar mente e corpo; alterar a frequência das ondas cerebrais e desacelerar a mente, para senti-la de outra maneira, mais desacelerada e pacífica.

Se a respiração for leve e tranquila – resultado natural da respiração consciente –, a mente e o corpo irão lentamente se tornando leves, tranquilos e lúcidos. E do mesmo modo os sentimentos.

Na cura dos sentimentos desagradáveis é necessário ter cuidado, amor e não violência. Não acredite em transformações sem medo e sem amor. Quando os sentimentos desagradáveis são observados de forma consciente, eles podem ser muito esclarecedores e proporcionar revelações e mais compreensão a respeito de nós mesmos e da nossa sociedade.

O sentimento verdadeiro é a compreensão, é o perdão; é aquele que dá uma sensação de paz.
Em vez da ação que busca se desfazer de partes de nós mesmos, devemos aprender a arte da transformação. Podemos transformar nossa raiva, por exemplo, em algo mais salutar, como a compreensão. E, dessa mesma maneira, é possível tratar a ansiedade (medo do futuro) ou a depressão (desesperança).

Parte 1 - Os Sentimentos e as Emoções

Leia também: Exercício I - Respirar e observar
Este texto faz parte do livro Mente e Cérebro poderosos - Editora Pensamento-Cultrix.


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine