25 e 26/MAIO - Oficinas na Mãe Terra - módulo I

Finalmente sobre solo forte em Santos: na Mãe Terra. E vamos começar com uma série de módulos sobre os ensinamentos básicos da prática da Alimentação Crua e Viva, alimentação do futuro, que investe todas as nossas energias em prol da Saúde e Sustentabilidade Ecológica.

Os módulos são independentes e sempre serão no último final de semana de cada mês:

Maio 25: Sábado das 10 às 15:30 h - Germinação e Bebidas Fermentadas
Maio 26: Domingo das 9 às 14:30 h - Brotos e Sucos Terapêuticos

Vamos à programação do MÓDULO I


Nossos boletins são ricos em conteúdo. Acesse todos os já enviados aqui.

Conheça o curso online

Por Conceição Trucom

ABACATE - UM SUPER ALIMENTO

Ele pode prevenir a obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Estas boas gorduras do abacate, na verdade o azeite do abacate, facilita a assimilação dos antioxidantes presentes nos alimentos, facilitando o combate aos radicais livres. Ouve-se muito sobre esta "briga" pela vida e saúde: “radicais livres” e “antioxidantes”.

Os radicais livres são moléculas agressivas, bastante "oxidantes" que atacam as células, suas membranas e até mesmo o seu DNA. Sem controles, podem provocar muitas doenças associadas com o envelhecimento, como problemas oculares e câncer. Fazem parte da vida, surgem enquanto respiramos e vivemos, quando temos maus pensamentos, ansiedade, desafios e muito estresse. Também são estimulados pela poluição, produtos químicos (incluso os contido em alimentos industrializados ou com agrotóxicos), cigarros ou até mesmo diante de relacionamentos destrutivos.

Há apenas uma maneira de controlá-los: aumentando a presença de antioxidantes via estilo de vida.

Certo, eles estão presentes naturalmente no organismo, porque existe uma produção endógena: inteligências da vida VIVA. Mas também estão presentes nos alimentos que ingerimos, principalmente nas frutas e legumes frescos, especialmente naqueles mais coloridos (laranja, amarelo, vermelho, roxo). O problema é que certos antioxidantes, incluindo a família dos carotenos, não são facilmente absorvidos, eles permanecem fora de suas células e são eliminados do organismo, sem antes desativar os radicais livres.

O abacate aumenta a assimilação dos antioxidantes

Existe uma maneira fácil de aumentar significativamente a sua taxa de absorção de antioxidantes: consumir frutas e legumes juntamente com uma gordura de boa qualidade. As pesquisas mostram que uma salada de vegetais crus quando associada com um abacate multiplica a taxa de absorção de licopeno por 4 (o licopeno é um antioxidante encontrado em tomates) e a taxa de beta-caroteno por 2.6 (beta caroteno é um precursor da vitamina A, que é encontrado em abundância na cenoura e, em menor quantidade  em vegetais de folhas verdes).

Quando o azeite de abacate é adicionado a uma salada bem colorida acontece uma multiplicação das taxas de alfa-caroteno, de beta-caroteno e de luteína. A gordura do  abacate e os antioxidantes combatem as inflamações que diminuem o envelhecimento prematuro. É por isso que o abacate ajuda a rejuvenescer o seu corpo de dentro para fora.

Luteína é um antioxidante vermelho-laranja que se encontra na gema de ovo,
milho, cenoura, espinafre e azedinha, que protege especialmente a retina.

O  abacate é um controlador eficaz do seu apetite: gorduras e fibras no comando!

Cerca de 77% das calorias do abacate são provenientes desta sua gordura. Mas essa quantidade de gordura explica porque após 1/2 abacate você já está satisfeito. O abacate é, portanto, uma boa maneira de controlar seu apetite. Isso é útil se você tende a comer demais e ganhar peso.

O Abacate também é rico em fibras que  curam e regulam o trânsito intestinal. 

Pesquisas mostram que o abacate  pode prevenir o câncer da próstata, reduzir o risco de doenças coronárias, controla o colesterol e artrites.                           

O abacate contêm 20 vitaminas e minerais diferentes:

Vitamina K: que é importante para a coagulação do sangue,também contribui para a força de seus ossos.

Folato ou vitamina B9: importante para a reprodução celular e desenvolvimento dos seus tecidos. Os erros na divisão celular comprometem a qualidade do esperma. Um estudo mostrou que um défict de vitamina B9 está acompanhado por um aumento em defeitos genéticos  dos cromossomos.

Vitamina E: protege os tecidos contra os radicais livres e pode proteger o coração.

Luteína: fundamental para a proteção da saúde dos olhos e da pele.

A vitamina C: fortalece o sistema imunológico e neutraliza radicais livres.

Vitamina B6: também reforça o sistema imunológico, ajuda as funções  nervosas e a síntese de células vermelhas do sangue.

Vitaminas B5, B1, B2, B3, A e potássio (bem mais que uma banana), magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco e fósforo.

Leia também: Os 5 VEGETAIS SAGRADOS

Os 5 VEGETAIS SAGRADOS

Fonte: Jornal Néo-Nutrition  Março 2016
Referências bibliográficas :
Passeportsante 
Carotenoid Absorption from Salad and Salsa by Humans Is Enhanced by the Addition of Avocado 
Folate intake linked to genetic abnormalities in sperm, says new study 
Avocado.org 
Food Republic


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Alaúde), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.