Sal melado é riqueza de magnésio

Conceição Trucom *

Vamos precisar aprender a reconhecer e manusear no dia a dia o sal rico em magnésio e outros macro e micro minerais (minerais traço). Estamos atrasados 70 anos quanto a esta experiência de valorização do Sal nosso de cada dia. 

Nos acostumamos tanto com sais pobres de magnésio e aditivados com anti-umectantes que teremos mesmo que reaprender, como nossos ancestrais, a lidar com o ideal, que é melado, é higroscópico, que gera o que chamam na Europa de licor-mãe, porém dá mais trabalho para usar e manusear. Este licor-mãe contém basicamente sais de magnésio. Eis a primeira dica: sal ideal para consumo humano DEVE ser melado, colar na embalagem, colar nas nossas mãos. De sal sequinho desconfie!

Todo sal é marinho – ainda que de depósitos milenares, lagunas ou oceanos em outras eras. Para consumo humano, o sal adequado deveria ser idealmente fresco e integral, ou seja, conter uma riqueza de cerca de 84 minerais, com predominância do cloreto de sódio. Os estudos analíticos de sais integrais (idealmente orgânicos) revelam a presença de macrominerais como magnésio, cálcio, ferro e potássio, além de traços de micro-minerais (oligoelementos) como o zinco, selênio, cobre, boro, manganês e tantos mais.

Mas que tal um fito-sal?

Durante o preparo do FITO-SAL usamos uma mistura de 5 condimentos (4 ervas + sal), especiarias (na forma de semente seca, porém fresca) especialmente selecionadas para este preparo. 

Importante ressaltar que trata-se de uma receita da milenar Medicina Ayurvédica, direcionada para tratar inúmeros problemas do sistema digestório. Portanto este FITO-SAL, um sal que agrega a ação fitoterápica destas especiarias, apresentam aqui função que vão muito além do saborizar salgado.

Elas são ricas em óleos essenciais que transferem ao sal um aroma sutil, exótico, que irá transbordar em todos os alimentos com ele preparado. Mas é bom lembrar: evite cozinhá-lo ou cozinhar demais. Deixe para usá-lo bem no final do preparo ou em receitas da Alimentação Crua e Viva.

Ingredientes: 250 gramas de Sal integral GROSSO e de qualidade + 7 gramas de semente de coentro, 7 gramas de semente de mostarda, 5,7 gramas de semente de pimenta do reino preta e 5 gramas de sementes ou folhas de orégano (no Brasil só encontramos as folhas para consumo alimentar).

Preparo: após adicionar todos estes ingredientes no liquidificador, bater por 1 minuto e assim transformamos esta mistura alquímica em um pó. Passar para um frasco de vidro com tampa de boa vedação e pronto!

As funções do FITO-SAL

- É uma forma diluída (em 10% em fito-ervas) de consumir o sal, portanto acabamos consumindo menos sal/dia;

- Os 5 condimentos (4 ervas + sal), quando usados juntos, têm uma função alquímica de acordar e acelerar os processos digestivos, além de curar todas as desarmonias que possam estar acontecendo em diferentes estágios de complexidade de cada etapa da digestão;

- Esta alquimia conta com a presença do 6 sabores, que irão estimular inicialmente as papilas, mas na sequência a DIGESTÃO e finalmente todos os sistemas de excreção.

Onde e quanto usar?

No preparo dos alimentos em geral colocar 1-2 colheres chá e acertar o tom de sal (se necessário) com este FITO-SAL ou missô de boa qualidade. Fica muito bem no preparo de molhos de saladas, maionese de sementes germinadas, pastas e patês, sopas e amornados da Alimentação Crua e Viva.

Esta receita faz parte do Livro SAL DA VIDA - Conceição Trucom - Selo Doce Limão

Leia mais em: Fitoterapia: Picles Indiano de Limão

Alimentação Desintoxicante I - O 'banho interno diário'

Para adquirir os Sais Doce Limão: AQUI

Para adquirir o livro Sal DA VIDA: AQUI

SAL DA VIDA é livro pioneiro onde explico tudo: científico, holístico e prático


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine