TV De Bem com a Natureza 10 - Óleos Isolados

TV De Bem com a Natureza 10 - Óleos Isolados

Conceição Trucom *

Muitos me escrevem perguntando: que óleo usar no preparo dos meus alimentos? Qual a melhor fonte de gorduras para a saúde humana? Tá na moda consumir várias colheres de sopa/dia o óleo de coco... você concorda com isso?

Então, decidi gravar este vídeo para apresentar os pontos de vista do Doce Limão, que são bem vanguarda e gera muita refração, afinal quem vive sem garrafas de óleo para cozinhar? Seja azeite, soja ou manteigas?

O que posso adiantar é que não comemos nutrientes, mas nossa saúde está estreitamente ligada com a qualidade e integralidade dos nossos ALIMENTOS... E, isolados carecem de toda a alquimia que propõe um alimento integral...

Vamos saber mais sobre este nova visão e voltarmos a estar com os pés no chão?

 Composição típica do Óleo de Coco que é bem parecida com a do Óleo de Babaçu

-



A Farinha de Coco - polpa, endocarpo e mesocarpo - que mostrei no vídeo é um alimento obtido do coco maduro, por meio de um processo que inclui: secagem do alimento natural (no sol conforme imagem acima), retirada de sua gordura, moagem e transformação do fruto em pó/farinha. Este produto é rico em proteínas, ferro e cálcio. Também é isenta de glúten e ainda contém alto teor de fibras vegetais. Apresenta sabor e aroma bem agradáveis porque contém apenas uma fração residual de suas gorduras. Contudo, está concentrada em proteínas e fibras o que torna seu consumo necessariamente MODERADO com frutas ou leites vivos.

 Cacho de Babaçu

 

 

As Manteigas Bioporã, sugiro você experimente, são produzidas a partir da semente ou fruto INTEGRAL, justamente o que devemos valorizar. Importante ressaltar que alimentos integrais costumam ser potencialmente mais funcionais, tanto na qualidade (integrais) como na quantidade. Simples de entender: unidos somos mais poderosos, separados somos elos frágeis da corrente...

Para seu preparo, logicamente parte-se da semente ou fruto maduro e desidratado, já que manteigas com elevado teor de água são muito instáveis para armazenagem e transporte.

Durante o processo mecânico de transformação em pasta e manteiga há um aquecimento por atrito, motivo pelo qual usar o equipamento que gera maior eficiência e menos atrito será o que irá fornecer a manteiga mais leve e delicada. O indicado mesmo é usar um moinho de pedra e cuba de inox, mas algumas delas dá para fazer em casa, como a de castanha de caju crua (assada na verdade), por exemplo.

Para seu conhecimento, deixo aqui registrada a dica e direção: Manteigas Bioporã

 

Aproveito esta página para incluir esta vídeo-aula-entrevista que a jornalista Francine Lima fez ao dr. Souto, porque muito oportuna, que embora o Dr. José Carlos Souto (um personagem bastante polêmico porque defensor da dieta paleolítica) ainda fale de questões que discordo, considero super válido apresentar aos nossos assinantes.

Porque o propósito do Doce Limão é seguir nos abrindo os olhos
e maturando este assunto, entre outros.

Vamos lá: Recentemente, a internet entrou em polvorosa por causa do que uma nutricionista disse sobre os óleos de coco e de canola num programa da TV GLOBO. Chamei o dr. Souto para explicar para todos o que ele sabe sobre os óleos vegetais e seus efeitos na saúde. Jornalista Francine Lima.


O livro do Daniel Francisco de Assis que recomendo a leitura e prática:
Suco Vivo - editora Alaúde

E, dá uma lida neste artigo: Apendicite em crianças?

E para finalizar um Manual de Aproveitamento ECOSUSTENTÁVEL do Babaçu e Folhas.

Clique na imagem abaixo para fazer download

 


 

Lojas Doce Limão

Os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão podem ser encontrados em nossas lojas parceiras. Clique e adquira já.

 


* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 15 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine