Alimentos que ativam o Bom Humor

Alimentos que ativam o Bom Humor

Conceição Trucom *

Dê adeus ao nervosismo, ao cansaço e ao baixo astral. Ao desânimo, à preguiça e adiamento da vida.

Quem está sempre ansioso e nervoso acaba achando que tudo vai dar errado, não vai dar tempo, o mundo fica pesado e muitas vezes sobre as costas. Xô baixo astral. Xô mau humor.

A boa notícia. Dá para dar uma super força para sair dessa. Basta aprender a monitorar e controlar seus pensamentos. Botar seu corpinho para agitar na atividade física (a mais prática e divertida que você encontrar) e tudo isso super acompanhado por uma boa seleção de alimentos.

Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o bom funcionamento do sistema nervoso, desintoxicar o fígado e intestinos, acabar com a irritação e espantar a tristeza.

Valorize e tenha uma boa cumplicidade com os alimentos que facilitam a limpeza das impurezas do organismo como excesso de adrenalina que causa estresse e ansiedade, ou dos cortisóis que causam melancolia e depressão.

Valorize também o bom balanceamento, as boas combinações, porque consumo exagerado, mesmo de alimento saudável, pode gerar desequilíbrios, principalmente hormonais que desencadeiam em mau humor e desempenho.

Todos os alimentos listados abaixo, principalmente quando originários de cultura orgânica, apresentam ação alcalinizante dos líquidos corporais, gerando portanto um metabolismo mais harmônico e sereno, estado importante para meditar e refletir. Relaxar, baixar a bola das expectativas. Enxergar os aspectos positivos de cada desafio. Criar soluções e saída. Curtir o aprender.

Alguns alimentos conseguem prevenir as complicações da ansiedade acumulada, porque batem de frente com sua química nociva. Eles se opõem, por exemplo, aos radicais livres, que minam nossa energia e resistência sem dó.

Lembretes: 1) a regularidade faz a diferença. Portanto, todo o dia é dia destes alimentos na sua alimentação; 2) evite os alimentos que detonam o bom humor e são grandes portais de entrada para a ansiedade e depressão - os intoxicantes e desidratantes (ver no final do texto). 3) devem idealmente serem consumidos CRUS (ou somente amornados), maduros e da estação, porque depois de cozidos suas propriedades funcionais foram embora junto com o vapor! 4) busque que sejam de cultura orgânica.

Vamos então conhecer os alimentos que estimulam a ótica positiva da vida, que apresentam uma composição alquímica que nutre também a alma e o espírito.

LIMÃO: o primeiro da lista pelo seu elevado poder de alcalinizar todos os líquidos corporais, como também de fixar nutrientes importantes como os sais minerais. Ajudar a trazer clareza e lucidez para encontrar as melhores respostas aos desafios da vida. Um grande cúmplice do bom funcionamento do fígado e intestinos, ajuda a eliminar as substâncias densas que enfezam e irritam. Com excelente ação adstringente ajuda a "desencebar" quando ativa a excreção dos excessos de colesterol e triglicérides. Com propriedades digestivas, acelera o metabolismo em até 20% de tudo o que está "indigesto". Bem, 1 limão por dia pode fazer a diferença.

ALFACE: ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.

Folhas verde escuro e neste caso pense nas PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais): plantas de resistência e superação, ricas em antioxidantes, ácido fólico e vitaminas do complexo B, cuidam do cérebro, da memória e do sistema nervoso central. O magnésio contido na clorofila ajuda a ter mais clareza e objetividade sobre as questões que realmente importam. Saiba mais sobre PANC: Vídeos - Valdely Kinupp & as PANC 

CENOURA: rica em betacarotenos, substâncias antioxidantes que preservam a saúde de todos os tecidos como os do sistema cardiovascular e da visão. Uma cenoura por dia pode fazer a diferença.

ALHO CRU: reduz a pressão arterial, que pode ir às alturas devido à ansiedade acumulada. Com ação adstringente, também dá uma bela ajuda para baixar colesterol e triglicérides.

BANANA: tão comum em terras brasileiras, diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia. Mas não exagere, porque a banana por conter muita frutose pode provocar pico glicêmico e até engordar.

UVA: Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonoides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.

JABUTICABA: essa frutinha contém ferro - que combate a anemia - e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. Para que não prenda os intestinos, a cada 10 jabuticabas, mastigue (e ingira) uma com casca e tudo.

LARANJA: rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Além dos sucos desintoxicantes, opte também por consumir a laranja em pedaços ou gomos. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.

Essa contribuição é do Elias Pereira, um mestre da Alimentação Crua e Viva e da Medicina Tradicional Chinesa que está escrevendo um livro muito interessante sobre Nutrição Evolutiva...

Alimentos Fermentados - Há uma ligação muito estreita entre o nosso cérebro e os intestinos (muitas vezes sendo chamado de «segundo cérebro»). Se temos um terreno saudável de boa flora intestinal provavelmente seremos, um ser humano mais saudável, digesto e feliz. Se a nossa flora intestinal está rara, de má qualidade (reinam as patógenas), sem condições de nos ajudar e defender, vamos nos sentir muitos desequilibrados. A depressão, alterações de humor, raiva, ansiedade e irritabilidade, podem ser causados por um desequilíbrio da flora intestinal. 

Completar a dieta diária com alimentos fermentados é fundamental para construir uma boa saúde intestinal e manter um intestino saudável e uma mente feliz com uma colônia de boas bactérias e leveduras simbióticas. Os alimentos fermentados além de nos manterem mais felizes, fazem a digestão ficar mais fácil pois realizam a pré-digestão de proteínas, gorduras e carboidratos. Aumentam a imunidade e são carregados com enzimas que ajuda o intestino a fabricar vitaminas essenciais.

Carboidratos Fermentados reduzem vertiginosamente a possibilidade de nos causar picos elevados de glicemia, o que significa que são alimentos mais fáceis de combinar, balancear e nos ajudar na modulação hormonal.

Cereais e Sementes Oleaginosas Fermentadas apresentam os mesmos resultados e benefícios, com o acréscimo de tornar as macromoléculas de proteína e gorduras mais fáceis de digerir, nos deixando um saldo de energia para coisas como ócio criativo, sensações de paz e bom humor!

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Estas são ótimas para BALANCEAR com as frutas, legumes, raízes e verduras

SEMENTES DE LINHAÇA, GERGELIM, GIRASSOL e CASTANHA DO PARÁ: principalmente quando pré-hidratadas e germinadas. Ricas em gorduras essenciais, ômega-3, proteínas e sais minerais, devem ser ingeridas (com moderação) para suprir o cérebro das melhores matérias-primas de que ele necessita. Ricas em sais minerais como o selênio tão abundante na castanha do Pará, fortalecem todas as estruturas corporais e protegem as membranas celulares, além de órgãos e vísceras.

COCO SECO GERMINADO - além de riqueza em fibras e proteínas, a gordura do coco é fantástica para a saúde humana. Um alimento lipoproteico, fantástico para a regeneração e manutenção das células cerebrais, não vejo alimento tão poderoso para o bom humor como ele... Mas precisa ser integral e o fruto previamente germinado para conferir digestabilidade e leveza. E, como todo alimento sagrado, não exagere na quantidade.

ABACATE - a riqueza em gorduras monoinsaturadas dos abacates ajudam a melhorar o humor e mantê-lo feliz. Abacates contêm muita proteína, triptofano, potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas do complexo B, vitamina E e vitamina K; nutrientes que fazem do abacate um poderoso alimento na proteção de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e algumas formas de câncer. Inclua abacate em saladas, molhos e cremes e torne-se cada dia mais feliz.

CACAU - Cacau é um chocolate INTEGRAL, não processado (sem açúcar, gordura hidrogenada, lácteos e outras sujeiras adicionados a ele). São tão somente as suas sementes fermentadas (com a polpa da fruta), desidratadas (em geral no sol) e processadas durante o preparo da receita... Nada de aditivos ou industrialização.

Contém os mais altos níveis de antioxidantes que qualquer outro alimento no mundo. Mas a vantagem adicional é: ele também contém uma porção significativa de hormônios do bem estar, como triptofano, serotonina e feniletilamina, que é o hormônio do amor. Ele também contém anandamida, que é uma endorfina que o corpo humano fabrica naturalmente após exercício físico. No reino vegetal a anandamida é encontrada apenas no Cacau. Anandamida deriva da palavra “ananda” (estado de felicidade perfeita) e é liberada quando nos sentimos entusiasmados. O cacau contém enzimas inibidoras que diminuem a capacidade do corpo de quebrar a anandamida. Isso significa que, quando comemos cacau aumentamos o tempo da sensação de felicidade. Além disso, ele contém altos níveis de minerais. Adicione cacau em seu leite vegetal ou faça sua sobremesa favorita de chocolate cru com ele.

LECITINA DE SOJA: funciona como um detergente para limpar o organismo de todas as gorduras em excesso. Rica também em fitosteróis, acetilcolina e vitamina E, proporciona muitos benefícios aos funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. Uma colher de chá por dia, batida com um suco desintoxicante é suficiente.

Os maus hábitos e alimentos

Bem, agora os alimentos que detonam a saúde e o bom humor; ao mesmo tempo abrindo as portas para a ansiedade e depressão chegarem e/ou se perpetuarem:

Açúcar refinado e mesmo os demais açúcares quando consumidos em excesso - exige demais do pâncreas quando a glicose explode no sangue e o cérebro fica anestesiado; minutos depois vem a hipoglicemia que gera um estado letárgico e a vitalidade, assim como o sistema imunológico ficam deprimidos.

Álcool - exige muito do fígado e acaba com o sistema nervoso. Dor de cabeça, indisposição, impaciência e intolerância são um local comum de chegada.

Sal - excesso de sal exige muito do coração e dos rins. Troque o excesso de sal por ervas que tornam os pratos muito mais exóticos e saudáveis.

Cafeína - presente no café, nos refrigerantes tipo cola, no chá inglês e no chocolate, dispara a produção de hormônios como a adrenalina, o que aumenta a agitação interna e a ansiedade.

Pular refeições - não é uma boa prática para ninguém, menos ainda para os ansiosos e desvitalizados. O ponto de chegada é a hipoglicemia e o fatídico mau humor. E, quando fôr comer, cego de fome não irá fazer boa seleção dos alimentos.

Fast Food - alimento barato e vazio, pura gordura e carboidratos de péssima qualidade, está provado que causam obesidade, diabetes, ansiedade e depressão.

Jantar de Rei/Rainha - complica o sono, o rejuvenescimento, a recarga energética que todo organismo precisa fazer durante uma boa noite de sono reparador. No outro dia, difícil começar com vitalidade e bom astral.


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* Conceição Trucom
 é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

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