Oficina de Fermentados Vivos
Categoria: Vídeos

Oficina de Fermentados Vivos

Por Conceição Trucom *

Esta oficina aconteceu no SESC Interlagos, em AGOSTO 2014. Aprenda como fazer fermentados deliciosos a partir de alimentos NORMALMENTE DESCARTADOS, apesar de todo o valor nutricional que apresentam. Uma alternativa ECO-LÓGICA, sustentável e VIVA! 

Siga-nos no Facebook

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Por Conceição Trucom

 

TV de BEM

Cavalinha: uma erva mágica

Cavalinha: uma erva mágica

Rose Aielo Blanco

A Cavalinha é uma erva que permite fazer um chá medicinal bem eficaz como diurético, antiinflamatório, adstringente genito-urinário e revitalizante.

E, pode ser usada também, quando fresca, no preparo de sucos desintoxicantes.

Ela age sobre as fibras elásticas das artérias, o que eventualmente, auxilia na redução das taxas do colesterol. Apresenta também ação específica sobre a inflamação da próstata, além de ser um ótimo auxiliar em processos de cicatrização.

Indicações: Arterosclerose - Afecções de pulmões - Hemorragias renais - Inflamação e edema da próstata - Menstruação excessiva - Hipertensão.

Chá de Cavalinha com abacaxi

Ingredientes: 1 litro de água + 100 g de cavalinha (erva freca ou 50 gramas de erva seca) + casca de de 1 abacaxi (pode colocar também uma rodela picada).

Preparo: Em uma chaleira, aqueça a água até quase fervura. Desligue o fogo e coloque a erva e a casca de abacaxi em infusão por aproximadamente 10 minutos. Sirva quente.

Opcional: Caso não tenha a casca do abacaxi, pode ser usada só a Cavalinha. Ou casca e polpa de maçã...

De bem com a beleza, de mal com as cobras

Como inúmeras outras ervas a cavalinha também era usada para "finalidades mágicas". Em tempos remotos, acreditava-se que a planta estava ligada ao planeta Saturno. Com seus caules ocos, os antigos pastores fabricavam flautas que eram usadas para espantar serpentes, daí o nome popular "milho-de-cobra". Além disso, sempre foi muito forte a ligação entre a planta e a fertilidade feminina: quando uma mulher queria engravidar, era costume colocar um vaso de cavalinha dentro do quarto.

Dados farmacológicos identificam na cavalinha glicosídeos flavônicos, saponinas, ácido gálico, potássio e silício como os principais responsáveis pela ação diurética e remineralizante, que permitem a eliminação de substâncias tóxicas.

Essa planta funciona ainda como um diurético suave com ação reguladora e adstringente do trato genito-urinário, também usada em casos de incontinência noturna de crianças. Os taninos são responsáveis pela sua ação adstringente.

O silício apresenta propriedades remineralizantes, participa da calcificação dos ossos, age sobre as fibras elásticas das artérias, diminuindo o risco de ateromatose, principalmente em pessoas com colesterol elevado, regularizando o tônus, elasticidade e resistência dos vasos sanguíneos.

Como antiinflamatória ela atua em casos de inchaço e inflamação da próstata. Estimula o metabolismo cutâneo, acelera a cicatrização e aumenta a elasticidade de peles secas e senis, atuando como hidratante profundo.

Também age como abrasivo, em razão do seu alto teor de silício. Ajuda a recuperar a pele e ferimentos. Por suas propriedades adstringentes e detergentes (saponinas) pode atuar como coadjuvante no tratamento externo da acne.

Nos tratamentos de beleza, a cavalinha é muito conhecida: ajuda a evitar varizes e estrias, limpa a pele, fortalece as unhas e dá brilho aos cabelos. Quem quiser experimentar, é só testar. Vamos à prática!

Óleo para prevenir estrias

Coloque um ramo ou caule de cavalinha (já seca) em um vidro pequeno de óleo de amêndoas ou babaçu. Deixe descansar por 30 dias e passe na pele, sempre após o banho.

Infusão para limpeza de pele

Coloque um punhado da planta (fresca ou seca) em uma vasilha e despeje água fervendo. Abafe e deixe descansar por 10 minutos. Depois de fria, use a infusão com um chumaço de algodão, para limpar a pele.

Para dar brilho aos cabelos e fortalecer as unhas

Faça um chá com caules e folhas de cavalinha: 2 colheres (sopa) + 1 litro água. Deixe esfriar e use no enxágue final dos cabelos. Para fortalecer as unhas, deixe amornar e mantenha as unhas imersas por uns 15 minutos.

Confira o Chá Harmonizador do Feminino, onde a cavalinha cumpre função muito importante em todas as síndromes do feminino.
 

* Rose Aielo Blanco é jornalista e editora do site www.jardirndeflores.com.br

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br

 

Confira em nossa Agenda quando serão as próximas Oficinas do Limão e da Linhaça onde muuuuitas receitas como estas serão vivenciadas, degustadas... 

 

Recomenda-se também a leitura dos livros O poder de cura do LimãoA importância da LINHAÇA na saúde e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, Mente e Cérebro poderosas - editora Pensamento-Cultrix.