Para sair do mundo da ilusão

Para sair do mundo da ilusão
Conceição Trucom *

Percebo o planeta Terra - Gaia - como um 'site' que nos últimos 10-20 milhões de anos tem 'instalado' um 'jogo' chamado Terceira Dimensão.

Bem, a tônica deste jogo é um desafio à humanidade: sair da absoluta vulnerabilidade psico-emocional. E o principal ingrediente para este desequilíbrio atingir a todos nós aqui encarnados é a crença na dualidade.

Consequentemente, para alcançar a vitória neste jogo, é fundamental atingir este equilíbrio psico-emocional, a não polaridade ou neutralidade, que reconheço como sabedoria, serenidade e paz em todos os níveis: Amor Universal.

Mas como atingir este tão almejado equilíbrio, com frequência e intensidade, e não estar tão vulnerável, a todos os estímulos do mundo da ilusão (tridimensional)? Como se desindentificar desta patologia que está impregnada em todos nós?

Sigo estudando, praticando e buscando respostas, mas as que encontrei até agora, ou seja, quando tenho conquistado mais serenidade e autonomia a todo momento são:

1) Nos centrarmos através da respiração, da meditação e do silêncio, e buscarmos nossas verdades e valores internos. Ou seja, aqueles que estão registrados em nossa essência.

2) Buscarmos esclarecimentos (igual a se afastar da ignorância de nós mesmos), e nos aproximarmos, tipo orando e vigiando, do nosso autoconhecimento.

3) Buscarmos nos desindentificar daqueles comportamentos que já reconhecemos (através da jornada 1 e 2) pertinentes ao mundo da ilusão e da vulnerabilidade, passando a viver mais "na Vida Real": poder pensante, estar no aqui e agora, perceber e encarar os fatos.

E para todas essas etapas faz-se necessário muita coragem (agir com o coração) e determinação.

Por que?

Porque vem o medo da solidão, da alienação, da esquizofrenia. Ou seja, é o próprio sistema da dominação nos colocando em cheque. Esse é o terrorismo da vida dual.

Nosso principal recurso para sentir-se acompanhado é o esclarecimento. Que traz a luz, que dissipa a ignorância de nós mesmos, e detona com o sistema de dominação. E haja coragem!

Então, passo 1: vamos cuidar do corpo físico, instrumento desta experiência, com o combustível certo. São 5 as fontes básicas de alimentação humana:

1) Respiração - responsável por 80% da nossa energia.
2) Hidratação - que transporta tudo, tanto no plano físico, quanto no sutil.
3) Atividade Física - mobilizadora eficaz de energia.
4) Meditação, Silêncio e Relaxamento - centramento, limpeza e organização.
5) Nutrição alimentar - construção hormonal, celular e energética.

Assim, numa prática de Meditação Ativa, estaremos consumindo de forma intensa os alimentos 1 + 3 + 4. Mas como quando respiramos de forma adequada, e mobilizamos a energia através da atividade física, terminamos com sede, também estaremos aumentando o consumo do alimento 2.

Vai uma primeira dica de alimentação diária. E na verdade este é o principal e primeiro alimento.

2 exercícios de Respiração

A respiração é fundamental para a qualidade dos nossos sentimentos, pensamentos, atitudes e toda a fisiologia do nosso corpo físico... Através da respiração correta e consciente podemos:

- Conectar-nos com a essência cósmica da Vida, através do Prana (glóbulos de energia vital) que o ar que respiramos contém.
- Expandir a consciência através de estados mais relaxados da mente, possibilitando aumentar a freqüência e intensidade dos momentos de lucidez e clareza.
- Mergulhar na inocência e espontaneidade infantil, restaurando e corrigindo eventos passados.
- Melhorar a oxigenação do cérebro, possibilitando a prevenção de inúmeras doenças.
- Evitar o desequilíbrio emocional, a depressão e a melancolia.
- Retardar o envelhecimento.
- Alterar e melhorar a anatomia da boca e da face, favorecendo a expressão visual.

Com uma respiração eficaz podemos administrar situações de insegurança, medo, raiva e também as nossas emoções, como daqueles com quem conversamos.

Faça uma experiência: antes de falar com uma pessoa, exercite a respiração por alguns segundos e você verá o resultado.

A respiração deve ser realizada através do nariz, cuja função entre tantas outras é a de inspirar e soltar o ar. Realizada pela boca, a respiração perde em qualidade. Observe o seguinte: no nariz temos os pelos para filtragem, secreções internas para umidificar o ar, e os vasos sangüíneos que permitem o aquecimento do ar. Portanto, o ar que é inspirado através das narinas vai para o pulmão em condições mais adequadas.

Outras qualidades conquistadas através da respiração adequada:

* Desobstrução dos canais de percepção do corpo humano.
* Relaxamento de todo o organismo, conferindo mais elasticidade e flexibilidade à musculatura.
* Aumento da consciência corporal, imprescindível para que tenhamos maior controle sobre nossos órgãos, sistemas e 5 sentidos.

A pessoa que respira mal ou só pela boca pode ter:

? Olhar apagado.
? Problemas dentários e nas gengivas (vermelha e inchada).
? Boca ressecada.
? Musculatura da face mais flácida (envelhecida).
? Maior vulnerabilidade às doenças respiratórias; entre elas as alergias, faringites e amigdalites.
? Baixa qualidade do sono, que não é tão restaurador.
? Prejuízos alimentares, porque há perdas do paladar.

Alexander Lowen informa que "A respiração guarda o segredo da vida".

Na verdade, o homem se alimenta muito mais pela respiração do que através do alimento. Dizem alguns pesquisadores que 80% da sustentação do corpo humano está na respiração. Mas, na atualidade os indivíduos só inspiram 30% do ar que deveriam atrair para seus pulmões e órgãos.

É importante salientar que a partir do momento em que, através da respiração, nós assumimos o controle da entrada de vida e energia em nosso corpo físico, só então estaremos transitando para um novo estágio, permitindo que todos os nossos corpos se expandam. Com a expansão dos corpos o Ser-Essência terá uma habitabilidade terrena superior, ampliando expressões e percepções.

O Universo disponibiliza para a sobrevivência do Ser a energia vital, oriunda dos vegetais, cristais, animais e da própria essência espiritual do Planeta Azul, a Terra. Absorver essa energia é fundamental para o corpo físico e para o Ser-Essência que habita esta vestimenta. Ao realizar a respiração é importante perceber a conexão com a própria espiritualidade, entrando em sintonia com o Universo, atraindo e deixando penetrar com mais intensidade a energia vital.
Esta energia vital permitirá a expansão dos corpos, o que qualificará seus sentimentos, pensamentos e a força de viver.

Dentre os vários fatores que impedem uma boa respiração está o trauma de nascimento. Experiências médicas mostram que o corte do cordão umbilical realizado em tempo errado (o ideal é 40 minutos a 4 horas após o parto), provoca um choque que traumatiza a criança. Afinal ela estava respirando pela placenta, sem esforço e assimilando oxigênio com qualidade ideal. Realizado o corte antes do tempo, a quantidade, qualidade e pressão do ar faz com que a criança sinta queimar todo seu aparelho respiratório, o que instala medo e bloqueios. Este fato envolve praticamente toda a humanidade.

Diante disso, quando decidimos alterar nossa respiração, podem surgir bloqueios e impedimentos. Não desista. Faça o exercício respiratório regularmente em horários programados, de preferência antes de dormir e ao acordar. Bastam alguns segundos. E não precisa inspirar com força. Faça tudo com leveza e naturalidade.

Há um ditado que diz: O hábito faz o monge. Assim, a busca de uma prática diária de reeducação respiratória irá aos poucos conferindo a sua forma adequada de respirar. Para auxiliar, indico dois exercícios. O primeiro para a vida diária, portanto faça-o em qualquer lugar e a qualquer hora. O segundo exercício favorece o repouso noturno.
 

RESPIRAÇÃO I

Objetivo: Interferir nos pensamentos confusos e na mente agitada.
Respire e inspire várias vezes.
Com o dedo médio tape a narina direita.
Inspire lenta e profundamente pela narina esquerda.
Solte o ar pelas duas narinas, com a boca fechada.
Tape agora com o dedo médio a narina esquerda.
Inspire lenta e profundamente pela narina direita.
Solte o ar pelas duas narinas, com a boca fechada.
Repita o exercício várias vezes.
Finalize o exercício com a inspiração pela narina direita.
Tenha a todo tempo pensamentos de gratidão e compaixão.

 

RESPIRAÇÃO II
Objetivo: Oxigenar o cérebro e auxiliar no sono.
Deite-se. Flexione os joelhos de maneira que as plantas dos pés fiquem apoiadas no piso.
Esvazie os pulmões, expirando várias vezes.
Inspire pelas narinas levando todo o ar para o abdome.
Traga todo ar do abdome para cima, mentalizando que o ar, o Prana, está limpando e massageando todos os órgãos até chegar no alto da cabeça.
Evite a pressa, faça esse trânsito da energia com tranqüilidade.
Quando sentir que o ar chegou até no topo da cabeça, coloque a língua no céu da boca, facilitando o trânsito para o cérebro.
Fique em silêncio.
Inspire e Expire calmamente várias vezes.
Tenha pensamentos de gratidão e compaixão, porque é importante que sejamos sempre gratos à vida, aos pais, ao Universo e à Gaia. Um sentimento de gratidão total, sem expectativa de resultados, de auxílio. Sem julgamentos. A gratidão e a compaixão são dois sentimentos nobres, que magnetizam um poder extraordinário de transformação.

Lembre-se:

Através da respiração podemos transitar da corporalidade para a espiritualidade, saneando nossos caminhos e alavancando recursos preciosos para ter paz, serenidade, saúde e prosperidade.

A respiração é a nutrição mais poderosa para a conquista do equilíbrio emocional, condição básica para a prática do amor incondicional, aquele que nos alinha com Deus.


Assine o Doce Limão

Você gosta do nosso conteúdo? Seja um embaixador do Doce Limão e contribua para que ele continue sendo produzido! Além disso, você tem acesso a todo conteúdo de assinante: 12 cursos online (incluindo o Cosmética Natural), palestras, vídeos, receitas, e-books, suporte e muito, muito mais.
1
mês
Assinatura mensal
R$ 20,00 /mês
Cobrança automática no cartão
Assinar
6
meses
Assinatura semestral
R$ 120,00
R$ 110,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar
12
meses
Assinatura anual
R$ 240,00
R$ 200,00
À vista no cartão ou boleto
Comprar

 

Loja Doce Limão

Conheça e adquira todos os livros da Conceição Trucom e os produtos do Doce Limão.
Aproveite nossos combos e promoções. Visite nossa loja virtual aqui.

 


* Conceição Trucom
 (Instagram: @conceicaotrucom) é química, pesquisadora, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida. Possui 10 livros publicados, entre eles O Poder de Cura do Limão (Editora Planeta), com meio milhão de cópias vendidas, Mente e Cérebro Poderosos (Pensamento-Cultrix) e Alimentação Desintoxicante (Editora Planeta).

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.docelimao.com.br

Vamos ser amigos?

Inscreva-se para receber gratuitamente o Boletim Doce Limão e ainda leve de brinde a Apostila de Meditação, em formato PDF.

Se além disso você também deseja ter acesso a todos os nossos cursos online e conteúdos exclusivos, seja um Assinante Doce Limão. Clique aqui!

Siga-nos no Facebook

  • Agenda Doce Limão

Clique aqui para conferir todos os eventos.

Comentários e perguntas

 Caro leitor,

Ficou com alguma dúvida sobre este artigo? A área de comentários e perguntas é exclusiva para assinantes Doce Limão. Por apenas R$ 20 mensais, você terá acesso a todo conteúdo exclusivo, como palestras, cursos online e muito mais, além de poder enviar perguntas, que serão respondidas pela Conceição Trucom e equipe.

 

Saiba mais e assine