layout
layout
docelimao
layout
layout
layout
layout
 
 
Meditação Meditação do Coração
Share to Facebook Share to Twitter Email a Friend Print 
Meditação do Coração

Conceição Trucom *

Esta é uma meditação de origem Sufi 1, cujo principal objetivo é o centramento de todas as energias: físicas, emocionais, mentais e espirituais. Ninguém pode existir sem um centro. Mas este centro não tem que ser criado, somente redescoberto.

A personalidade é a circunferência, aquilo que é cultivado pela sociedade, que não é dada por Deus. É dada pela educação social, não pela natureza. Estar na periferia desta roda não nos dá condições de atuar na direção do movimento.

Nosso centro é a nossa essência, nossa natureza, que nos foi doada por Deus. Aliás, essa essência, segundo o Sufismo, é parte de Deus. 

Encontrar o centro significa entrar em contato com o eixo, a possibilidade verdadeira, divina de dar direção, além da serenidade e a paz que lá se encontram, à vida. E, neste espaço, o relaxamento e a lucidez acontecem de forma natural. Surge então um caminhar com foco, um futuro consciente, mais assertivo, pacífico, uma possibilidade de chegada vitoriosa - a superação da dispersão, da confusão gerada pela distância do centro, da essência. No centro não existe medo, somente paz, fé e amor.

A filosofia Sufi, de origem greco-persa, parte do princípio de que somos todos partes do Divino, e que encarnamos para trabalhar a nossa evolução e consciência cósmica para REconexão com Ele.

Na Meditação do Coração, o foco está em concentrarmos todo o exercício na respiração, mais especificamente na EXPIRAÇÃO. O foco, através da respiração é o centramento, relaxamento, flexibilidade, reorganização celular e alinhamento dos chacras. A fonte para tais conquistas é a força do coração, da auto-estima e do amor incondicional que estão em nossa essência, nosso centro.

Trata-se de uma técnica de meditação ativa, realizada com estímulos sonoros através de uma musicalidade que tem uma sintonia absoluta com os ritmos do coração puro e saudável.

Embora não tenha sido criada pelo mestre indiano Osho, foi ele o responsável pelo seu resgate (juntamente com Krishinamurti) para o ocidente e a tornou uma ferramenta importante para os meditadores desta nova era.

O CD que acompanha a prática da Meditação do Coração (By Karunesh) tem 6 faixas, correspondentes aos 6 estágios desta técnica meditativa, e tem duração total de 47 minutos. Desta forma, não tem como o praticante perder o ritmo ou a concentração, pois os estímulos musicais têm como principal objetivo ancorar/sustentar o estado de alerta.

Sua musicalidade é a original de muitos séculos atrás, época de sua criação, e contém todo um portal de atração divina (magnetismo - sintonia) para a energia do amor incondicional.

A técnica e a prática

Os principais aspectos terapêuticos desta técnica meditativa:

  • 1. A desintoxicação e alcalinização do sangue através do foco na expiração. Cada movimento nas 4 direções (norte-sul-leste-oeste) será acompanhado por uma expiração (eliminação do gás carbônico) ruidosa feita pela boca. A intensidade e amplitude da inspiração (oxigenação = vitalização do cérebro, células e os objetivos da vida) será automática, e uma conseqüência natural desta intensa expiração.
  • 2. Respiração e oxigenação - Essa desintoxicação energética e sangüínea irá provocar um estado alterado de consciência, que é quando a freqüência cerebral atinge de 8-12 ciclos/seg., conhecido como estado Alfa. Nessas condições, já adentramos ao estado meditativo, quando a lucidez, a serenidade, o bem-estar e o "estado de alerta" começam a serem percebidos.
  • 3. Ativação do chacra da ação e trabalho: Localizado nos ombros, cada movimento das direções será realizado com ação e uso do braço e ombro correspondente, esticando-o para a frente, na altura do coração, apontando a direção correspondente a cada estágio.
  • 4. Sentido de Norte = Foco/Objetivo principal da vida: Apesar de nos movimentarmos nas 4 direções, jamais devemos perder o ponto onde está localizado o nosso objetivo ou foco, que é a reconexão com o nosso centro e o Divino. O termômetro desta conexão é sensação de paz interna. È sempre nesta direção que ocorre a inspiração, a oxigenação, a nutrição de oxigênio e prana.
  • 5. Concentração: Ao seguirmos as seqüências direcionais propostas pelos movimentos, é fundamental que estejamos presentes e alertas.
  • 6. Centrar todas as nossas energias de poder no coração e deixar sair as toxinas: Todo movimento ou respiração, só deverá ser realizado após trazermos toda a energia que nos cerca e que está dentro de nós (nos chacras mais básicos) para o coração. É algo como filtrar tudo pelo coração, deixando nele as pérolas e diamantes e na saída do filtro as energias que precisamos deixar sair.
  • 7. Flexibilidade: Todos os movimentos corporais devem acompanhar esta conexão com o coração e o amor incondicional. Assim, ao longo dos estágios, haverá um aumento gradual na beleza dos movimentos corporais, os quais estarão integrados com a leveza e flexibilidade da entrega, com a gratidão.

Todos estas dinâmicas fazem com que esta técnica meditativa seja muito adequada ao ocidente, pois sendo dinâmica e ativa, em seus 4 primeiros estágios provoca uma intensa mobilização de energia, portanto uma limpeza e desintoxicação dos estímulos ao estresse, da inquietude e da hiperatividade física e mental.

Assim, quando o praticante chega ao quinto e sexto (último) estágios, torna-se possível a sua entrada na verdadeira prática meditativa, quando o corpo e a mente, respondem muito melhor à imobilidade física, ao relaxamento do corpo apesar de maior poder pensante: mundo real.

A Meditação do Coração tem duração de 47 minutos, pode ser praticada em qualquer horário, embora pela manhã pode garantir um dia muito inspirado e produtivo. Entretanto, praticá-la ao final do dia é recomendável para as pessoas insones.

Confira alguns dos resultados alcançados ao longo da prática, idealmente diária, baseados em depoimentos dos próprios alunos:

  • Recuperação de memória e melhora da organização de idéias;
  • Sono mais restaurador e tranqüilo;
  • Maior vitalidade física e prontidão para trabalhar as realizações pessoais;
  • Maior equilíbrio ao lidar com relações pessoais ou de trabalho;
  • Percepção mais clara dos reais desafios e das soluções;
  • Aumento do discernimento e da compreensão dos fatos;
  • Maior flexibilidade para lidar com o dia-a-dia;
  • Aumento da inspiração e do fluxo criativo;
  • Despertar da afetividade e sentimentos como gratidão e compaixão entre outros; e
  • Maior sensação do prazer ao interagir com o mundo e a vida.
  •  

(1) Embora a Meditação do Coração não tenha sido criada pelo mestre indiano Osho, foi ele o responsável pelo seu resgate (juntamente com Krishinamurti) para o ocidente e, a tornou uma ferramenta importante para os meditadores desta nova era.   

Leia também: Meditação do Coração - uma técnica de Norteamento

 

Você pode acessar o Kit 2 CDs da Meditação do Coração (AULA + PRÁTICA para download) na página do Assinante Doce Limão. Seja nosso assinante pelo valor simbólico de R$15,00/mês, mas será 'O investimento' da sua vida. Saiba mais AQUI.

Ou pode adquirir na loja virtual da Aromarte.  

 


* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.  

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br

Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde) e Mente e Cérebro Poderosos (Editora Pensamento-Cultrix), o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com responsabilidade. 

 

Pesquise no site

Receba nossos boletins

Inscreva-se na Turma Doce Limão, receba gratuitamente nossos boletins e ainda ganhe a Apostila de Meditação, em formato PDF.



 
   
layout layout
 
Copyright © 2014 Doce Limão - Alimentação natural, desintoxicante, crua e viva, linhaça e muito mais por Conceição Trucom. Todos os direitos reservados.