layout
layout
docelimao
layout
layout
layout
layout
 
 
A Linhaça e as Sê-Mentes Linhaça - receitas da cosmética natural
Share to Facebook Share to Twitter Email a Friend Print 
Linhaça - receitas da cosmética natural

Conceição Trucom *

Óleo caseiro

Este óleo pode ser ingerido puro, com o objetivo de tratamento terapêutico (ver Tabela), no preparo de alimentos (temperar legumes e saladas, preparar maioneses, etc.), e também para o preparo de receitas cosméticas e terapêuticas, como óleos de massagem, cremes, pomadas etc.

             
                         Tabela:
Consumo seguro diário de linhaça

Consumo máximo diário

Crianças até 12 anos

Adultos

Semente de linhaça

1 colher sobremesa

2 colheres de sopa

Óleo prensado a frio

½ colher de chá

1 colher de chá

Óleo caseiro

1 colher de chá

2 colheres de chá

Cápsula 500 mg

Conforme indicação médica


Ingredientes: 500 ml de óleo (*) de girassol ou óleo de coco (babaçu) ou azeite de oliva extra-virgem (principalmente de for usado para consumo alimentar), 100 gramas de semente de linhaça frescas e selecionadas, ou seja, as sementes não podem estar quebradas ou com aspecto duvidoso (ver também a validade e data em que foi embalada), 1 colher (sopa) de alecrim seco, 1 colher (sopa) de orégano seco. 

(*) os óleos precisam ser prensados à frio pois quando se trata de função nutricional e terapêutica não cabe o uso de óleos refinados. Opcional: pode-se misturar 250 ml de óleo de girassol + 250 de azeite de oliva. Ou misturar 250 ml de óleo de coco + 250 ml de azeite de oliva. Enfim, faça a sua experiência e observe a resposta da sua pele e paladar.

Preparo: triture levemente as sementes no liqüidificador. Em um frasco de vidro escuro (ou coberto com papel pardo), coloque as sementes levemente trituradas, o óleo vegetal (puro ou mistura) e as ervas secas. Tampe com uma rolha limpa (ideal nova) de cortiça. Coloque o frasco em local fresco e sombreado (tipo dentro de um armário ou enterrado na terra) e deixe em repouso por 30 dias. Após 30 dias, coe com um pano de algodão limpo e seco. Embale em frasco escuro e com tampa. Validade: 6 meses.

Função: esta sinergia tem ação emoliente, antiinflamatória e antioxidante. Fator natural de proteção solar (FPS) igual a 8. 

Máscaras de leite de linhaça

Este leite tem propriedades terapêuticas e sua ação é rápida. Embora existam receitas de leites de linhaça para beber, a receita a seguir está adequada para uso tópico ou cosmético.

MÁSCARA FACIAL

Ingredientes hidratação: 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça + 12 colheres (sopa) de água filtrada.

Ingredientes do chá: 2 xícaras (chá) água + 1 colher (sopa) de flores secas de camomila.

Preparo do chá: coloque a água para aquecer. Antes que comece a ferver desligue o fogo e acrescente as flores de camomila. Abafe com um pires e aguarde 10 minutos em infusão. Deixe que esfrie e coloque na geladeira. Coe e separe em 1 xícaras.

Preparo da máscara: deixe a semente de molho na água por toda a noite. Pela manhã bata no liquidificador com 1 xícara do chá de camomila. Coe em um coador feito com tecido de voil (corte um quadrado de 40 x 40 cm e passe com uma agulha de tapeceiro um elástico roliço de 50 cm em toda a volta). Opcional: acrescentar 1-2 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture bem.

Aplicação: Cubra os olhos com 2 chumaços de algodão umedecidos no chá gelado de camomila. Aplique a máscara de leite de linhaça em todo o rosto, colo e pescoço previamente limpos com um bom sabonete de argila ou produto de sua confiança. Mantenha-se deitada e relaxada, deixando a máscara agir por cerca de 30 minutos. Retire com água corrente e natural. Passe um hidratante ou o óleo de linhaça preparado acima ao final do tratamento. Esta aplicação pode ser feita ao final da tarde ou à noite.

Função: tratar peles cansadas, subnutridas e desidratadas.

MÁSCARA CAPILAR

Ingredientes hidratação: 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça + 12 colheres (sopa) de água filtrada.

Ingredientes do chá: 1 xícara (chá) água + 1 colher (sopa) de alecrim seco ou 2 colheres (sopa) de alecrim fresco.

Preparo do chá: coloque a água para aquecer. Antes que comece a ferver desligue o fogo e acrescente o alecrim. Abafe com um pires e aguarde 10 minutos em infusão. Coe e deixe que esfrie.

Preparo da máscara: deixe a semente de molho na água por toda a noite. Pela manhã bata no liquidificador com 1 xícara do chá de alecrim. Coe em um coador feito com tecido de voil (corte um quadrado de 40 x 40 cm e passe, com uma agulha de tapeceiro, um elástico roliço de 50 cm em toda a volta). Opcional: acrescentar 2 gotas de óleo essencial de cedro. Misture bem.

Aplicação: Lave a cabeça com o xampu de sua preferência. Enxugue os cabelos e aplique a máscara de leite de linhaça em todo o couro cabeludo (movimentos circulares) e depois nos cabelos (tipo penteando as mechas com as mãos). Envolva com uma toalha úmida e deixe a máscara agir por cerca de 30 minutos. Retire com água corrente e fria. Passe o seu condicionar e enxágüe. Esta aplicação pode ser feita 1 vez/semana pela manhã ou à tarde para dar tempo de secar bem o couro cabeludo. Jamais deite com os cabelos úmidos.

Função: trata cabelos secos, desvitalizados ou com muita química. Trata o couro cabeludo quanto a doenças de pele, capilar. Dá tonicidade e volume aos pêlos.

Aviso Importante: devido à presença do alecrim, esta máscara não pode ser usada por gestantes, hipertensos e pessoas com histórico de epilepsia. 

Viseira para relaxar os olhos

Ingredientes: 1 copo de semente de linhaça; ½ copo de flores de secas de camomila.

Preparo: misture bem os ingredientes e reserve. Costure em um tecido macio de algodão uma viseira dupla, de tal forma que ela cubra toda a região dos olhos. Preencha com a mistura de sementes de linhaça e camomila, deixando espaços para a máscara ficar adaptável aos olhos — ou seja, não encha demais. Costure e coloque um elástico nas bordas da viseira para que possa ser presa à cabeça.

Uso e função: esta viseira poderá ser usada na temperatura ambiente ou, caso desejar, levemente pré-aquecida. Como? Envolva a viseira em papel alumínio. Coloque-a sobre um pirex e dentro do forno mínimo. Deixe que aqueça até uma temperatura confortável às costas das mãos. Deite ou sente numa espreguiçadeira e coloque a viseira. Mantenha-se relaxada pelo tempo que desejar. Sua função é relaxar os olhos e minimizar olheiras. Pode ser usada também por toda a noite. 

Almofadas térmicas de semente de linhaça

Ingredientes: 1 quilo de semente de linhaça; 1 a 2 xícaras de chá de flores secas de camomila.

Preparo: misture bem os ingredientes e reserve. Costure em um tecido macio de algodão sacos e saquinhos nos formatos e tamanhos que desejar, pois estas almofadas serão usadas para aquecer pernas, joelhos, costas, ombros, pescoço, barriga etc. Preencha com a mistura de sementes de linhaça e camomila, mas deixe espaço para que as almofadas se adaptem ao corpo na hora de usar. Costure fechando a borda por onde foi feito o preenchimento. Antes de usar, aqueça conforme procedimento acima, entretanto poderá atingir uma temperatura maior (tipo 70 graus), ideal para tratar dores e luxações em pernas, braços e costas. Caso a temperatura fique acima do suportável, é só usar uma toalha como proteção entre a almofada e o local do corpo onde está sendo feito o tratamento térmico.

Uso e função: esta almofada térmica poderá ser usada em qualquer parte do corpo onde estejam ocorrendo dores, inflamações ou tensões. Tem a função de relaxar, amenizar dores, ajudar a desinflamar e ativar a circulação periférica. Após seu uso, evite correntes de ar ou sair imediatamente do local onde recebeu o tratamento.


Texto extraído do livro A importância da linhaça na saúde - Conceição Trucom - Editora Alaúde.

Confira na AGENDA sobre nossos cursos da Alimentação Crua e Viva. 

 

(*) Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, o bem-estar e a qualidade de vida.

Texto construído com trechos do livro A importância da Linhaça na saúde editora Alaúde.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br

Recomenda-se a leitura na íntegra dos livros De BEM com a Natureza e Alimentação Desintoxicante (ambos Editora Alaúde), o que possibilitará a prática desta alimentação e filosofia de vida com consciência e responsabilidade.   

Recomenda-se também a leitura dos livros O poder de cura do Limão (editora Alaúde) e, Mente e Cérebro poderosas - editora Pensamento-Cultrix. 

 

Pesquise no site

Receba nossos boletins

Inscreva-se na Turma Doce Limão, receba gratuitamente nossos boletins e ainda ganhe a Apostila de Meditação, em formato PDF.



 
   
layout layout
 
Copyright © 2014 Doce Limão - Alimentação natural, desintoxicante, crua e viva, linhaça e muito mais por Conceição Trucom. Todos os direitos reservados.