layout
layout
docelimao
layout
layout
layout
layout
 
 
Share to Facebook Share to Twitter Email a Friend Print 
O Gergelim

Conceição Trucom *

O Gergelim tem o nome científico de Sesamum Indicum, motivo pelo qual também é conhecido por sésamo. É uma das espécies vegetais mais antigas cultivadas pelo homem.

É originário das regiões tropicais da África, Oriente Médio e Índia e tem sido cultivado há mais de 6.000 anos. Relatos sobre o potencial terapêutico do óleo de gergelim foram encontrados em antigos pergaminhos egípcios, no tempo dos faraós, impérios entre os rios Tigre e Eufrates, onde cultivavam comercialmente o gergelim e os orientais consideravam estas sementes quase sagradas.

Sinonímia científica: Sesamum arientale L.

Outros nomes: jerxelim, gingilim.

Portugal: matuta, ocota, gergelim, gingelim, gerzelim, jorgelim.

Espanha: sésamo, ajonjolí, aljonjolí, ajonjolé, alegria, jijirí, haholí.

França: sésame.

Inglaterra: sesame.

O Gergelim é uma planta anual herbácea, que atinge até 1,5 m de altura, pertencente à família das pedaliáceas: Sesamum indicum. As flores são brancas, rosa ou púrpura. Os frutos são cápsulas pubescentes que contém várias sementes achatadas de 2 a 5 mm de comprimento, que normalmente tem cor bege clara; embora também existam brancas, marrom ou pretas, segundo as variedades plantadas. Com propriedades medicinais, seu cultivo se justifica por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo.

Amplamente cultivado nos países do Oriente Médio e na Índia; atualmente a sua cultura se estende a outras regiões tropicais e subtropicais da América, da África e dos países mediterrâneos. No Brasil seu principal pólo de produção fica na região nordeste.

Chegou ao Brasil pelos portugueses no século XVI, tradicionalmente como 'cultura de fundo de quintal'. O grão era consumido como subsistência das fazendas, com raros excedentes para comercialização.

Hoje a ciência já pode comprovar seus vários benefícios nutricionais, pois as sementes de gergelim:

- São ricas em minerais como o manganês, ferro, cobre, fósforo e cálcio, além das vitaminas do complexo B e E.

- Contém um poderoso antioxidante (família das lignanas), que também é anti-cancerígeno; e fitosteróis, que bloqueiam a produção excessiva de colesterol. Por sua ação moduladora do colesterol no sangue; previne e trata problemas cardiovasculares como arteriosclerose, infarto do miocárdio e trombose arterial.

- É uma excelente fonte de proteínas, além de rico em gorduras do bem (as monoinsaturadas) e grande concentração de fibras. Portanto, é excelente quando há grande demanda física como: prática desportiva, gravidez, lactação, convalescença após intervenções cirúrgicas ou doenças. Também na falta de rendimento ou de capacidade sexual tanto no homem quanto na mulher.  
 

   

Por 100 gramas

Valor Energético

570 kcal

Carboidratos

23 g

Proteínas

18 g

Gorduras totais

50 g

Gorduras saturadas

7 g

Fibra alimentar

9 g

Cálcio

975 mg

Fósforo

616 mg

Ferro

14 mg

Potássio

725 mg

Sódio

60 mg

Formas de consumo

A semente de gergelim atinge seu maior potencial terapêutico quando consumida na sua forma integral; comprando-a crua e com casca. Mas, deve ser previamente hidratada por 8 horas em água filtrada e na sequência ser germinada. Para germiná-la basta coar sua água de hidratação, lavá-la sob água corrente e colocá-la sobre uma peneira para germinar 'no ar' por 8 horas, tempo ideal para poder realizar seu consumo.

Na alimentação crua a viva existe a possibilidade de transformar a semente germinada em leite de gergelim e vitaminas. À massa que fica após extração do leite (em um coador de voil), damos o nome de queigelim, queijo de gergelim ou ricota de gergelim. Esta massa pode ser temperada com ervas e temperos salgados ou doces, conforme desejado.

O leite e queijo de gergelim (queigelim) apresentam alta digestibilidade, o que é muito positivo para todo o trato gastrointestinal, prevenindo a formação de gases, constipação entre outros sintomas. Uma vez germinado pode ser adicionado no preparo de biscoitos, pães, granolas, saladas doces e salgadas, decoração de sobremesas e canapés. Enfim, seu sabor agradável e exótico é bem vindo em quase todos os preparos da alimentação crua e viva.

Funções Terapêuticas

O gergelim umedece e lubrifica os intestinos em função da presença, na casca da semente, do ácido linol, que promove aumento do peristaltismo intestinal, do trânsito do bolo alimentar e ativa a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorróidas.

Para as gestantes que apresentam prisão de ventre, o ideal é tomar sucos desintoxicantes batido com gergelim germinado, uma fruta doce da estação e folhas verdes como hortelã, funcho e salsa.

A sua utilização é muito recomendada para diabéticos, devido ao seu efeito hipoglicemiante e melhora da sensibilidade à insulina nos diabéticos tipo 2.

Alguns benefícios:

Fortalece os tendões e ossos;

Tonifica o fígado e os rins;

Tônico geral, principalmente após hemorragias;

Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo;

Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos;

Melhora a elasticidade da pele e forte poder antioxidante nas células.

Emagrece?

Sua riqueza em cálcio ajuda no controle da massa corporal gorda, tanto na lipólise (quebra de gordura), quanto na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo). O gergelim é ideal para quem procura boa forma ou mesmo uma dieta equilibrada, pois ele possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino.

Ele tem o poder de aumentar a saciedade, pois apresenta uma casca rica em fibras, que leva mais tempo para ser quebrado e digerido pelo organismo, assim acaba estendendo o período de “sentir fome”. Além das proteínas que estão presentes na semente, onde também auxiliam neste processo e ainda previnem a flacidez.

O gergelim em si não é o responsável pelo emagrecimento, mas suas as fibras insolúveis auxiliam na regulação do trato intestinal, na desintoxicação e na saciedade.

Longevidade & Neuroproteção

Pelos conceitos da Medicina hindu Ayurvédica e da Medicina Tradicional Chinesa, a semente de gergelim é empregada para aumento da energia vital, tratamento de fadiga, aumento da tonicidade e firmeza muscular, regulagem das funções intestinais, além de melhorar a circulação em todos os vasos e artérias.

Previne e trata o esgotamento nervoso ou mental, estresse, perda de memória, melancolia, depressão nervosa, irritabilidade ou desequilíbrio nervoso, insônia. É um excelente complemento nutritivo para quem está submetido a uma grande atividade mental ou intelectual e deseja manter um bom rendimento.

É considerado um excelente remédio para problemas do cérebro, como memória, pois age aumentando e fortalecendo os glóbulos vermelhos do sangue o que melhora a oxigenação do cérebro. Em paralelo, é um alimento ideal para alcalinizar o sangue, aumentando a atividade e o reflexo cerebral.

Pelo seu alto teor em vitamina E, é considerado um agente rejuvenescedor, ou melhor, um desacelerador do envelhecimento. Por sua qualidade protéica, melhora a transmissão dos impulsos nervosos, que estão diretamente relacionados à memória.

A presença de cálcio é altamente efetiva para acalmar os nervos, conter a ansiedade e sintomas mentais de estresse. Os grãos pretos são mais ricos em cálcio e vitamina A. 

Leia também: O Gergelim II

Leites de Sementes - Parte 1

 

Texto extraído do livro As sementes que curam - Conceição Trucom - a ser publicado em breve.

Confira na AGENDA sobre nossos cursos da Alimentação Crua e Viva, onde o gergelim germinado tem presença constante.

* Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para a alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações, citada a autora e a fonte www.docelimao.com.br 

Recomenda-se também a leitura dos livros O poder de cura do LimãoA importância da LINHAÇA na saúde e Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde, Mente e Cérebro poderosas - editora Pensamento-Cultrix.

 

 
 
   
layout layout
 
Copyright © 2014 Doce Limão - Alimentação natural, desintoxicante, crua e viva, linhaça e muito mais por Conceição Trucom. Todos os direitos reservados.